A ONISCIÊNCIA DE DEUS

ESBOÇO 404
TEMA: A ONISCIÊNCIA DE DEUS
“Senhor Tu me Sondaste e me Conheces” (Sl 139: 1).

Introdução

Os termos Sondar e Conhecer são dois verbos importantes, exprimindo um dos principais atributos de Deus “Onisciência”. É através desse atributo que Deus penetra em todas as coisas. A mente divina é um depósito de conhecimento, nela não há falhas, fraquezas, nem limitações.

Definição:

É a capacidade de saber tudo infinitamente, incluindo pensamentos, sentimentos, vida, passado, presente, futuro, todo universo, etc. É a qualidade da natureza de Deus que garante saber todas as coisas.

Onisciência é uma palavra originada do latim, Ominis “toda” e Scire, “saber” Ominis + Scire = Onisciência.

I. Evidências Bíblicas da Onisciência Divina
Vários textos bíblicos revelam o conhecimento ilimitado da parte de Deus, embora a palavra “Onisciência” não seja encontrada na bíblia, mas existem conceitos; por exemplo: Paulo quando escreveu aos romanos expressou-se dessa forma: Ó profundidade das riquezas, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os teus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos (Rm 11. 33,34). Os caminhos de Deus são inescrutáveis, ou seja, insondáveis. Ele tem ao seu dispor vastas profundezas de conhecimento e sabedoria, a mente dele não é perscrutada “esquadrinhada” por ninguém (Sl 145.5). O entendimento do SENHOR não pode ser medido, porque a sabedoria dEle é multiforme (Ef 3.10), ou seja, tem mais de uma forma.

II. Conhecimento de Deus

Ele é o eterno agora, ou seja, vive fora do tempo e pode ver qualquer coisa do começo ao fim. Para ele não há passado, presente e nem futuro. A mente divina abrange tudo, nada é oculto para Deus.

1. Sobre o homem

a) Ainda informe os teus olhos viram o meu corpo (Sl 139:16);

b) A Jeremias ele diz: Antes que eu te formasse no ventre da tua mãe eu ti conheci (Jr 1:5);

c) Expressão de Paulo; - “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre da minha mãe me separou e me chamou pela sua graça” (Gl 1:15). Existem muitas outras expressivas referências a esse respeito: (Sl 139:2,12; Sl 139:13-15). Ele anuncia o fim desde o principio (Is 46.10).

III. Jesus Cristo e a criação

Por Ele e para ele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e invisíveis, Ele é antes de todas as coisas, e elas subsistem por ele (Cl 1.16,17), sem Ele nada do que foi feito se fez (Jo 1. 3). Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o seu exército, pelo “Ruach” aqui é traduzido por Espírito que pode significar “sopro” da sua boca (Sl 33.6).

1. Cristo em relação ao homem

a) No encontro com Natanael, Jesus viu a Natanael vir ter com ele e disse: Eis aqui um verdadeiro israelita em quem não há dolo ou fraude e má fé.Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu e disse-lhe: Antes que Felipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira (Jo 1:47,48).

b) Sobre Abraão (Jo 8: 56,57). - “Abraão vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e se alegrou”, essa palavra de Jesus despertou a curiosidade dos judeus. (como pode ser isso?). Jesus responde: Em verdade em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, EU SOU. (Jo 8.58).

O conhecimento do Senhor é incompreensível a nós, entretanto as coisas espirituais são reveladas ao homem pelo Espírito Santo (I Co 2.9-16).

Considerações finais
Através dessas revelações conhecemos esse grande atributo de Deus “Onisciência”, nada há de mais profundo e oculto que Ele não revele (I Co 2.10,11b). Conhecer os atributos de Deus é imprescindível.

Referências: Enciclopédia de Bíblia/Teologia e Filosofia por Russel Nomam Champlin, Ph.D; Enciclopédia Online.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto