ORDENANÇAS EXTRAORDINÁRIAS

ESBOÇO 410
TEMA: Ordenanças Extraordinárias
Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos. Todas as vossas coisas sejam feitas com caridade” (I Co 16.13,14).

Introdução

Há algumas ordenanças bíblicas importantes para todos que desejam servir a Deus, entre elas destacamos a vigilância, firmeza na fé, virilidade, fortalecimento no Senhor e caridade no que faz.

I. Vigilância
A vigilância espiritual é enfatizada nas escrituras, inclusive foram umas das últimas palavras de Paulo á igreja de Corinto, ele na sua missiva incentiva os crentes permanecerem alertas contra as investidas dos inimigos espirituais e não permitindo que use meios pelos quais venha trazer prejuízo a estabilidade espiritual deles. A divisão (I Co 1.10-17; 11.18); orgulho (I co 3.18-21); pecado (I Co 5.1-8); desordem (I Co 14.40) e ensinamentos falsos (I Co 15.12). Essas preliminares contribuem para a instabilidade espiritual do cristão, por isso “já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração” (I Pe 4.7).

II. Firmeza na fé
Paulo ensinava que os crentes deveriam estar firmes naquilo em que criam, isto é, no evangelho no qual haviam crido para salvação (I Co 15.1,2). Nenhum cristão deve ser inconstante ou duvidoso quanto a sua fé.

III. Virilidade
Eles deveriam conduzir consigo o heroísmo, sendo forte o suficiente para combater contra o pecado e os falsos ensinamentos (I Co 16.13,14). Portar-se varonilmente, e como bom soldado de Cristo, é uma necessidade (I Tm 2.3).

IV. Fortalecer-se

Devemos ser forte espiritualmente para vencermos as batalhas, caso contrário iremos chorar a derrota como Davi Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados como prisioneiros. Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças (I Sm 30.3,4). Mediante essa situação Davi buscou a Deus (I Sm 30.8), reuniu forças e alcançou a vitória. Necessitamos está preparado em todos os aspectos, sobretudo, espiritualmente (Ef 6.10).

VI. Fazendo com amor

Em vários textos bíblicos somos recomendados a realizar qualquer tarefa para o Senhor, devemos fazer com amor, Paulo nos fez conhecer a necessidade de amar (I Co 13.1-13). O amor é à base de tudo, e qualquer obra que realizarmos tanto para o próximo quanto para Deus deve ser com amor (I Co 16.14).

Considerações finais

A vigilância é necessária à vida cristã, estamos diante de um inimigo que busca ocasião para nos destruir (I Pe 5.8), por isso devemos estar preparados, pois estamos engajados numa grande batalha espiritual (Ef 6.11-18). Precisamos resistir os ataques do inimigo, estando firmes na fé (I Pe 5.9), portar-se com heroísmo e nada temer, porque maior é o que está conosco (I Jo 4.4); fortalecer-se no Senhor e na força do seu poder (Ef 6.10). Realizar a obra de Deus com amor é fundamental, a caridade também é indispensável em todas as finalidades da vida, (Cl 3.14). “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três; mas a maior destas é a caridade.” (I Co 13.13).

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto