O SEGREDO DA VITÓRIA

ESBOÇO 411
TEMA: O SEGREDO DA VITÓRIA
“Então, Jeosafá temeu e pôs-se a buscar o SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.” (2 Cr 20.3)

Introdução
Nenhum indivíduo está isento de contrair inimizades, principalmente quando há conflitos envolvendo lideranças. Jeosafá foi surpreendido no momento inesperado, e pelo que nos mostra o texto ele estava despreparado para o confronto militar, pois o seu contingente era muito menor do que o dos inimigos (2 Cr 20.1,2), foi isso que levou Jeosafá a temer (2 Cr 20.3). Comentaremos sobre a reação de Jeosafá, a atitude, oração e vitória.

Reação
A reação de Jeosafá foi de grande medo, isso é muito natural acontecer quando o sujeito encontra-se ameaçado, ora os seus inimigos eram em grande número e mais forte do que ele, mas em toda ação uma reação, seja ela de covardia ou de coragem (2 Cr 20.3).

Atitude
A atitude de Jeosafá foi a mais correta, buscar o SENHOR, ele enfrentou de maneira exemplar conduzindo o povo a ter a melhor saída para a situação. (1) Reuniu o povo; (2) Buscou o Senhor com jejum; (3) Reuniu outras pessoas para orar; (4) Confessou ser incapaz para vencer aquela batalha; (5) obedeceu a voz do Espírito Santo; (6) Creu e confiou inteiramente na sua palavra (2 Cr 20.3-12).

Oração
No texto encontramos cinco verdades principais nas quais Jeosafá expressa a sua confiança no SENHOR; (1) Ele sabia que Deus tem poder sobre as pessoas em qualquer situação; (2) Para ele o Senhor tinha sido fiel no passado, presente e seria no futuro; (3) Ele sabia que sem o Senhor jamais alcançaria vitória; (4) Sabia que as promessas de Deus jamais falhariam, e que era um fundamento para a sua fé; (5) Sabia que a presença do Senhor resultaria numa grande vitória (2 Cr 20. 6,7,14-17,20).

Considerações finais

Quando a nossa confiança é depositada em Deus, ela nos leva ao caminho da vitória, essa confiança deve ser permanente e em todas as circunstâncias. Deus sempre quer nos ajudar nas batalhas, mas devemos nos organizar espiritualmente como fez Jeosafá naqueles dias. Não devemos nos curvar e nem entristecer diante das situações, por mais danosa que ela seja, devemos crer que superaremos, essa é a garantia da nossa vitória. A vitória de Jeosafá aconteceu de forma milagrosa, porque a peleja não era dele, mas do Senhor (2 Cr 20.17), foi cantando e adorando que eles alcançaram a vitória. Ele ainda é o mesmo, acreditemos sempre, porque nEle não há sombra, nem variação “Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros” (2 Cr 20.20b).

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil





Nenhum comentário:

Foto