TEMA: EVANGELHO, PODER QUE SALVA

ESBOÇO 415
TEMA: EVANGELHO, PODER QUE SALVA
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer,...” Romanos 1.16a

Introdução
Atualmente estamos vivendo momentos difíceis, até mesmo no que diz respeito à pregação do evangelho. Coisas parecidas com o evangelho se propagam a cada dia; e o evangelho genuíno está sendo substituído por elas de maneira muito grosseira e perceptível. A pregação das boas novas “evangelho” está cada vez mais ficando parca, a mensagem do evangelho está sendo simplesmente deixada de lado e substituída pelo “ter”, e com esse desejo o indivíduo enfoca a sua visão somente no materialismo, nas riquezas, bens, e tantas outras coisas.

Não só de pão viverá o homem
A ansiedade leva as pessoas a buscarem apenas as coisas desta vida, como se as estas fossem tudo para que o homem seja feliz. Até mesmo os discípulos estavam interessados mais nas coisas fúteis e terrenas do que nas espirituais (Mt 6.25). Jesus mostrou-lhes oito razões por que eles não deviam ficar preocupados:

1. A vida vale mais que mantimento;
2. O corpo é mais do que as vestes;
3. O homem é mais importante que as vestes;
4. Os discípulos são mais valiosos que as aves do céu que se alimentam sem trabalhar;
5. Que a preocupação não consegue mudar o corpo;
6. Os homens são mais importantes que as plantas que não se preocupem com o vestuário;
7. A provisão de Deus está sobre toda sua criação, por isso eles não deveriam se preocupar;
8. Devemos esbulhar-nos de toda preocupação, elas só atrapalham (Mt 6.25-32).

As inquietações pelo “ter” levam o indivíduo a não dar prioridade às coisas espirituais; para muitos, o “ter” é mais interessante do que o “ser”. “Não é o corpo mais do que o alimento”. “Não só de pão viverá o homem”. Asafe, por ver a prosperidade dos ímpios ficou extremamente preocupado e quase perdia a fé (Sl 73.1-17). Neste texto verificam-se 4 maneiras de se desviar: (1) Invejar a prosperidade dos outros; (2) Ficar triste e desanimado por não prosperar como os ímpios; (3) Menosprezar as bênçãos de Deus; (4) Murmurar contra a sorte da vida (Sl 73.14-16; Hb 12.5-13).

A prioridade
Jesus orienta os discípulos sobre o que eles deveriam fazer, ao invés de ficarem ansiosos e preocupados por todas essas coisas “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6.33). Observem a frase Mas buscai primeiro o reino de Deus, ora, muitos pregadores deixam de enfocar essa busca para enfatizar a busca pelas coisas, como prioridade. A busca pela salvação da alma deixou de ser prioridade, essa mensagem para eles é ultrapassada, e só se consegue mover multidões na base das promessas de curas e riquezas materiais. Ouvi, certa vez, um pregador que dirigia perguntas aos ouvintes, dizer: “quer ser empresário bem sucedido, conseguir carro, casa e saúde, é somente vir aqui na minha igreja, aqui a gente dá jeito a tudo.” Mas, quem não quer ser rico ou empresário? É claro! quem não quer sair da pobreza? Esse é o evangelho das facilidades e não da renúncia, e nem do novo nascimento (Mt 19.16-26; Jo Jo 3.3-12). No entanto seríamos os mais miseráveis se esperássemos em Deus somente nesta vida (I Co 15.19). A ansiedade pelas coisas desta vida tira a paz do coração do homem. Os discípulos entraram em discussão para saber quem seria o maior entre eles (Mt 20.24; Mc 10.41; Lc 9. 46-50; 22.25,26).

Os sofrimentos
O evangelho não nos isenta das consternações dessa vida, pois elas passaram a nos afligir após a queda do homem, então o homem é o culpado por todo sofrimento (Lm 3.39). Muitos cristãos no mundo tiveram as suas vidas ceifadas de maneira trágica, foram capazes de dar a vida por amor do evangelho que abraçaram pela fé, uns morreram ao fio de espada, outros apedrejados, outros queimados em fogueiras, mediante tudo isso eles suportaram até os últimos momentos e não negaram a fé. Entre eles destacamos Paulo, que aprendeu a se amoldar às diferentes situações. Podemos extrair desse texto dez lições importantes para as nossas vidas: (1) Ele contentava-se com o que tinha; (2) Sabia estar abatido; (3) Sabia ter abundância; (4) Aprendeu a viver bem em toda maneira; (5) Instruído para enfrentar todas as situações; (6) Soube ter fartura; (7) Ter fome; (8) Ter abundância; (9) Padecer necessidade; (10) Na fortaleza de Deus ele podia todas as coisas. (Fp 4.11-13), e, finalmente ele morreu ao fio de espada em Roma.

Considerações finais
Jesus sabia muito bem que os cristãos sofreriam neste mundo, entretanto consolou-os com estas palavras proféticas “...Tenho vos dito isto, para que em mim tenham paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16.33). Deus não está obrigado a dar nada a ninguém, mas temos obrigação de dar-lhe do bom e do melhor das nossas ofertas.

Pr Elis Clementino - Itapissuma - PE

Nenhum comentário:

Foto