TEMA: O FERMENTO DOS FARISEUS

ESBOÇO 414
TEMA: O FERMENTO DOS FARISEUS
Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisiaLc 12.1b.

Introdução

Nas escrituras, o fermento sempre foi símbolo do pecado. O termo usado para figurá-lo, pela primeira vez, foi em (Ex 12.15). Vale ressaltar que a ausência dele na massa significava pureza espiritual, ou seja, isento de iniquidade, pois nenhuma oferta de manjares ao Senhor deveria contê-lo (Lv 2.11). Discorreremos nesse mote sobre o seu significado, como ingrediente que corrompe, e a sua mistura.

1. Significado
O fermento é um agente capaz de produzir levedação na massa. Ele altera suas propriedades levando-a a ficar volumosa, para ser usada naturalmente em pães, bolos etc. "O fermento dos hebreus constava de uma porção de massa velha em alto grau de fermentação, introduzida na massa fresca'' (Enciclopédia Bíblica O. S. Boyer). Esse termo foi citado em algumas parábolas de Jesus referindo-se aos fariseus. Jesus acusava-os de hipócritas. A palavra “hipocrisia” vem do teatro, e das máscaras que os personagens usavam durante uma peça teatral, e sobre ela Jesus disse: “Nada há encoberto que não seja descoberto” (Lc 12.2). Fingimento, impostura, mentira e falsa devoção eram tudo que os fariseus possuíam. Pode ser possível, agora, disfarçar motivos e valores sob uma capa de piedade, entretanto um dia a máscara será removida e cada um será conhecido como realmente o é.

2. Sentido espiritual
Como um dos símbolos do pecado, espiritualmente o fermento é um ingrediente que corrompe. O SENHOR ordenou aos israelitas que o tirassem das suas casas (Ex 12.15). Jesus em sua parábola disse: “Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia” (Lc 12.1b); Paulo em suas cartas advertiu os crentes para que não fossem contaminados por esse grupo “Não é boa a vossa jactância. Não sabeis vós que um pouco de fermento leveda a massa toda?” (I Co 5.6; Gl 5.9). O pecado e a hipocrisia não se limitavam apenas aos fariseus daquela época, mas também têm alcançando gerações, e vêm se estendendo até os dias atuais.

3. A mistura de massa com fermento
Após a mistura desses dois ingredientes, não podemos facilmente separá-los; da mesma maneira é o que acontece na parábola do "trigo e o joio" (Mt 13.29,30). Jesus mostrou que essa levedura podia contagiar uma coletividade e desviar toda nação. A maldade e a hipocrisia têm atingido toda humanidade. Jesus sabendo que isso aconteceria, advertiu primeiro os seus discípulos. Literalmente, o fermento é um ingrediente que faz com que a massa cresça, e não é proibido nenhum crente usar normalmente em suas casas na confecção de pães, bolos etc. Sendo ele símbolo (do pecado) tem causado tantos problemas, por isso devemos fazer a nossa parte tirando-o das nossas vidas, e não dos pães e bolos. - “Mas agora despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.” (Cl 3.8; Ef 4.22; I Pe 2.1). Despojar-se é uma forma de rejeitar, decisivamente, qualquer expressão do velho homem em favor do novo. “Pois que já despistes do velho homem com seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” (Cl 3.9,10). “Alimpai-vos, pois, do fermento velho. Paulo recorre ao AT para fazer uma ilustração importante. Quando uma dona de casa no século I fazia pão, ela usava o fermento para fazê-lo crescer. A maior parte dessa massa era cozida, mas uma pequena porção era guardada e misturada com novos ingredientes. Durante a noite, o fermento penetrava na nova mistura, e o processo era repetido diversas vezes. Na época da páscoa, cada pedaço de fermento velho era lançado fora, e Israel novamente celebrava a sua redenção e um novo começo. E assim Paulo lembra aos coríntios. Cristo é o nosso Cordeiro pascal. Ele nos deu um início totalmente novo; e, afastando-nos das coisas “velhas” como a malícia e a maldade, devemos nos tornar novos homens e novas mulheres, renovados em Jesus para vivermos uma vida de sinceridade e verdade.” (I Co 5.6-8).

Considerações finais
Devemos ter muito cuidado com o fermento, ele representa as falsas doutrinas ou preceitos de homens. Tiremos das nossas vidas as hipocrisias, sejamos uma nova massa em Cristo.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto