DOIS É MELHOR DO QUE UM


ESBOÇO 437
TEMA: DOIS É MELHOR DO QUE UM
“Melhor é serem dois do que um; porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um o outro levanta o companheiro; ai, porém, do estiver só; pois, caindo, não haverá quem levante...” Ec 4.9-12.

Tudo o que realizamos em grupo necessita de unidade. As pessoas podem unir-se para várias finalidades, pois a unidade soma forças, e, através dela podemos alcançar muitas coisas. Unidade é ação coletiva orientada para o mesmo fim, coesão, união; inclusive, os primeiros homens descobriram que nada podiam fazer sozinhos. Salomão fala da vantagem em cooperarmos uns com os outros (Ec 4:9-12; Gn 2.18). Discorreremos nesse assunto sobre a necessidade de vivermos em grupos.

O ISOLAMENTO
O Isolamento pessoal é um dos principais motivos da desmotivação, as pessoas se sentem mais motivadas quando estão próximas uma das outras. Alguns fatores contribuem para o isolamento social; esse transtorno pode afetar pessoas de todas as idades, sendo mais provável acontecer com pessoas em estado de depressão, cujos motivos são diversos. As pessoas que se isolam, geralmente, não confiam nas outras pessoas; acham que tudo podem fazer sozinhas; deprimem-se ainda mais por não alcançar os seus objetivos e não buscam ajuda.

COMPANHEIRISMO E SOLIDÃO
Companheirismo exige esforços; esforço para não procurar servir a si mesmo, mas a Deus e aos nossos semelhantes; (Não realizar obras sem envolver outras pessoas) esforço para saber viver em grupo, não realizando obras sem envolver outras pessoas, querendo  (não) viver na independência; busque companhia, seja membro de uma equipe e reconheça que necessita de ajuda. Há três tipos de solidão: Emocional, social e existencial.

A solidão emocional. Esse tipo envolve a falta ou perda de uma relação psicologicamente íntima com outras pessoas. O indivíduo emocionalmente solitário (se sente só, ele) pode recuperar-se ao estabelecer relacionamentos mais profundos com outras pessoas.

A solidão social (essa) produz um sentimento de falta de propósito, de ansiedade; nessa ocasião o indivíduo se sente como se tivesse fora do tempo, “desligado do mundo”. Essas pessoas necessitam urgentemente de novos e profundos relacionamentos ou de integrar-se a um grupo.

A solidão existencial acontece quando a pessoa está afastada de Deus; a vida para ela não tem sentido e nem propósito, essas pessoas necessitam de uma vida de intimidade com Deus; para isso elas precisam se integrar a uma comunidade cristã que lhes dê a devida atenção.

Há momentos em que necessitamos nos isolar por um período de tempo curto, com a finalidade de nos renovar e meditar, de outra maneira a situação é desagradável e penosa.

EXEMPLOS 
Temos alguns exemplos de pessoas que sozinhas o desgastes seria muito maior, e (eles) as tais não alcançariam o objetivo. Moisés enviou dez espias (Nr 13.17-20); Depois ele queria dirigir e julgar o povo sozinho, no entanto, recebeu conselhos do sogro (Ex 14.18-27); Gideão contou com os trezentos, não é com a maioria que sempre podemos contar (Jz 7.5-7).

“Gideão foi o juiz que libertou os filhos de Israel dos midianitas, mas não o fez sozinho. Os midianitas eram povos nômades árabes dos desertos da Síria e da Arábia. Esse povo oprimia Israel roubando suas colheitas e também seus animais. Eles tinham invadido a parte central da Palestina. Em um de seus ataques eles mataram os irmãos de Gideão, em Tabor. Foi então que Gideão (recebeu) teve uma experiência com Deus, (onde) quando o Anjo do Senhor o chamou, para fazer dele o libertador de Israel. Deus ordenou-lhe que derrubasse o altar de Baal  e erguesse ali um altar dedicado a Deus. Gideão reuniu uma pequena força com apenas 300 homens e surpreendeu os midianitas sob a escuridão da noite, levando-os em direção ao  rio Jordão, capturando e matando dois dos príncipes midianitas,  Orebe e Zeebe. Continuando a perseguição até às margens do rio Jordão, alcançou os reis midianitas Zeba e Salmuna e os executou. Considerado um herói militar, Israel quis fazer dele um rei, mas, surpreendentemente, Gideão recusou tal oferta. A única coisa que quis foram os brincos de ouro que havia tomado como parte dos despojos de guerra. Isso lhe foi dado e ele fez com esse material uma estola sacerdotal para honrar a Yahweh. A estola era um tipo de veste sacerdotal (Juízes 8:27). O serviço prestado por Gideão foi um fato muito importante na história de Israel, antes da monarquia. Gideão foi um exemplo de servo humilde e fiel a Deus.” Fonte Wikipédia.
Gideão sozinho nada poderia fazer, mas necessitava apenas de pessoas comprometidas para ajudá-lo. Muitas vezes o orgulho não nos permite reconhecer a necessidade de envolvermos outras pessoas nos nossos projetos, porém, elas são importantes. Há proveito em colaborarmos uns com os outros. “A vida é destinada ao companheirismo, não ao isolamento; à intimidade, não à solidão. Algumas pessoas preferem o isolamento; pensam que não podem confiar em ninguém. Não estamos aqui para servir a nós mesmos, mas a Deus e a nossos semelhantes. Não se isole ou tente andar sozinho! Busque companhia, seja membro de uma equipe.” B.A.P.
Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto