TEMA: AS COISAS PROIBIDAS SÃO AGRADÁVEIS


ESBOÇO 440
TEMA: AS COISAS PROIBIDAS SÃO AGRADÁVEIS
“As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é agradável”. (Pv 9.17; 20.17)

            Às vezes os deleites coibidos parecem ser mais doces e mais deleitáveis, ou seja, mais fascinantes. Diz-se que algo quanto mais arriscado melhor, por isso o indivíduo se sente desafiado a realizar coisas ameaçadoras e perigosas, que podem até levá-lo à morte.  Isso é muito comum nos nossos dias, existem pessoas que gostam de ariscar até a própria vida em certas aventuras. Os alpinistas “montanhistas”; os que praticam Surfe; os pára-quedistas e os que voam em asa delta, são alguns dos  praticantes de esportes radicais e perigosíssimos; mas é um prazer que eles têm em realizar, mesmo tendo ciência que correm o risco de perder a vida (Pv 9.18; 2.18; 7.27). Mas há outras coisas piores: são os prazeres que desagradam a Deus.

Responsabilidade pessoal
Cada pessoa é responsável pela sua própria conduta; e as escolhas que fazemos afetam a própria vida (Pv 9.12); “Ninguém é tão responsável por nós, quanto nós mesmos”. Há caminho que aos nossos olhos são bons, mas são caminhos de morte (Pv 16.25). Os insensatos não percebem os perigos, a maldade para eles é divertimento (Pv 10.23).

Um abismo chama outro abismo
As coisas proibidas, por menores que sejam, podem levar o indivíduo a praticar as maiores; o ser humano nunca se satisfaz com o pouco, sempre quer mais. Geralmente as pessoas que furtam começaram a furtar coisas pequenas; os alcoólatras iniciaram com pequenos goles, as coisas escondidas consideradas pequenas podem se tornar em grandes problemas. As pessoas que escalam montanhas andam a procura dos picos muito mais altos, se auto-desafiam para tal prática. As coisas que são proibidas são tentadoras e terminam levando o sujeito ao precipício.

O convite insensato
O texto fala da mulher louca e o seu convite, chamando atenção aos transeuntes que andam pelo caminho direito dizendo: deem-me atenção, voltem-se para aqui. E aos faltos de senso, diz: vamos aproveitar as oportunidades, elas são propícias, porque as águas furtadas são mais doces (Pv 9.15,16).

Advertência contra a mulher adúltera
As advertências contra a mulher sedutora são claras no capítulo 7. Ela era uma mulher casada e o seu marido não estava em casa (Pv 7.19). Ela usa todo tipo de artifício para conquistar um jovem falto de entendimento (Pv 7.7). A vida pecaminosa pode abrolhar encantos e aparente felicidade, mas somente enquanto não é vista a outra face da vida impura, que logo descoberta, virá à decepção; as consequências e as matulas que perdurarão por muito tempo, ou até a vida toda.

A prática do pecado não vale a pena, a lei da semeadura existe, ela é uma realidade (Gl 6.7). Buscaram os deleites para preencherem os vazios que jamais foram preenchidos por eles. Muitos no passado entraram por esse caminho, até pessoas consideradas leais a Deus e a sua palavra, mas viram que a aparente delícia não lhes trouxe felicidade, antes desgosto e tristeza espiritual através das vestes manchadas pela iniquidade.

Satanás mostrou a Jesus tudo o que era bom e deveriam ser aproveitadas, todas as riquezas deste mundo: “Levou-o ainda a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: tudo isto te darei se, prostrado, me adorares”. (Mt 4.8-9). Era um grande engano, embora ele soubesse o que estava oferecendo a Jesus. Em contrapartida Jesus também sabia o que ele estava oferecendo, na realidade tudo era muito atraente. Somente as pessoas que buscam semelhantes vantagens não rejeitam, embora depois venham as dores. Citaremos apenas um exemplo, o banquete do Rei Belsazar com as suas concubinas e os grandes do reino, toda aquela prática pareceu mal aos olhos do Senhor, e culminou com a morte daquele rei naquela mesma noite.

            Tudo quanto Deus proibiu, os homens eram tentados a fazer. Ainda hoje é assim, quanto mais se proíbe, mas as pessoas se sentem tentadas a descobrir algo que está selado, embrulhado com papel de presente ou posto em uma caixa; se dissermos a alguém não abra, ele não sossega enquanto não abri-la. Tudo o que é proibido, os homens são tentados a conhecer. Deus ordenou ao homem e à mulher não comerem do fruto proibido da árvore da ciência do bem e do mal; parece terem se esquecido da ordem estabelecida, e comeram do fruto proibido. O sabor foi doce, mas o final foi amargo.  

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto