AS CARACTERÍSTICAS DO JUSTO E O ÍMPIO.


ESBOÇO 444
TEMA: AS CARACTERÍSTICAS DO JUSTO E O ÍMPIO.
 “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Sl 1.1).

Felicidade, alegria e prosperidade são o que todos desejam. No entanto, é preciso saber quais os meios para alcançá-las. Infelizmente muitas pessoas não têm a noção de como tudo se inicia. Este salmo descreve dois tipos de pessoas do ponto de vista de Deus: o ímpio e o justo.

Os caminhos dos ímpios
As pessoas ímpias não têm compromisso com Deus e nem com a sua palavra, seus conselhos contradizem totalmente os mandamentos do Senhor, são fatais e destrutivos; as suas ideias são conformadas com o mundo, por isso jamais devemos compartilhar com elas (Sl 1,1b). Três coisas que devemos evitar: Andar com os ímpios, deter-se no seu caminho deles e sentar na roda dos escarnecedores.

“O justo é cauteloso na amizade, mas o caminho dos ímpios os faz errar” Pv 12.26.

“Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo; pois não dormem, se não fizerem o mal, foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém;” (Pv 4.14-16)

“Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes” I Co 15.33.

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?... (2 Co 6.14-18).

As nossas amizades ou parcerias com pessoas más afetam negativamente as nossas atitudes, bem-estar físico e espiritual, ou seja, somos influenciados, para melhor ou para pior, por aqueles com quem nos associamos, por isso, cuidado!

As consequências
Os ímpios são como a moinha que o vento espalha. Eles podem até prosperar financeiramente, porque os bens materiais são frutos também de trabalho; não obstante, as bênçãos de Deus caem sobre os ímpios, mas eles não reconhecem, e consequentemente ficarão fora do reino de Deus.

O Justo e o seu prazer
O Justo é caracterizado pela sua retidão e pelo o amor a Deus em obediência à sua palavra; ele é conhecido pela sua separação no mundo pecaminoso. As pessoas que se constituem amigas do mundo tornam-se inimigas de Deus (Tg 4.4; I Jo 2.15,16; Jo 15.19); portanto, é necessária essa separação. Os ímpios andam em trevas, ou seja, na escuridão do pecado, por isso não há nenhuma sociedade entre as trevas e a luz (2 Co 6.14-17; 7.1). O Justo tem o seu prazer na lei do Senhor, ele se dispõe a meditar todo tempo nos seus mandamentos (Sl 119.97,98). A recomendação de Deus a Josué foi fundamental para o seu sucesso na missão (Js 1.7,8). A fidelidade a Deus nos conduz a uma vida de prosperidade; não é aquela desejada por muitos, sem nenhum compromisso com a verdade divina, pois, ninguém pode experimentar as bênçãos divinas, sem, contudo andar na verdade. O texto de Josué revela a única maneira de preservarmos a nossa vida livre e isenta da contaminação pelo pecado, e viver em plena meditação na palavra e na comunhão com Deus.

Árvores frutíferas
O Senhor compara o justo a uma árvore plantada junto ao ribeiro de águas, fonte de vida e alimento; água, ação do Espírito de Deus que dá vida, assim será o justo, seus frutos e as folhas estão condicionados a sua obediência a Deus. A expressão “tudo quanto fizer prosperará” não significa que o cristão nunca tenha problemas, mas ele entenderá que a vontade de Deus é soberana sobre a sua vida.

            Deus quer que todos desfrutem da verdadeira felicidade, mas é necessário ser cauteloso em relação às amizades, pois a nossa maneira de viver não conforma com o sistema mundano, assim como disse o próprio apóstolo Paulo (Rm 12.2). Os ímpios não têm a completa felicidade; podem até ter a sensação pelas riquezas que venham possuir, mas o justo ainda que nada tenha, sente possuir tudo (2 Co 6.4-10). A visão focada nas riquezas impede o ímpio de servir a Deus, pois ninguém pode servir a Deus e às riquezas.  A presença de Deus no coração é quem produz toda alegria e satisfação de viver.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE 

Nenhum comentário:

Foto