SUPERANDO AS TEMPESTADES


ESBOÇO 443
TEMA: SUPERANDO AS TEMPESTADES
TEXTO: “Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira oprimidos acima das nossas forças, de modo tal que até da vida desesperamos”. II Coríntios 1.8

Tempestade significa agitação violenta da atmosfera acompanhada de chuva, granizo e trovões. Quando relacionado com o ser humano significa agitação que se entende como perturbações podendo alcançar várias áreas de nossas vidas. Iremos enumerar algumas delas.

Tempestades sociais
Uma sociedade inteira pode enfrentar dificuldades dentro do país onde vive, ou fora dele. Tais problemas são inevitáveis porque estão relacionados a uma série de coisas; mesmo que aquele país seja um dos mais desenvolvidos. As fragilidades dos homens geram dificuldades em todas as áreas. De onde vêm as guerras ou as pelejas? Essas coisas são como tempestades que podem assolar uma nação inteira ou o todo planeta, principalmente na área econômica. Num mundo globalizado em que vivemos, atualmente fala-se somente em crise. Apesar de tudo isso ainda há possibilidade de superação. Algumas nações foram assoladas pela fome na antiguidade, não muito diferentes dos dias contemporâneos, pois, a fome tem sido um dos grandes vilãos da atual sociedade, cerca de 5 milhões de pessoas morrem todos os anos. (Gn 47.13; II Rs 6.25-29)

Tempestade na vida familiar
Às vezes nos deparamos com situações que parecem com uma tempestade dentro de um lar ou numa família, podendo abalar toda sua estrutura. Chamamos essa situação de crise. É como se todos estivessem num barco que está se enchendo de água. A falta de um bom relacionamento entre os membros de uma família tem sido o motivo de grandes conflitos (Gn 37.4;). A não administração desse problema pode acarretar consequências drásticas como no caso de José (Gn 37.18-20), e de Absalão que revoltou-se contra seu pai Davi, gerando uma série de desconforto no seio familiar: Ambição pelo trono ao ponto de tentar contra a vida do próprio pai (II Sm 15.14);

 “Uma certa pessoa estava com sua família em crise, ninguém se entendia dentro de casa, por estarem vivenciando uma crise de relacionamento, era preciso que alguém se tornasse o membro mais forte e tentasse contornar a situação, antes que fosse tarde demais”.


Jamais devemos ignorar esses acontecimentos, visto que nada compensa o fracasso de uma família. A mesma pode ser afetada financeiramente, ocasionando desconforto e preocupação (II Rs 4.1).

Tempestade na vida espiritual
A crise existencial ninguém pode resolver, somente o indivíduo quando busca de Deus auxílio. Essa é a pior crise, ela gera um vazio que ninguém preenche. A pessoa pode ter tudo, mas sente que nada tem, porque nada lhe satisfaz. Se diz que acontece por várias razões, ela pode levar o indíviduo a pensar que nem a vida vale a  pena. Ela pode alcançar tanto homem como mulheres, religiosos ou não, ou seja, pode alcançar pessoas até das cúpulas religiosas. Nas escrituras temos exemplos de pessoas que pediram a Deus até a morte, homens que desfrutavam de intimidade com Deus. (Jó 3.3; I Rs 19.10; Jr 20.14-19; Jn 4.3; II Cor.1.8), eles enfrentaram uma avalanche de situações que jamais gostariam de passar. Não estamos isentos. Dizem as escrituras que eles eram sujeitos às mesmas paixões que nós (Tg 5.17).

Amado, se você está enfrentando momentos de crise, eu tenho uma palavra para você, acredite na sua superação, você vai sair dela, ponha a sua confiança em Deus e lute. Se ela está como um gigante, você tem a pedra que mata o gigante, não desista tenha convicção de uma grande vitória em sua vida. Deus te abençoe.

Pr. Elis Clementino Itapissuma –PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto