O VERDADEIRO CIDADÃO DOS CÉUS


ESBOÇO 446
TEMA: O VERDADEIRO CIDADÃO DOS CÉUS
Quem, Senhor, quem entrará no teu tabernáculo? quem há de morar no teu santo monte? (Salmo 15.1)

O Salmo mencionado expõe onze pontos que precisam ser levados em consideração, para que o homem seja um verdadeiro cidadão dos céus. Este é um Salmo de Davi. Ele faz perguntas e ele mesmo responde. Os questionamentos feitos a Deus são: Quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? As características descritas nesse Salmo levam o indivíduo a chegar à presença de Deus.

Características do verdadeiro cidadão dos céus
1. Anda em sinceridade. Estamos vivendo uma crise de sinceridade, e isso tem alcançado as pessoas no mundo inteiro estendendo-se a todos os níveis da sociedade, até mesmo no seio cristão. Isso é descrito por Paulo como o fim dos tempos (2 Tm 3.1-8). Mas, mediante tudo isso ainda há cristãos que mantêm a sua pureza.

2. Pratica a justiça. A injustiça tem permeado a humanidade; não obstante, desejamos que houvesse justiça para todos; muitos dizem praticá-la, mas na prática negam a sua eficácia 2 Tm 3.5; 2 Ts 3.6; I Tm 5.8).

3. O que fala verazmente segundo o seu coração. Falar a verdade é uma das maiores riquezas que um cidadão pode ter, valores como esse estão sendo depreciados e substituídos pela mentira e falsidade que há no coração de onde sai o que é bom e o que é mal (Mt 15.19; Gn 6.5; Jr 17.9).

4. Não difama com a sua língua. Muitas pessoas para conseguirem algo que satisfaça seus desejos “difamam, caluniam, infamam”. Esse tem sido o caminho mais apropriado, principalmente no campo profissional, político e por que não dizer também no meio religioso? Hoje é muito natural ouvir autoridades religiosas detratando umas às outras, e o pior, publicamente, se esquecem da pregação do evangelho e atacam o que eles consideram serem seus concorrentes. Essas coisas têm causado desgastes no meio cristão, por isso devemos evitar, é um procedimento vergonhoso e não combina com o evangelho. O salmo 133 tem ficado muito para trás, considerado arcaico.

5. Não faz mal ao próximo: Ofender o próximo é a coisa mais comum nos nossos dias, muito não medem distância, principalmente quando se trata de uma pessoa mais do que um próximo “Um irmão”.

6. Existem ainda aqueles que não aceitam nenhuma afronta contra o seu próximo, principalmente os da fé.

7. Aqueles a cujos olhos o réprobo é desprezado. Reprovar aquilo que é mau é um dever de cada cristão, embora ele venha sofrer algumas represálias; por isso, jamais devemos aceitar aquilo que é reprovado por Deus.

8. Mas honra aos que temem ao Senhor. Honrar e temer ao Senhor é um princípio fundamental para aqueles que conhecem a Deus.

9. Existem ainda aqueles que afirmam mesmo com dano não muda, há ainda pessoas lhanas que em qualquer situação mantém a sua palavra.

10. O que não empresta com usura. Atualmente muitas pessoas se aproveitam das necessidades alheias para explorá-los. Usura aqui é a prática da agiotagem, isso fere os mandamentos do Senhor. (Dt 16.19; Ez 18.8; 2 Pe 1.10).

 11. Não recebe suborno contra inocente. Suborno “corrupção” é uma das expressões bastante conhecidas, principalmente contra inocentes, pessoas simples e indefesas.

Todas essas observações são necessárias, o salmista conclui dizendo que aqueles procederem fielmente a esses princípios jamais será abalado. O nosso testemunho exemplar é de grande relevância para aqueles que não procedem com esses princípios, devem aprender e passar a praticar as mesmas ações, o nosso exemplo é fundamental.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE Brasil        

Nenhum comentário:

Foto