OS FALSOS PROFETAS



ESBOÇO 460
TEMA: OS FALSOS PROFETAS
“Eis que sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam a língua e dizem: Ele disse” (Jr 23.31).

A comunicação entre o criador e o homem foi perfeita e bem entendida pelos seus primeiros ouvintes (Gn 2.16). Mas, Satanás fez uso das palavras que o Senhor havia falado ao homem apresentando dois argumentos, para conseguir convencer a mulher a desobedecer a Deus. Não somente Satanás, mas, as pessoas também podem colaborar com ele desvirtuando e transformando as verdades de Deus em mentira. Comentaremos rapidamente sobre os profetas verdadeiros e os mentirosos e as advertências.

I. O engano da serpente
No diálogo entre a serpente e a mulher ela diz: (1) Se vocês comerem da árvore da ciência do bem e do mal, não morrem. (2) Deus sabe que, no dia que comerem se abrirão os vossos olhos para conhecer o bem e o mal. Depois desse episódio, as pessoas, e não mais a serpente, ficaram encarregadas de dar continuidade ao propósito de Satanás, levando o homem a desobedecer a Deus, e a transformar as suas verdades em mentiras. O engano permeou toda humanidade, os homens iludem e são iludidos.

II. A voz de Deus
A Bíblia nos diz que na antiguidade Deus falava diretamente com seus servos como falou com Abraão, Noé, entre outros, depois constituiu Moisés para ser “um grande profetas e mediador” entre Deus e os homens. O Senhor continuou constituindo profetas, que, através do seu Espírito Santo, retransmitiam ao povo as suas verdades. Na história dos hebreus nunca ninguém influenciou tanto quanto os profetas, eles eram porta-vozes de Deus, falavam em nome do SENHOR DOS EXERCITOS.

III. O que era ser profeta?
Era uma pessoa escolhida e chamada por Deus para o ofício mais importante em muitas culturas antigas. Comumente se fala que o profeta é uma pessoa que prever o futuro, no entanto, os profetas bíblicos eram diferentes, eles anunciavam o que iria acontecer no futuro. Mas estes não eram os aspectos mais importantes da sua missão. O profeta tinha um compromisso e estavam a serviço de Deus para falar às nações seu estado espiritual, e anunciar o castigo divino sobre elas.

Há duas categorias de profetas: os canônicos e os não canônicos. Os canônicos são aqueles que escreveram, mas, não foram reconhecidos como canônicos, ex: Moisés não fora reconhecido; mas, Isaias é classificado como canônico.

IV. As características do verdadeiro profeta
Os profetas eram pessoas escolhidas por Deus, e muitas vezes, antes do seu nascimento (Jr 1.5), para transmitirem as suas verdades espirituais ao povo. Eles tinham uma missão especifica, também eram chamados de videntes ou homem de Deus (I Sm 9.6,9). Eram pessoas simples, viam uma vida consagrada e sem prerrogativas, separados da contaminação do pecado, eles estavam a serviço de Deus.
V. Todos os profetas eram confiáveis?
Não, somente aqueles que tinham uma vida totalmente comprometida com Deus. Os profetas eram humanos sujeitos às falhas, porém, eles também eram cobrados, Deus exigia que eles fossem fiéis em transmitir a sua palavra. Havia também naquela época profetas que furtavam para conseguirem algum proveito pessoal, eram procurados e consultados para profetizar se os reis poderiam ir à guerra ou não, se perderiam a batalha ou não (I Rs 22.6), mas também existiam profetas que só falavam a verdade, Micaías era um deles (I Rs 22.7,8). Um profeta poderia enganar outro e ser enganado, embora as consequências fossem trágicas (I Rs 13.1-26)

VI. Advertências
 O povo de Deus foi advertido pelo profeta Jeremias sobre esses tais. O que é falso e verdadeiro está por toda parte, isso é mostrada em toda escritura sagrada, até hoje esses profetas vem disseminando o erro no meio do povo de Deus. O profeta Jeremias adverte aos seus servos dizendo: Não deis ouvidos a eles (Jr 23.16). Deus não tem responsabilidade com quem fala e diz: ele disse sem que seja Deus, muitos têm sido envergonhados porque profetizam em nome de Deus, quando na verdade não é Ele (Jr 23.).

VII. Recomendações no novo testamento
No Novo Testamento não há ofício de profeta, mas o dom de profecias; muitos se aproveitam e dizem ser profeta e até enganam o povo. Os cristãos imaturos são enganados porque não fazem nenhum julgamento, contraindo muitos problemas para si. As igrejas, desde os primeiros séculos. foram afetadas por esse mal. Jesus falou “acautelai-vos dos falsos profetas” eles estão espalhados por todo mundo, o espírito de engano continuará operando na vida de muitos na igreja até o último instante dela na terra.  O apóstolo Paulo também ensinou à igreja não somente sobre o uso do dom de profecia, na igreja, mas também sobre os falsos mestres. As falsas profecias inquietaram muitos lideres da igreja, não somente naquela época, mas até hoje.

VIII. Os cuidados com os falsos profetas
“Satanás pode imitar a manifestação dos dons espirituais, ou levantar falsos crentes disfarçados como servos de Cristo podem fazer o mesmo (Mt 7.21-23; 24.11,24; 2 Co 11.13-152 Ts 2.8-10). O crente não deve dar crédito a qualquer manifestação espiritual, mas deve ‘provar se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (I Jo 4.1; cf. I Ts 5.20,21)B.E.P. Para os cristãos novos e imaturos são necessários os cuidados.

                Devemos ter muito cuidado para não sermos levados por qualquer mensagem falada por alguém, pois a maior profecia é a palavra de Deus, essa é infalível, as pessoas comprometidas com Deus não se ariscam ao ouvir qualquer mensagem, que dizem vir da parte de Deus, tenhamos cuidado, duas coisas são imprescindíveis: avaliar o conteúdo da mensagem e o mensageiro.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma-PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto