A DÚVIDA E A FALTA DE CONFIANÇA


ESBOÇO 461
TEMA: A DÚVIDA E A FALTA DE CONFIANÇA
“...e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz,...” (Mc 11.23,24); “...não duvidando; porque o que duvida é semelhante a onda do mar, que é levada pelo vento...”(Tg 1.6)

A dúvida e a falta de confiança são impedimentos para o desenvolvimento humano. A incerteza leva o individuo a não tomar algumas decisões importantes, impreterivelmente somos responsáveis por essas decisões. A certeza ou a confiança em nós, sobretudo em Deus faz toda diferença. Discorreremos sobre a dúvida, a falta de confiança e esperança.

A dúvida
A dúvida e as decisões dizem muito a respeito do nosso desempenho ou fracasso tanto na vida secular quanto espiritual, por isso alguns cuidados devem ser tomados. Em determinados momentos somos advertidos para não sermos atropelados pelas dúvidas. É natural encontrarmos placas de advertências nas estradas “na dúvida não ultrapasse”. Há uma advertência mais austera nas linhas férreas “Pare, olhe e escute” tudo isso para que você não tenha dúvida, pois as indecisões podem causar-nos algumas desventuras. As nossas decisões devem ser tomadas seguramente na hora e momento certo. Os duvidosos permanentes não buscam os seus objetivos e não sabem o que querem.

A dúvida acontece por não conhecermos o nosso potencial, ela pode ocorrer em alguns momentos no individuo, porém não deve ser uma coisa permanente, mas, somente enquanto não definirmos o que realmente queremos. Ela não é tão danosa, ela faz a faculdade mental refletir e tomar iniciativa sobre aquilo que o individuo questiona, se vale ou não. Pois a incerteza e a falta de convicção fazem a pessoa focalizar os obstáculos ou as impossibilidades e não o alvo desejado.

Dúvida e a falta de confiança em Deus
Essas duas coisas não devem estar presentes no ser humano, principalmente sobre aqueles que crêem em Deus, pois a dúvida e a falta de confiança “fé” podem influenciar negativamente o nosso relacionamento com o criador. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe” (Hb 11.6). Todo individuo deve conhecê-lo mais profundamente para que não haja dúvida e nem desconfiança a respeito do que ele faz. Nas escrituras há exemplos de pessoas que duvidaram e não tiveram fé em Deus, resultando em uma vida de fracasso.

A esperança e confiança
A esperança conforme a própria palavra ela está ligada ao futuro (Rm 8.24,25) ela não é um simples anseio por algo, mas uma numa certeza da alma, a esperança está vinculada a fé e não deve haver dúvidas (Rm 15.13; Hb 11.1). A esperança do cristão no Senhor é de tal de tal forma que não há confusão (Rm 5.5; Sl 22.4,5; Is 49.23), ela é uma âncora para o crente (Hb 6.19-20). São tidos por bem-aventurados aqueles cuja esperança é o Senhor ((Sl 146. 3,5; Jr 17.7).

A confiança, ela leva a pessoa acreditar em um desfecho feliz de algo que está em sua mente, quando olhamos determinadas coisas com desconfiança, é porque a dúvida está em ação. A confiança deve ser permanente no individuo, as escrituras enfatiza sobre essa confiança, sobretudo em Deus, essa confiança nEle deve ser sólida e bem segura nEle (Sl 33.21,22). “Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” (Sl 125.1)

A firme confiança
A oração nos leva a entender melhor os propósitos de Deus, por isso depositamos toda a nossa confiança nele, mesmo que não aconteça o desfecho desejado na nossa mente (Hc 3.17,18), muitas vezes queremos usar uma confiança em Deus, de maneira que só ficarei satisfeito se ele fizer o que desejo. Habacuque desviou o seu foco nas coisas materiais mostrando que a sua confiança em Deus estava acima de tudo “...todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação.” (Hb 3.18b).

Não servimos a Deus por ele ter algo a nos dá, mas pelo que ele é. Habacuque declarou está disposto a servir a Deus em todas as circunstancias, pois seriamos os mais miseráveis entre os homens se esperássemos somente nas coisas dessa vida, porém há nas escrituras algumas expressões que enfatizam fazermos uso da fé. Não devemos somente servir a Deus nos momentos confortáveis, quando tudo se movimenta em nosso favor, mas em todas as circunstancias.

            Devemos ser abastecido de conhecimentos para diminuirmos a nossas dúvidas, e, sobretudo a confiança em Deus, certos disso as nossas esperanças estarão firme na certeza que Deus fará a sua vontade em nós. Tiremos das nossas mentes todas as dúvidas e falta de confiança no divino, porque essas coisas não geram esperanças.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma –PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto