PAGANDO O MAL COM O BEM



ESBOÇO 466 - COM CORREÇÃO
TEMA: PAGANDO O MAL COM O BEM
“E José lhes disse: Não temais; porque, porventura, estou no lugar de Deus? Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande. Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos meninos. Assim, os consolou e falou segundo o coração deles”. (Gn 50.19-21).

Muitas pessoas são tendenciosas a valer-se de situações para tirar algum proveito e até uma revanche, porém, existem outras que não agem dessa forma; elas sabem controlar muito bem seus sentimentos, e de maneira alguma se aproveitam das oportunidades. Nesse caso, o que predomina é o fruto do Espírito; o indivíduo deixa de lado qualquer intenção ou maldade contra ele para praticar o bem.

Deus permitindo situações
Ninguém imagina o que pode acontecer na trajetória de uma pessoa que está nas mãos de Deus. O Senhor dentro da sua vontade permissiva transforma o mal em bem, a fim de exaltar aquele com quem ele tem propósitos. Normalmente se diz que o mundo dá muitas voltas, e as pessoas não sabem o que encontrarão pela frente.
José foi um moço em cuja vida Deus tinha propósito. Como tantos outros, ele enfrentou dificuldades até mesmo no seio da sua família, por não entenderem o que Deus queria realizar através dele. Existem acontecimentos em nossas vidas os quais não sabemos definir. Há, há um ditado bem popular que se pronuncia erroneamente: “Deus escreve certo por linhas tortas”.
Deus executa a sua vontade direta sobre os seus, independentemente de qual seja o desejo de alguém, ou não. O Senhor traçou planos para muitos homens de Deus: Abrão, José, Moisés, Josué e tantos outros encontrados na Bíblia, e em todos eles Deus executou a sua vontade.

Etapas consideráveis na vida de José
1. José era odiado por seus irmãos; o ciúme e a inveja são inimigos dos planos de Deus a respeito de uma pessoa que se dispõe a fazer a vontade dele. Os irmãos de José o invejavam e odiavam a cada dia que se passava (Gn 37.11). O relacionamento dos seus irmãos para com José não era bom, por causa dos sonhos. Quando falta o fruto do Espírito, a desarmonia e a falta de amor prevalecem.

2. A conspiração dos seus irmãos
É natural alguém ficar incomodado quando crescemos tanto na vida secular quanto na espiritual. Os irmãos de José estavam desprovidos do amor e da misericórdia até nos laços familiares, é o que acontece muitas vezes, os inimigos do homem estão dentro da sua própria casa. Disseram eles: Matemos José nosso irmão e lancemos-lhe numa destas covas (Gn 37.20).

3. A mentira dos irmãos de José
Onde o ódio predomina há mentiras e acusações. Geralmente as pessoas que odeiam alguém não sossegam enquanto não fazem o mal, distanciá-lo para bem longe e até matá-lo. Porquanto existem pessoas assim que não conseguem controlar seus sentimentos de inveja e ódio contra alguém. José ganhou uma túnica de várias cores do seu pai (Gn 37.3), essa túnica revela uma posição especial de favoritismo e honra diante de seu pai, no entanto, seus irmãos a tiraram dele (Gn 37.23). Não adianta tirar túnica ou rasgá-la de alguém que Deus tenha propósitos, com túnica ou sem, Deus fará a sua vontade sobre você.

4. Vendido por seus irmãos aos ismaelitas (Gn 37.27)
 Para Judá, seu irmão, matá-lo não era negócio, pois não teriam proveito algum, mas disse: vendemo-lo! Isso é coisa mais comum nos nossos dias, vinte moedas de prata foi o seu valor (Gn 37.28,29); José foi levado ao Egito (Gn 37.36). Parecia que tudo estava terminado para os irmãos de José, esqueceram que sobre ele pairavam as infalíveis promessas de Deus; mas, outras etapas piores José teria que passar.

5. José na casa de Potifar
O bom exemplo de José o levou a conquistar confiança. É muito bom quando conquistamos confiança de alguém, principalmente dos nossos superiores, não devemos desperdiçá-las. José prosperava. Mas qual era o segredo dessa prosperidade (Gn 39.2,3)? O exemplo de José o levou a adquirir alta posição na casa do seu senhor (Gn 39.4-6), porém ele não contava com um obstáculo ainda maior, a sedução da mulher daquele homem. “José era formoso de aparência e formoso à vista”. O inimigo luta por todos os lados para destruir os projetos de Deus na sua vida, ele se aproveita de alguns detalhes para facilitar ainda mais a destruição, mas o SENHOR era com José.

A mulher do seu senhor tentou seduzi-lo; veja os argumentos dela (Gn 39.6-9ª). Mas o seu compromisso com Deus e seu senhor o levou a recusar a proposta de deitar com a mulher do seu senhor (Gn 39.9-10). A mulher nada conseguiu na primeira ocasião, mas continuou a tentar (Gn 39.10). Cuidado! O inimigo sempre fica batendo na porta procurando brecha para entrar e destruir. Houve uma bela oportunidade, ninguém estava em casa, era o momento exato para conseguir, porém José estava acordado (Gn 39.11) e resistiu a tentação “resisti o diabo e ele fugirá de vós”. Ele pagou o preço muito alto pela mentira da mulher; é assim, o diabo sabe como armar, ele tem as suas artimanhas. (Gn 39.12-18).   

6. José na prisão
Não adianta, até lá o Senhor era com José; ele prosperava porque o Senhor era com ele; ganhou confiança e o carcereiro lhe entregou todos os presos (Gn 39.21,22). José revela os sonhos do copeiro e do padeiro mor, eles estavam também na prisão (Gn 40.5-13). Porém, José pede para que o copeiro se lembre dele diante de Faraó (Gn 40.14).

As manobras humanas sempre fracassaram, o negócio de José era com Deus e não com o copeiro e muito menos com o padeiro, e o copeiro se esqueceu de José.

7. José chega a governador do Egito
 Ele chegou aonde Deus quis, com finalidades específicas, para ser o provedor da sua família. Os irmãos de José vêm ter com ele. Seria uma boa oportunidade para revanche, mas não, quem tem propósito com Deus e Deus com ele não aproveita ocasiões para revanchismo “E José lhes disse: Não temais; porque, porventura, estou no lugar de Deus? Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande. Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos meninos. Assim, os consolou e falou segundo o coração deles”. (Gn 50.19-21). Aprendamos esse belo exemplo, e façamos o que Jesus nos ensinou, pagando o mal com o bem.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto