SEMEANDO EM TEMPO DE CRISE




ESBOÇO 465
TEMA: SEMEANDO EM TEMPO DE CRISE
“Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cem por um, porque o SENHOR o abençoava. Enriqueceu-se o homem e ficou riquíssimo;” (Gn 26.12).

Mediante algumas circunstâncias temos a impressão que jamais iremos superar as crises que nos rodeiam. No entanto, devemos refletir sobre algumas pessoas que passaram por circunstâncias parecidas. Discorreremos sobre um grande personagem da Bíblia “Isaque”.

Isaque na terra dos filisteus
Há situações cujos resultados não sabemos o que dará. Nessas momentos, muitas vezes, Deus cria circunstâncias delicadas com a finalidade de nos trazer uma bênção maior. Na terra em que Isaque estava houve uma grande fome, e foi muito maior que a primeira dos dias de Abrão, quando ele ia a Gerar ter com Abimeleque rei dos filisteus (Gn 26.1). Mas havia algo que lhe incomodava, era a preocupação com sua mulher, pois para ele os filisteus iriam abusar dela. Rebeca era uma mulher formosa, por isso ele temia, mas talvez ele não conhecesse a história de quando seu pai desceu ao Egito, e negou que Sara era a sua mulher (Gn 12.11-13). Para o Senhor nos abençoar não importam as circunstâncias, ele muda situações. A nosso ver parece que as coisas estão dando errado.

A orientação divina
Deus disse a Isaque: não desças ao Egito; fica nesta terra que eu te disser; habita nela, e serei contigo, eu te abençoarei (Gn 26.2). Ora, quando estamos na direção e na vontade de Deus, ele prover tudo o que for necessário para o nosso bem, sem que haja necessidade de fazermos algumas manobras para nos beneficiar. Estando Isaque na terra dos filisteus foi questionado por Abimeleque, sobre quem seria aquela mulher que lhe acompanhava, ele respondeu: é minha irmã (Gn 26.8,9). Assim como Deus guardou a sua mãe no Egito e os egípcios não lhe tocaram, assim também o Senhor podia fazer com  Rebeca sua mulher. Isaque precisava viver aquela experiência. A atitude dele desagradou o rei, e isso lhe custou uma repreensão de Abimeleque (Gn 26.10). Após a repreensão, o rei deu ordem ao povo dizendo que quem tocasse naquele homem e em sua mulher morreria (Gn 26.11).

As bênçãos divinas
Jamais alguém poderá impedir aquilo que Deus tem reservado para quem fica no lugar. Isaque era filho da promessa, e todo aquele que fica na vontade de Deus usufruirá dos benefícios do Senhor. Isaque começou a semear naquela terra, e no mesmo ano resultou numa grande colheita, porque o Senhor o abençoava (Gn 26.12).

Quando as bênçãos de Deus nos levam a prosperar, iniciamos uma nova batalha: a inquietação dos invejosos e incomodados. Tentaram impedir o crescimento de Isaque na terra, taparam os poços de terra, aqueles que foram cavados nos tempos de Abraão. Abimeleque o mandou embora da terra (Gn 26. 14-15), porque dizia: Isaque está ficando mais poderoso do que nós (Gn 26.16). Quando o indivíduo está debaixo da bênção do Senhor, para onde ele for prosperará. Isaque foi para o vale de Gerar e habitou lá, outra prova se levantou contra ele, discutiam por causa dos poços, onde ele cavava poço a água era boa. Foi assim a batalha até chegar em Beserba, o lugar prometido (Gn 26.17-23). Saiba: Para você chegar ao lugar que Deus quer tem que passar por muitas etapas na vida, mas, em cada uma delas o SENHOR renova as promessas. As de Abraão foram renovadas na vida de Isaque (Gn 26.24), se há algum propósito de Deus para você, fique certo ele vai cumprir e não adianta alguém se levantar para impedir.

Toda ferramenta preparada contra ti não prosperará; toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenará; esta é a herança dos servos do Senhor e o direito que me procede, diz o SENHOR.” (Is 54.17).

Pr. Elis Clementino – Itapíssuma -PE

Nenhum comentário:

Foto