UM GIGANTE NO CORAÇÃO DE UM JOVEM



ESBOÇO 464
TEMA: UM GIGANTE NO CORAÇÃO DE UM JOVEM
E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele: teu servo irá, e pelejará contra esse filisteu.” (I Sm 17.32).

Todo indivíduo tem algo dentro de si, que reage em determinada circunstância, mas, isso somente será revelado quando ele enfrentar algumas situações desfavoráveis. Davi demonstrou a sua bravura ao defender as suas ovelhas do urso e do leão.

Há alguns indivíduos que surpreendem outras pessoas deixando-as perplexas com atitudes repentinas. Ninguém esperava que o rapazinho “Davi” surpreendesse com aquela atitude de ousadia, diante de um exército poderoso dos filisteus. Talvez aquela ação de bravura tenha deixado seus próprios irmãos irritados e muitos guerreiros valentes do exército de Israel também, ao ver aquele franzino rapaz lançar-lhes em rosto a covardia deles, diante de um gigante que intimidava a todos de dia e de noite, durante quarenta dias, inclusive o próprio rei Saul estava constrangido sem saber o que fazer diante daquela situação humilhante.

Jamais imaginavam que a coragem daquele rapaz fosse tão além, a sua bravura excedia a do gigante que atormentava o povo de Deus; pois o gigante que estava dentro do coração de Davi era maior do que aquele homem gigante medindo três metros de altura, equipado de espada, escudo, lança e fecha. O garoto estava desprovido de armas capazes de destruir aquele arquiinimigo de Israel, restando-lhe apenas uma funda e cinco pedrinhas encontradas no ribeiro. Para Davi as cinco pedrinhas eram suficientes para matar cinco homens grandes. Muitas vezes ficamos intimidados com os gigantes que abrolham à nossa frente para desafiar-nos e humilhar–nos até ao chão.

Um gigante e uma pedra acompanhavam o rapaz em direção ao gigante Golias, um gigante maior do que aquele filisteu estava no coração de Davi: “Deus”,e, certamente lhe dizia: - Vai rapaz, vai rapaz! Usa a arma que tens na tua mão, direciona a pedra que está na tua funda para o gigante, eu me encarrego de levá-la ao lugar certo. Em contrapartida, o gigante gritava com toda ira, pois para ele era uma humilhação um menino desafiá-lo; ele gritava: Eu dou a tua carne às feras do campo! O rapaz não se intimidava e gritava: - Tu vens a mim com espadas e varapaus, mas eu vou a ti em nome do SENHOR! Era a força de Deus “O Grande Gigante” que falava no íntimo do coração de Davi.

Qual o gigante que está diante de você? Saiba, porém, você tem um gigante: “Deus” dentro de você, capaz de lhe fazer vencedor. Quando confiamos no SENHOR, a nada tememos, “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo” (Sl 23.4). “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei...?” “ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que uma guerra se levantasse contra mim, nele confiaria.” (Sl 27.1,3). Devemos entender que as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição de fortalezas (2 Co 10.4). Busquemos nos revestir das armaduras de Deus (Ef 6.1-18). Lute, porque a força de Deus está em você, você tem a pedra que mata o gigante.


Pr. Elis Clementino – Itapissuma –PE Brasil

Nenhum comentário:

Foto