INQUIETAÇÕES


ESBOÇO: 474
TEMA: INQUIETAÇÕES
“Não estejais ansiosos por coisa alguma, mas em tudo pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus.” Fp 4.6

Atualmente as pessoas têm sido atingidas por um grande mal “o estresse”, isso acontece devido à correria do cotidiano, mas a Bíblia nos diz que o homem nascido da mulher é de poucos dias e cheio de perturbação (Jó 14:1). Jesus disse o seguinte: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo” (Jo 16.33). Existem inúmeros problemas, grandes e pequenos que em muitas ocasiões nos tiram o sono nos deixando nervosos e perturbados. Nesses momentos, necessitamos ter muita cautela, porque você pode causar infortúnios maiores tanto a você quanto aos outros. Veremos nesse pequeno comentário sobre o que fazer diante dos problemas, como devemos proceder e o que acontece quando entregamos a Deus.

O que fazer diante dos problemas?
Uma das primeiras atitudes é orar. As orações do justo podem muito em seus efeitos (Tg 5.13a,16b); é através dela que renovamos a nossa confiança que Deus pode mudar situações, não somente nossa, mas de uma humanidade inteira (Is 38:3-5; Mt 6:25-34; Tg 4:9,10; 1 Pe 5:7). Devemos compreender que Deus está no controle de tudo, e as coisas acontecem com a permissão dele para o nosso bem. Não aprendemos experiências quando as coisas estão indo bem para o nosso lado, mas quando estamos sofrendo “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.” (Rm 5:3,4). Olhemos para o Senhor nos momentos de dificuldades (Sl 121.1; Hb 4.16).

Coisas que você deve saber
(a) As nossas ansiedades podem nos levar a pensar que somente os alcances das grandes coisas nos satisfazem. Entretanto, o pouco com o temor do Senhor é melhor que os tesouros onde há inquietação (Pv 15.16); (b) O caminho da ambição pode conduzir o indivíduo ao fracasso espiritual, quando olhamos para a prosperidade dos ímpios Sl 73.2,3; Sl 39.6). (c) Que a leve e momentânea tribulação produz um resultado satisfatório (2 Cor 4:17,18); (d) saber que quando chegarmos na presença de Deus toda a lágrima cessará (2 Co 5.6).

O que acontece quando entregamos os nossos problemas a Deus?
a) Somos agraciados e ajudados em tempos de necessidades. Essa confiança é a chave da nossa vitória (Hb 4.16); b) Somos fortalecidos na fé para superar as tempestades (Ef 3.16; Fp 4.13); c) Paz que vem guardar nossos corações e mentes em Cristo Jesus (Fp 4.6,7; Isa 26:3).

Se mantivermos a nossa confiança em Deus com certeza ele nos ajudará e passaremos a entender que o seu querer é o melhor para nós. Devemos aquietar-nos e saber que o Senhor está nos assistindo e agindo em nosso favor. As dificuldades que enfrentamos aqui não hão de se comparar com as riquezas que ele preparou para nós. Nessa esperança alimentamos a nossa alma. "Não sobrecarregues os teus dias com preocupações desnecessárias, a fim de que não percas a oportunidade de viver com alegria." (André Luiz)

"A esperança é cheia de confiança. É algo maravilhoso e belo, uma lâmpada iluminada em nosso coração. É o motor da vida. É uma luz na direção do futuro." (Conrad de Meester)

"A esperança se adquire. Chega-se à esperança através da verdade, pagando o preço de repetidos esforços e de uma longa paciência. Para encontrar a esperança é necessário ir além do desespero. Quando chegamos ao fim da noite, encontramos a aurora." (Georges Bernanos)

Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE

Nenhum comentário:

Foto