FUNDAMENTO ESPIRITUAL



ESBOÇO 473
TEMA: FUNDAMENTO ESPIRITUAL
Portanto, assim diz o Senhor Deus: Vede, assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, está bem firme e fundada; aquele que crer não será confundido.” (Is 28.16).

Fundamentos ou alicerces servem para dar estabilidades às construções de casas, edifícios etc. No sentido espiritual somos comparados a um edifício. Uma vida devota não poderá estar segura sem fundamento; entretanto, todas as nossas convicções religiosas devem estar fundamentadas em princípios bíblicos. Deus estabeleceu a sua palavra personificada em Jesus Cristo, como alicerce espiritual para todos, sem distinção de cor, raça e língua, com a finalidade de tornar o homem espiritualmente estável diante dele. “Portanto, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica, será semelhante ao homem que edificou a sua casa sobre a rocha.” (Mt 7.24). A base principal dada por Deus para essa estabilidade eram as promessas de Deus, principalmente para o seu povo. Elas tinham fundamentos sólidos. Quem cresse não seria confundido.

Fundamento insubstituível
Segundo Paulo esse fundamento não deve ser modificado, ou seja, não se pode pôr outro além do que já foi posto “Jesus Cristo” (I Co 3.11), nele o cristão deve permanecer para que possa alcançar a eternidade (I Tm 6.19). O fundamento de Deus permanece firme tendo a sua confirmação “o selo” (2 Tm 2.19).

Jesus, a pedra do nosso alicerce espiritual
Ele é a pedra principal e de esquina, embora desprezada pelos construtores (Mt 21.42; At 4.11; Ef 2.20). Pedra de esquina ou pedra angular, por ela são medidos os ângulos e os esquadros antes que se inicie a base da construção. Ela é o padrão para um bom fundamento; desprezá-la é viver uma vida espiritual insegura, sendo comparada a uma casa construída sobre a areia (Mt 7.26,27). Essa estabilidade se desenvolve com a observação da palavra de Deus. Toda edificação bem fundamentada merece confiança: uma casa ou um edifício deve está alicerçado de tal forma que suporte a oscilação do próprio terreno e as variações climáticas e ambientais.

O cristão comparado ao cedro do Líbano
Uma vida espiritual bem alicerçada é comparada a uma árvore com raízes profundas lhes garantem a estabilidade e os nutrientes necessários para suportar o calor e a sequidão. - “Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano da sequidão não se fadiga, nem deixa de dar frutos.” (Jr 17.8). Esse texto pode fazer referência ao crente que tem uma vida espiritual estabilizada. Segurança em sua confissão de fé é imprescindível para todos quantos se dispõem a servir a Deus. A ausência de solidez espiritual pode levá-lo ao fracasso. Aprendemos lições importantes nas cartas de Paulo, onde ele expõe confiantemente essa estabilidade nas perseguições, prisões, açoites, naufrágio, dos falsos evangelhos, nas necessidades (Rm 8.35; I Ts 4.) até no final da sua carreira (I Tm 4.18). Sendo assim, todos nós necessitamos de ter a mesma confiança.

Amados, em época tão difícil como esta necessitamos ter firmeza e decisões cada vez mais seguras, tanto no material quanto na vida espiritual. Carecemos demonstrar a nossa confiança em todos os aspectos para que não percamos tudo aquilo que temos ganhado. Devemos buscar estabilidade, principalmente numa época difícil quando a fé de muitos crentes é provada como é provado o ouro. “O crisol é para a prata, e o forno para o ouro, mas o Senhor prova os corações.” “Essas provações são para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo.” (Pv 17.3; I Pe 1.7). São nesses momentos que precisamos estar firmes com a esperança porque “Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8.28).


Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto