A IGREJA E A UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO



ESBOÇO 482
TEMA: A IGREJA E A UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO
“Procurando guardar a unidade do Espírito Santo pelo vínculo da paz:” Ef 4.3

Consideremos a importância desse assunto para a eleita do Senhor, “a Igreja”, e observemos a existência de três formas de união que procedem de Deus. Vejamos, pois, no decorrer deste assunto.

As três uniões importantes
1. A união de Jesus com a Igreja, essa é uma união eterna (Jo 17.19-21);
2. A união dos cônjuges, ou seja, de duas pessoas que se unem pelos laços do matrimônio (Mt 19.5);
3. Os membros do corpo de Cristo “a Igreja” (I Co 12.12).

Levemos em consideração a primeira, por ser ela perfeita, servindo de modelo para as demais pelo seguinte: A unidade no matrimônio depende dos dois, ou seja, de como eles se relacionam. A unidade da Igreja é promovida pelo Espírito Santo. Os membros da Igreja são usados por Deus para manter a unidade - “...do qual todo corpo, bem ajustado e ligado pelo auxilio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para edificação em amor.” (Ef 4.16). Mas Deus entregou aos obreiros a função de levar a igreja a essa unidade de fé até chegar a varão perfeito (Ef 4.13).

Figuras que demonstram a unidade da Igreja
1. Seus membros formam um corpo (I Co 12.12-14);
2. As muitas ovelhas formando um rebanho (Jo 10.16);
3. Muitas pedras formam um edifício espiritual (I Pe 2.5);
4. As muitas lâmpadas formando um candelabro (Mt 5.14; Lc 8.16; Ap 1.20).

O agente que une a igreja
Afirmamos, anteriormente, que o Espírito Santo é o promotor da unidade da igreja. Ele continua operando, aplicando o resultado da vitória de Cristo, visto que ele morreu para unir os que estavam dispersos. “E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que estavam dispersos.” (Jo 11.52). A igreja e a sua união com Cristo envolve mistério: “Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da Igreja.” (Ef 5.32). Essa união independe de raça, posição social, idade e sexo, o importante é ser um, mas essa união só será possível em Jesus, pois é nele que os judeus e gentios fornam um corpo “...a saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho.” (Ef 3.6). Também é importante saber que ele deve ser o centro dessa unidade (Cl 1.18). O Espírito Santo como promotor dessa união atrai os homens a Cristo operando em dois sentidos no vertical e horizontal. No vertical ele tem a capacidade de unir os homens a Deus, e no horizontal une uns aos outros.

O Espírito Santo conduz o homem a Cristo, o que resulta em uma purificação espiritual, ou seja, eles são lavados pelo sangue de Jesus. Assim sendo, ele chega mais perto de Deus. “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.” (Ef 2.13), levando os crentes a comunhão uns com os outros (I Jo 1.7).

O Espírito Santo também promove no homem o novo nascimento (Jo 3.6), lhe concedendo uma nova natureza divina (2 Pe 1.4). Sendo que essa natureza é na base do amor (I Jo 4.8).  O amor de Deus por nós faz com que o amemos também, (I Jo 4.19), e ao mesmo tempo amarmo-nos uns aos outros (I Jo 5.1). “Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos, quem não ama a seu irmão permanece na morte.” (I Jo 3.14).

            Devemos pedir a Deus que o seu amor continue sendo derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo para que cresçamos em unidade e frutifiquemos, esse deve ser o resultado dessa união entre irmãos. Sejamos unidos em Cristo até o final.

Posteriormente continuaremos o assunto.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma -PE

Nenhum comentário:

Foto