O AMOR QUE DEUS QUER DE NÓS



ESBOÇO 483
TEMA: O AMOR QUE DEUS QUER DE NÓS
“E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.” Mc 12.31
          
      Amor à vida é um principio fundamental, esse sentimento foi instituído por Deus, servindo de base para toda raça humana. Mas para isso é necessário que o indivíduo valorize a sua própria vida, enquanto não houver esse reconhecimento seremos incapazes de amar ao próximo. Falaremos sobre o que induz o indivíduo a não amar seus semelhantes.

Amantes de si mesmo
O sentimento egoísta induz as pessoas a esquecerem dos seus semelhantes e olharem somente para dentro de si; essas tais foram descritas por Paulo como os amantes de si mesmos (2 Tm 3.2). Essa atitude contraria totalmente os princípios divinos que enfatizam  o amor ao próximo como a si mesmo. “E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.” (Mc 12.). Em primeiro lugar amar a Deus. Se o indivíduo não amar a Deus é incapaz de amar ao próximo. O egocentrismo humano tem causado muitos males, porque o homem atenta para o que é propriamente dele, e não para o que é dos outros. “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas para o que é dos outros.” (Fp 2.4). Quem tem o espírito beneficente busca o bem do seu próximo, isso é exercitar o amor divino.

Amando de forma especial
É importante ressaltar que devemos aprender a nos amar de forma especial, não permitir que as dificuldades venham impedir de amar-nos a nós mesmos. Existem pessoas que, ao enfrentarem os problemas, relaxam e não cuidam de si. Outras passam a viver em função dos outros esquecendo que nelas há um grande potencial, que as torna capazes de fazer determinadas atividades sozinhas. Portanto, não devemos ser levados pelo sentimento de tristeza, mas procurar alguém que nos compreenda e eleve a nossa autoestima. Isso significa valorizar-nos a nós próprios. Amar a si é superar obstáculos e ultrapassar barreiras. Existem pessoas que não têm mais prazer nas realizações da vida, no trato pessoal, e não cuidam da aparência, depreciando a si mesmas, entre outras. Quando nos amamos, nos sentimos realizados, prezamos a nossa identidade, o nosso bem estar; mas também não é louvável você se amar e superestimar-se a ponto de desprezar outras pessoas, nem um amor que beneficia apenas o indivíduo. O amor especial é um amor sincero, ele independe de posição ou dinheiro, ele não visa benesses, mas se dar a favor do próximo. Foi isso o que Jesus fez e nos ensinou “amar mesmo sem ser amado” “O amor não seja fingido.” (Rm 12.9).

Recompensados por amar
O verdadeiro amor nos leva à recompensa divina. Muitas vezes não somos recompensados pelos nossos semelhantes, por mais que venhamos a fazer-lhes bem, mas isso não importa, a recompensa divina é certa. Também nada devemos fazer pelo próximo para sermos notados, pois o Senhor condena essas coisas e somente recompensará os que fizerem de coração (Mt 6.1-4).

Recomendações sobre o amor
Desde o princípio Deus exige que o homem pratique o amor a Ele e ao próximo, mas infelizmente isso não tem acontecido com a humanidade, ou seja, o homem não tem correspondido da mesma maneira que tem sido correspondido pelo Senhor. Há alguns mandamentos fundamentais para os cristãos: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com a mor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Rm 12.10); “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é caridade.” (I Jo 4.7,8); “Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece seu irmão; é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão , ao qual viu, como pode amar a Deus a quem não viu? E dele temos este mandamento: Pois quem ama a Deus, ame também seu irmão” (I Jo 4.20,21).

            Amados, devemos pôr em prática esses ensinamentos de Deus para que tenhamos uma vida completa diante dele. Que possamos amar os nossos semelhantes de maneira especial, independentemente de qualquer coisa, e a maior prova do nosso nascimento espiritual está em amarmos a Deus e guardarmos os seus mandamentos (I Jo 5.2).

Pr. Elis Clementino da Silva

Nenhum comentário:

Foto