O OBREIRO DIÓTREFES


ESBOÇO 486
TEMA: O OBREIRO DIÓTREFES
“Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura entre eles a primazia, não nos recebe...”. 3 João 9-11.

A fragilidade humana pode levar o indivíduo a um comportamento que comprometa a si e as outras pessoas. Isso tem acontecido naturalmente desde o primeiro homem; atualmente não é diferente, continuam agindo da mesma maneira, principalmente no meio cristão, onde também existem pessoas de toda natureza: ambiciosas, egoístas e desobedientes etc. A Bíblia relata histórias de pessoas com essas qualidades; no entanto, é através das suas atitudes que extraímos lições para o nosso cotidiano. Tomaremos como exemplo o comportamento do obreiro Diótrefes.

Quem era Diótrefes?
Um ambicioso obreiro, cujo nome significava “alimentado por Júpter” ou Zeus. Estes eram deuses da mitologia greco-romana, Diótrefes era cheio de superstições pagãs, e ambicioso por glórias humanas. Ele cresceu orgulhoso, arrogante e cheio de prepotência; incapaz de respeitar as autoridades, principalmente as da igreja na época. Foi atraído pelo cristianismo e professou a sua fé em Cristo, e tornou-se membro da igreja local; ele passou a ter uma grande influência na cidade até chegar a ser ordenado a Ministro do Evangelho. Elevou-se entre as lideranças da igreja, mas havia algo que estava guardado no seu coração, o ciúme doentio ao ver a influência do apóstolo João como líder da Igreja.

Todo indivíduo ciumento adora exercer a primazia. Diótrefes sempre procurava ter entre eles o primado, estar em destaque; esse era o seu prazer e jamais pusera em prática os ensinamentos de Jesus (Mc 10.44). Além do mais ele não estava disposto a sofrer pela Igreja, mas se ufanava através dos trabalhos fundados pelo outros. Demonstrava defender a justiça social, e com isso ele promovia a justiça própria e não a divina.

Servia a si mesma
As pessoas com características de Diótrefes sempre buscam aquilo que é do seu interesse e da sua família. Esse obreiro também fingia que estava a serviço de todos, e arquitetava a tomada do poder para sustentar a sua primazia; para isso ele tinha habilidade, influenciava as pessoas com a finalidade de alcançar a supremacia. Ele usava a demagogia que se usa nos dias de hoje, só pensava em si, cuidava dos seus próprios interesses. Diótrefes era o tipo de obreiro que não comparecia às reuniões que tivessem à frente outra liderança; e quando estava presente, tratava com descaso quem estivesse liderando a reunião, como também os trabalhos organizados pelos outros colegas. Ele desestimulava quaisquer pessoas que estivessem interessadas em ajudar no desenvolvimento da Igreja e do evangelho. O que ele mais gostava era de ser louvado; se fosse hoje, seria estar em destaque na mídia: na televisão, jornais, nas redes sociais, ou seja, nos meios de comunicações sendo aplaudido por todos. Entretanto, o egoísmo estava arraigado no seu coração, e pessoas assim não se contentam com nada.

O desprezo a João
Obreiro egoísta despreza os colegas, subestima, contrariando todo o princípio cristão. Diótrefes nem sequer considerava João, mesmo sabendo que ele havia sido discípulo do Senhor, embora os demais membros da Igreja tivessem uma grande consideração a João como “pai espiritual”. Com Diótrefes não era assim, principalmente quando o ouvia pregar; enquanto João pregava, ele resmungava, era um procedimento maligno, não aceitava os enviados por ele, muito menos o convidava para pregar, nem ao menos para visitar a igreja. Mas a admirável coragem de João não retrocedia e nem se intimidava com as atitudes de Diótrefes. João era obreiro de verdade e tinha convicção de sua chamada.

                Devemos ter muito cuidado para não agirmos da mesma maneira que esse mal obreiro “Diótrefes”. Considere os homens de Deus, deixe de lado toda arrogância e exaltação, prefira o caminho da humildade; entenda o que disse o apóstolo Paulo: - “cada um considere o seu irmão superior a si mesmo” (Fp 2.3), principalmente o ministro, ele tem a responsabilidade dada por Deus para ser exemplo e cuidar do rebanho. O obreiro Diótrefes era um dominador e brigão, ele não reconhecia a legitimidade de João como apóstolo de Cristo, pois ele queria ter a primazia de apóstolo no lugar de João; em compensação havia na igreja dois obreiros elogiados por João por terem comportamentos excelentes: Gaio e Demétrio. Estes receberam elogios de João. Queridos obreiros, o nosso bom exemplo deve contagiar os mais novos.

Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz mal não tem visto a Deus”.

“Guardai-vos dos maus obreiros” Fp 3.2

(MINISTRADO NA 10ª E.B.O EM ITAPISSUMA –PE)

Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE

Nenhum comentário:

Foto