A CORREÇÃO


ESBOÇO 485
TEMA: A CORREÇÃO
“E, na verdade, toda a correção, no presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela”. Hb 12.11

Corrigir, ajustar, retificar - sinônimos que indicam voltar às condições boas de antes, ou seja, retornar ao primeiro estado, antes da claudicação cometida. Deus usou esse procedimento para com a humanidade que havia falhado e entrando no caminho do erro. O homem após a queda perdeu a perfeição.  “..que Deus fez ao homem reto, mas eles buscaram muitas invenções” (Ec 7.29). Não há nada que se faça de errado que não se possa corrigir, sendo em todos os aspectos da vida. Discorreremos nesse mote sobre a correção, seus efeitos e os resultados.

Obediência
Guardar os mandamentos de Deus é um princípio fundamental para toda humanidade. E é aplicado a todas as classes de pessoas. As leis divinas foram passadas de pais para filhos (Dt 6.1-9; Pv 3.1-7).  Esses ensinamentos hoje continuam sendo eficazes para todo o desenvolvimento humano, e quando os violamos ainda temos a oportunidade de nos corrigirmos. Quando o indivíduo se autocorrige indica que ele reconheceu a sua falha, mas quando não, a correção vem através de uma repreensão de alguém que tenha competência para tal.

O que nos leva a ser corrigidos?
O “amor” é a causa da repreensão divina. Somos por Deus tratados como filhos. Deus nos ama porque somos para ele filhos; ele quer o melhor para nós, porque o verdadeiro pai não quer ver a ruína dos seus filhos (Pv 3.12; Hb 12.6,7).

Qual a reação que sentimos mediante uma correção?
Dificilmente uma correção é bem-vinda, ela nem sempre será recebida com gozo. Ninguém gosta de ser corrigido, e se for de uma maneira grosseira, pior ainda (Hb 12.11). A nossa primeira visão mediante uma correção é que ela não trará benefício algum, contudo, depois é que entendemos os benefícios que ela nos traz (Pv 3.11-13).

Quais os benefícios de uma correção?
Se as pessoas soubessem os benefícios que trazem uma correção, aceitariam de bom grado. Ela produz um fruto pacífico de justiça naqueles que são alcançados por ela (Pv 3.4).

            Não devemos rejeitar a correção, seja dos nossos pais ou do Senhor, é muito perigoso quando não aceitamos a correção, as consequências sempre resultarão em tristezas e dores. Aceitemos a correção do SENHOR.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE

Nenhum comentário:

Foto