NÃO TEMAS


ESBOÇO 487
TEMA: NÃO TEMAS
“E dize-lhe: Acautelai-vos e aquieta-te; não temas, nem desanime o teu coração por causa desses dois pedaços de tições fumegantes; por causa do ardor da ira de Rezim e da Síria, e do filho de Remalias”. (Is 7.4)

Em todas as épocas Deus deu proteção e livramentos ao seu povo, mas é natural acontecer o temor mediante os desafios dos inimigos. Porém, para que esse temor seja aniquilado do nosso coração faz-se necessário saber que Deus é mais forte do que os nossos inimigos, ele tira o nosso medo e nos encoraja. O contexto ressalta que se levantaram os inimigos contra Jerusalém. Nada eles poderiam fazer, mas algo importante aconteceu. Proteção divina está sempre presente trazendo livramentos e vitórias para o seu povo.

Os propósitos de Deus
Jamais alguém pode destruir os propósitos de Deus; pois tudo quanto ele planejou para o seu povo não pode ser impedido. Planejar algo contra os seus escolhidos não se consolidará. Justificando, Jesus “justiça nossa” o seu povo, quem os condenará? (Jr 23.6; Rm 8.33). Sempre houve quem tentasse impedir os desígnios de Deus para com o seu povo; os homens escolhidos para realizar a vontade de Deus sofreram oposições em todas as épocas.

Os inimigos do povo de Deus
Os alvos dos nossos inimigos são todos aqueles que guardam os mandamentos do Senhor e fazem a sua vontade. Nossos opositores sabem que para destruir os propósitos de Deus basta nos tirar da presença dele, todavia, devemos saber que todos os nossos inimigos estão debaixo das ordens divinas. Mesmo sabendo que Deus estava com o seu povo, por causa da aliança entre a Síria e Efraim houve um grande temor entre o povo, e os seus corações desanimaram; embora para Deus aqueles inimigos fossem apenas “dois tições fumegantes” (Is 7.2,4), mesmo assim o coração deles se abalou.

Encorajamento
Nas escrituras há muitas lições de encorajamento. Sempre Deus tem alguém para nos encorajar; o profeta Isaías foi enviado para encorajar Acaz e pedir-lhe que: (1) tivesse cautela; (2) ficasse quieto; (3) e não temesse; (4) e não desanimasse o seu coração por causa daqueles dois tições que fumegavam (Is 7.4). Podemos lembrar também do episódio quando os inimigos de Jeosafá, rei de Judá, se levantaram contra ele, Deus usa um profeta para lhe tranquilizar usando palavras semelhantes: “Então veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação e disse: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a batalha não é vossa, mas de Deus. Amanhã [...] não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o livramento que o SENHOR vos dará,” (2 Cr 20.15-17). Deus tem um profeta para cada ocasião das nossas vidas, mas é necessário que façamos a sua vontade, e que não nos desesperemos. Não importa quem são os nossos inimigos, se grandes ou pequenos, imitemos a coragem de Josué e Calebe quando espiaram a terra. Saiba, porém, que a maneira como você encara as dificuldades é que faz toda diferença; para os outros espias os gigantes impediam a conquista (Nr 13.27-29), mas para Josué e Calebe eles não representavam nada, porque ambos sabiam que o Senhor estava do lado deles. “Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Subamos animosamente, e possuamo-la em herança, pois certamente prevaleceremos contra ela. Porém os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós. E diante dos filhos de Israel infamaram a terra que tinha explorado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar, é terra que devora os seus moradores. Todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.” Nm 13: 30-32

            Não são as armas de guerras, os cavalos e nem os carros, mas a menção do nome do Senhor (Sl 20.7), “Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do Senhor vem a Vitória... (Pv 21.31). A preparação para a guerra consiste em estarmos constantemente com Deus e ter algo para iniciar a batalha. Para cada dia Deus tem uma mensagem de encorajamento: “Não temas!” Isso nos faz ver a vitória mesmo antes de começar a batalha. Os inimigos de Jerusalém não puderam contra ela, porque o Senhor era mais forte que eles. Por isso nunca desista, lute pelos seus ideais! Se você desistir, a luta acabará; mas, adiante esta vitória lhe fará falta.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE


Nenhum comentário:

Foto