O ENCONTRO DE JACÓ COM DEUS


ESBOÇO 491
TEMA: O ENCONTRO DE JACÓ COM DEUS
“Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei volta a esta terra, porque te não desampararei até cumprir eu aquilo que te hei referido” (Gn 28:15).

Todo ser humano nasce com características próprias e impróprias por natureza, muitas pessoas nascem desprovidas de qualidades nobres que edificam o ser, estas qualidades podem ser melhoradas dependendo da submissão ao Eterno. Discorreremos neste esboço sobre a vida de Jacó, suas qualidades morais, sociais e espirituais.

Biografia de Jacó
Jacó era filho de Isaac, filho de Abraão, ele teve um nascimento considerável anormal, no momento de um parto de gêmeos que já é consideravelmente complicado, Esaú nascendo primeiro e Jacó o segurou pelo calcanhar, embora isso já tinha um significado profético (Gn 25.23), mais tarde enganou a seu pai (Gn 27.15-20), foi também chamado de “enganador”. Jacó teve uma vida bastante conturbada até ter o encontro com Deus. Algumas traduções dizem que o nome de Jacó no “Hb suplantador”.

Identidade é o conjunto de características exclusivas de cada individuo, para a psicologia a identidade é construída ainda no ventre. Jacó por sua vez já tinha uma identidade forte pois sua mãe ao dar a luz a gêmeos, Jacó nasceria segurando os pés de Esaú”
“Personalidade  é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, que vem sendo somado ao passar dos anos agregando como experiências vividas e como conhecimentos adquiridos formando assim um complexo e único a cada indivíduo. O termo é usado em linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa", de forma que se pode dizer que uma pessoa "não tem personalidade"; esse uso, no entanto leva em conta um conceito do senso comum e não o conceito científico aqui tratado”. Jacó possuía elementos que indicavam ter uma personalidade fraca, era enganador, farsante e oportunista, essas coisas lhes trouxeram muitos infortúnios (infelicidade, males, desventuras, adversidades e aflições). Analisemos: (1) Enganador: enganou a seu irmão para obter a primogenitura (Gn 25:31.32). (2) Farsante: disfarçou-se para obter vantagens em relação à benção de Esaú; (3) Oportunista: apossou-se da situação para benefício próprio, ele usurpou o direito de seu irmão.
Aspecto Social: A convivência em sociedade exige de cada membro um esforço para o bem comum do seu grupo, de sorte que esta convivência se dará de forma que todos sejam beneficiados, Jacó por várias vezes quebrou as regras de sua sociedade, era um membro danoso e não trazia para a sociedade beneficio algum. Como membro do clã, Jacó teria que dá o exemplo como II na linhagem de Isaac, ele não pensava no bem de sua sociedade e nem da sua família, porém ele não estava preparado para cuidar dela se seu pai viesse a morrer, no entanto seu irmão Esaú era diferente, ele era guerreiro e bom caçador, provedor da melhor caça para seu pai. (Gn 27:3).

Aspecto espiritual
O resultado de uma vida espiritual pode fazer a diferença, Jacó necessitava de uma mudança, ele não vivia bem espiritualmente e para mudar essa situação seria necessário ter um encontro com Deus.

Todo homem tem oportunidade de mudar, principalmente quando ele tem um encontro com Deus, geralmente às profundas experiências com Deus acontecem quando o indivíduo está em denso abatimento, ou seja, em uma situação de sofrimento. Deus tinha planos na vida de Jacó, mas não seriam as suas manobras que levariam Deus a consolidar os seus intentos a seu respeito. Deus é poderoso para fazer muito mais daquilo que pedimos e pensamos (Ef 3.20). Após passar alguns processos de sofrimentos, e enganado e explorado por Labão (Gn 29.18,19,25,26). Um belo acontecimento a reconciliação com seu irmão (Gn 33.4). O encontro com Deus o homem nunca sai como entrou, ele entrou como Jacó “enganador” e saiu ferido na coxa, mas com um novo nome “Israel” (Gn 32.27,28). A ira de Esaú foi aplacada quando viu seu irmão ferido na coxa e com o nome mudado.
As pessoas em si sentem a necessidade de fazer algumas mudanças durante a sua vida, mesmo que desde o começo de vida traga consigo alguns traços que não sejam importantes, Jacó desde o inicio de vida teve consigo uma personalidade forte, isso lhe trouxe alguns problemas mais tarde, tanto no aspecto espiritual quanto social, mas quando a pessoa tem uma profunda experiência com Deus ele tem a grande chance de mudar. É impossível ter um encontro com Deus e não mudar.


Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto