INSTRUMENTOS DE CORREÇÃO


ESBOÇO 490
TEMA: INSTRUMENTOS DE CORREÇÃO
“Estenderei sobre Jerusalém o cordel de Samaria e o prumo da casa de Acabe;” 2 Rs 21:13
2 Rs 21:13

O prumo, nível e cordel são instrumentos usados para se fazer uma avaliação ou medição da veracidade de um trabalho de alvenaria entre outros, podemos também fazer uma aplicação no sentido espiritual ou em relação à conduta humana, se estar aprumado ou desalinhado no seu comportamento. O prumo é mencionado na bíblia como instrumento para alinhar ou aprumar espiritualmente o comportamento humano. São instrumentos simples e comuns usados pelos construtores, eles foram usados como alegorias, ou seja, uma expressão ou idéia de modo figurado.

“Ética é a parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana”. Conduta é o ato ou efeito de conduzir-se. Existem inúmeras maneiras de se identificar e entender o comportamento humano, como também aprovar ou desaprovar esse comportamento.

Utilidades dos instrumentos
(1) O prumo nas escrituras é representado pela palavra de Deus, ela serve de regra para medir a nossa conduta e ética. A Bíblia é o nosso cânon divino, a vara que rege as nossas vidas (Js 1.7; Dt 5.32). Hoje nas construções são usados para fazer avaliações verticais nas paredes que estão sendo erguidas pelos profissionais das alvenarias, no entanto quando relacionamos com a vida espiritual ele mede a nossa postura em relação a Deus; (2) O nível, esse instrumento serve para nivelar, igualar, deixar plano, identificar se há aclive ou declive. Esse tipo de instrumento serve mais para ser usado em superfície plana, podendo referir-se ao nosso relacionamento com Deus e os nossos semelhantes; (3) O cordel era uma linha ou cordão barbante que é usado como figura para se fazer medidas, a bíblia menciona que Deus media com cordel, isso se referia a medição da espiritualidade do seu povo (Am 7.17; Zc 2.1; 2 Rs 21.13). (4) Balança nas escrituras indica que as nossas condutas estão sendo medidas e pesadas através do fiel da balança (Lv 19.36; I Sm 2.3; Jó 31.6; Dn 5.27). (5) Em algumas vezes Deus deixa de lado o prumo, o nível e o cordel para usar a espada, ela entra em ação como sentença divina pelos pecados cometidos (2 Sm 12.9,10).

A correção divina
Deus age corrigindo quando deixamos os seus preceitos (Dt 5.32; Js 1.7). Deus usou o prumo para exterminar a casa de Acabe, a morte de Jezabel e Jeú (2 Rs 9.33; 10.10,11); Manasses rei de Jerusalém fez o que era mal aos olhos do Senhor, conforme as abominações dos gentios que o Senhor desterrara das suas possessões e por isso Deus usou o prumo da casa de Acabe (2 Rs 21.2,13; 1 Rs 16.30 a 33); Acazias andou no caminho da casa de Acabe e fez o que era mal aos olhos do Senhor (2 Rs 8:27); Nabucodonosor foi pesado na balança de Deus pelo seu orgulho, presunção (Dn 4.30 – 32); o Rei Belsazar deu um banquete no palácio real profanando os utensílios sagrados, por isso foi pesado na balança e achado em falta (Dn 5:5, 25-28).

            Amados, todos os nossos atos são medidos pelo SENHOR, por isso necessita-se de ter cuidado nas nossas atitudes e maneira de agirmos, somos avaliados pelas outras pessoas, sobretudo medidos por Deus, o instrumento pelo qual somos medidos é a sua palavra. Devemos estar cientes que quando não vivemos uma vida digna para com Deus pagaremos alto preço, mas antes, somos advertidos por Deus para não sofrermos a dura correção. Deus exigiu de Abrão “anda na minha presença e ser perfeito” (Gn 17.1).

Obs. Falta correção
Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE

Nenhum comentário:

Foto