ALCANÇANDO O SUCESSO ESPIRITUAL


ESBOÇO 496
TEMA: ALCANÇANDO O SUCESSO ESPIRITUAL
Meditação: Salmo 1.1-6.

Todos desejam sucesso na vida, entretanto, muitos não almejam a mesma coisa na vida espiritual. Portanto, para poder alcançar o que se deseja é necessário saber que acima de tudo está a nossa consideração à palavra de Deus, e reconhecer o lugar que ela ocupa em nossas vidas. O Salmo primeiro refere-se ao justo e ao ímpio, tornando clara a diferença entre ambos. É importante saber que o sucesso do justo é atribuído à importância que ele dá às Escrituras Sagradas e à maneira como nos aplicamos a ela; mas para isso somos advertidos a meditar nela de dia e de noite (Js 1.8; Sl 1.2).

Felicidade do justo
Este Salmo inicia-se com o vocábulo “bem-aventurado”, essa palavra no hebraico significa “felicidade”, ou como chamamos “feliz”, pois o justo ele goza tanto da alegria interior quanto da exterior (Sl 4.7). A Bíblia nos revela que não há outra maneira de se alcançar esse felicidade, a não ser pela própria palavra de Deus (Sl 1.1,2; Js 1.8).

Em busca da felicidade
Sabemos que o alvo da humanidade é a felicidade e o prazer, mesmo que se busque de forma imprópria, porém, existem aqueles que realmente buscam de maneira adequada, mas quem são esses? A felicidade e os valores espirituais não são encontrados no mundo, mas na sua separação, e na maneira obediente ao servir a Deus (Sl 1.1; I Jo 2.16; Mt 5.3-11). A felicidade e os prazeres que o mundo oferece são passageiros, e geralmente terminam em frustrações (Lc 15.)

Caráter espiritual
Há uma diferença entre o caráter do justo e o do ímpio; as atitudes dos justos são diferentes, ou seja, os justos não agem como os ímpios (Pv 4.18; Is 26.7). Este salmo afirma que os justos têm conduta diferente da do ímpio, porque o homem justo se despiu do velho homem e se revestiu do novo homem (Ef 4.22,24).

Vida santificada
O que caracteriza o justo é a sua vida de santidade perante Deus (I Ts 4.3,7), isso é o que faz a diferença entre o justo e o ímpio (Sl 1.1). A nova maneira de viver é o resultado de uma vida santificada (I Ts 4.1); as coisas velhas passaram (2 Co 5.17). Depois dessa mudança ele não pode mais andar como andam os ímpios (Rm 13.13), mas em uma vida de santificação (I Ts 4.4).

Vida cristã triunfante
Há razões para que o cristão tenha uma vida triunfante: (1) ele tem o seu prazer na Lei do Senhor e nela medita dia e noite (Sl 1.2); (2) ele se satisfaz plenamente na palavra de Deus (Sl 119.97); (3) ele edifica a sua casa espiritual na Palavra (Mt 7.24,25).

Prazer na Palavra de Deus
Os que amam a Deus têm o seu prazer na sua Lei antes de tudo, ele pensa e pondera sobre os preceitos do Senhor (Sl 1.2a; Sl 119.24), conforme Paulo disse (Rm 7.22). A nossa vitória está em darmos valor à Palavra de Deus, somos tidos por bem-aventurados (Ap 1.3). O real prazer do crente está em meditar constantemente (Sl 1.2b); não um simples hábito de ler, é muito mais que isso, “é meditar”, se esforçando a todo o momento para conseguir obter a vontade divina sobre si (Ef 5.17). Devemos observar o que o Senhor disse a Josué: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite...” (Js 1.8a). Esse sem dúvida, é o segredo da prosperidade espiritual.

Obediência através da Palavra
Quando o crente tem prazer na palavra de Deus ele é obediente. Isso acontece naturalmente (Rm 6.17). Foi por isso que Paulo elogiou os crentes de Roma (Rm 16.19), e consequentemente, a obediência resulta em bênçãos (Dt 28.1,2). Assim como as bênçãos procedem da obediência, os castigos vêm em decorrência da desobediência (Dt 28.15), por isso é melhor obedecer do que sacrificar (I Sm 15.22).

O sucesso espiritual do crente
Conforme o que já entendemos, todo sucesso é resultante de uma vida separada do mundo pecaminoso.  Essa diferença é vista quando se dá valor à palavra de Deus (Jr 2.31a) e dela faz sua meditação diária (Sl 119.148; I Tm 4.15). O salmista compara o crente a uma árvore frutífera plantada junto ao ribeiro de água (Sl 1.3a), isso revela a esperança do crente e o seu sucesso espiritual (Jr 17.7,8). Uma árvore alimentada não aceita fracassos como secar as suas folhas; suas raízes estão firmes e sempre se renova (Jó 14.7-9). O crente prospera, essa prosperidade está atrelada à palavra de Deus e a sua obediência ao Senhor.

Situação espiritual dos ímpios
O contraste é visto e a diferença é grande (Ml 3.18; Sl 1.4; Pv 10.6). Além do mais eles não têm paz (Is 48.22) e não subsistirão no juízo (Sl 1.5a). Aqui não se trata do julgamento futuro, mas de algo que acontece a cada dia na vida deles. Os tais não podem suportar temporal ou, espiritualmente, o julgamento divino (Sl 37.10), e receberão a sua recompensa (Rm 6.23).

            Amados, meditemos sempre na palavra de Deus, ela é a única fonte de alimento espiritual para sermos felizes e prósperos. Devemos fazer a diferença com uma vida santificada pela palavra, que nos garante brilhar como luz diante de um mundo pecaminoso que jaz no maligno, porque aqueles que não fazem a diferença certamente perecerão, e estão reservados para o dia do juízo (2 Pe 3.7).

Atualizado em 19/06/2013

Pr. Elis Clementino - Itapissuma

Nenhum comentário:

Foto