A REGENERAÇÃO



ESBOÇO 504
TEMA: A REGENERAÇÃO
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus...” João 3.3-8.

A regeneração no sentido teológico é um processo espiritual e divino, regenerar é o restabelecimento daquilo que estava derrocado, e o renascimento de uma nova vida através de Cristo, “no latim regenero, -are” significa restaurar, corrigir e revivificar. Esse é o processo usado por Deus para restaurar um vil pecador. É impossível separar regeneração da salvação, pois ela está inserida no estudo da Soteriologia, ou seja, “estudo da salvação” sem a salvação jamais o homem teria acesso ao reino dos céus. Jesus ao falar sobre o assunto a Nicodemos disse: - Você não se surpreenda com o que estou dizendo, você precisa nascer de novo. Discorreremos de forma simples sobre essa doutrina.

Nascer de novo
A fala de Jesus em (Jo 3.3) não significa reencarnação, o espiritismo considera o texto falado por Jesus como o retorno da alma em outro corpo, as vezes que forem necessárias, inclusive citam (2 Co 5.17), entretanto não é isso a que Jesus se refere. A salvação é um processo que envolve vários estágios, a expiação, arrependimento, conversão, regeneração, santificação, justificação e glorificação. A regeneração é a concessão da vida à alma (Jo 3.5; 10.10,28; I Jo 5.11,12), é a doação divina de uma nova natureza ao homem (II Pe 1.4), em alguns textos bíblicos um novo coração (Jr 24.7; Ez 11.19; 36.26), que consequentemente se tornará uma nova criatura (II Co 5.17; Ef 2. 1; 4.24). Os processos humanos são incapazes de regenerar espiritualmente uma pessoa, mesmo que investisse todos os seus recursos.

Resultados da regeneração
Quando uma pessoa se aproxima de Deus para obter regeneração espiritual deve saber que não são algumas qualidades que sinalizam ou comprovam essa regeneração e nem garantem a realidade dela, mas através de uma vida de santificação contínua, essa separação espiritual se atribui ao processo de regeneração, pela qual habilita o crente a uma comunhão mais íntima com Deus através do Espírito Santo lhe proporcionando ajuda (Jo 14.16,17). A regeneração permite o desenvolvimento e manifestação do fruto do Espírito no cristão (Gl 5.22-25), e consequentemente a justificação divina, ela libera aos cristãos o revestimento de poder, evento que é necessário para a realização da obra de Deus (Lc 4.14; 24.49; At 1.8; 10.38).

Precisamos compreender que o arrependimento e a conversão antecedem a regeneração, pois sem eles, jamais estaríamos aptos a entrar no reino de Deus, como também receber outros eventos que sucederão. É impossível experimentar o melhor de Deus e continuar na vida pecaminosa, visto que todo esse processo resulta em uma nova criatura (2 Co 5.17). Quando um indivíduo tem essas características, não significa que o pecado tenha sido erradicado totalmente da sua vida (I Jo 1.8-10), também não é necessário usar os métodos do legalismo ou ascéticos que subjugam a carne para obter a santidade, ou seja, por meio de privações e sofrimentos (Mc 7.5-13), assim sendo, a regeneração é uma ressurreição espiritual, um começo de uma nova vida em Cristo, as coisas velhas passaram e tudo se fez novo.



Pr. Elis Clementino – Itapissuma -PE

Nenhum comentário:

Foto