OS DONS ESPIRITUAIS



ESBOÇO 505
TEMA: OS DONS ESPIRITUAIS
“Porque a um é dada, pelo Espírito, a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento...” (I Co 12. 8-11).

É fundamental que os cristãos pentecostais conheçam a doutrina dos dons; a falta desse conhecimento pode trazer problemas à igreja local. Por isso o Apóstolo Paulo escreveu à igreja de Corinto para mostrar-lhe as verdades sobre e como são distribuídos os dons do Espírito Santo na igreja (I Co 12.12).

I. Paulo lembra aos crentes de Corinto a sua situação espiritual, antes e depois que se converteram a Cristo; eram pagãos desviados da verdade servindo aos ídolos, mas agora depois de terem feito uma confissão básica “Jesus é Senhor”, precisavam compreender melhor essa realidade sobre o imaterial. Paulo deixou bem claro que ninguém pode dizer que Cristo é maldito se estiver falando pelo Espírito de Deus, e que ninguém pode dizer que Jesus é Senhor que não seja pelo Espírito Santo (I Co 12.1-3).

II. Paulo fez uma exposição clara sobre os vários tipos de dons, afirmando que eles emanavam de uma mesma fonte, “o Espírito Santo”. Ele é quem distribui esses dons como quer, entretanto, os coríntios deveriam conhecer também que existem maneiras diferentes de servir, mas que o Senhor é o mesmo, ou seja, que vêm da mesma fonte (I Co 12.4,5). Ele também falou sobre a existência de habilidades diferentes em relação ao trabalho, mas que o Deus era o mesmo e que dava a cada um a habilidade para realizá-lo (I Co 12.6).

III. Para quê e como são distribuídos os dons espirituais? Os dons espirituais são um ornamento para a Igreja, o corpo de Cristo, com a finalidade de dar prova da presença do Espírito Santo nela, esses dons são distribuídos entre os crentes em Cristo, de forma diferente (I Co 12.7).

(1) A uns o Espírito Santo dá a mensagem da sabedoria; (2) A outros, o mesmo Espírito dá a mensagem do conhecimento; (3) Outros recebem, pelo mesmo, Espírito o dom da fé; (4) A outro, o poder de curar; (5) Outro recebe o dom de operar milagres; (6) Outro recebe o dom de anunciar a mensagem de Deus; (7) Outro recebe o dom de discernir os espíritos, ou seja, se eles são de Deus ou não; (8) Para outro é dado o dom de línguas estranhas; (9) A outro, a interpretação dessas línguas (I Co12.8-10). Mas, esses dons vêm de um só Espírito e são distribuídos conforme a sua vontade, eles não são motivos de exibição pessoal ou promoção espiritual, mas são para edificação da igreja. Há dois tipos de dons que são mais conhecidos e mais usados na igreja, são eles: Os dons de línguas estranhas e o de profecias, embora muitos cristãos não saibam usá-los, além de ignorar os de sabedoria e de conhecimento quando são manifestos na igreja através daquele que está ministrando a palavra. Observem que eles focam mais os dons de línguas e o de profecias (I Co 14.18,19).

Qual a função de falar em línguas estranhas, segundo as escrituras? Mostrar que o crente é portador da promessa (Is 44.3; Jl 2.28,29; Mc 16.17; Lc 24.49; Mc 16.17; At 1.5-8); que é um sinal do revestimento de poder (At 2.3,4); que o falar em línguas serve para orar, falar com Deus e não com os homens (I Co 14,15; Rm 8.26; Ef 6.18; Jd 20) e para edificação própria.

O Apóstolo Paulo apresenta a maneira correta e como os cristãos deveriam fazer uso desses dons, pois a igreja de Corinto necessitava de um esclarecimento a respeito. Para Paulo todos os dons eram importantes, mas os de línguas estranhas e o de profecia ele os destacou (I Co 14.4,5), e disse que eles deveriam usar com muita cautela, porque o dom de línguas edifica o próprio crente e o de profecias edifica a Igreja (I Co 14.5,12). A igreja de Corinto estava abusando desse dom, Paulo estabeleceu sérias restrições para o seu uso (I Co 14.26-28).

O falar em línguas estranhas não é o modo de indicar santidade ou que tenha intimidade com Deus, mas mostrar que Deus é fiel para cumprir suas promessas ao seu povo; esse Dom não é dado como garantia da salvação (Mt 7.21-23). Existem três categorias de dons na vida do cristão: (1) habilidades naturais são aquelas que mostram a formação do seu QI: facilidade de falar (Ex 4.10-14; At 18.24,25); (2) habilidades adquiridas como aprender uma profissão, um idioma etc. (3) Dons espirituais, esses não se adquirem e não se aprendem (At 2.4; I Co 12.11). Nenhum cristão pode afirmar que não possui pelo menos um dom espiritual, Pedro afirma que todos têm pelo menos um dom (I Pe 4.10), isto mostra que para o corpo ser perfeito precisa de todos seus membros, como a igreja para ser edificada precisa de todos os dons, todavia, forma uma unidade. O  dom que eu não tenho, dele eu  preciso através do meu irmão que o possui, por exemplo: A mão não pode dizer que não depende do  pé... (I Co 12.15-18). Com ele mostra que há unidade entre os dons.

            Devemos levar em consideração os dons espirituais, bem como o seu valor, e procurar usá-lo com entendimento. Os demais dons são importantes e devem ser desejados, buscados e usados cuidadosamente, tendo sempre em mente que eles não são propriedades de ninguém para que o homem não se ufane, mas da igreja de Cristo. “Procurai com zelo os melhores dons, e eu vos ensinarei um caminho mais excelente (I Co 12.31).

Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE

Nenhum comentário:

Foto