O MILAGRE, TRAVESSIA DO JORDÃO



ESBOÇO 520
TEMA: O MILAGRE, TRAVESSIA DO JORDÃO
“Era o tempo da colheita, e as águas do rio haviam coberto as margens. Foi nessa ocasião que o povo saiu do acampamento para atravessa o Jordão” (Josué 3.15).

            Cada pessoa chamada por Deus tem uma trajetória que necessita ser trilhada dentro daquilo que fora estabelecido por Deus. Josué ao iniciar a sua carreira ministerial iniciou a sua maratona em guiar os israelitas à terra prometida, até concretizar aquilo que o Senhor estabeleceu para o seu ministério, para isso foi necessário ele enfrentar os desafios para que os milagres acontecessem.

O milagre do Jordão
O rio Jordão nasce nos montes do antilibano, a oeste do monte Hermon. O rio dirige-se para o sul passando pelo mar da Galiléia, e finalmente deságua no mar morto, ele não é navegável, há varias características desse rio, o que lhe torna sem igual no mundo. É um rio que fica no nível mais baixo do mar, é o principal rio da terra santa, é o maior rio perene da Palestina e tem uma extensão à cerca de trezentos e vinte quilômetros no seu total, seu curso vai de 70 m. acima do nível do mar e 396 m. abaixo do nível do mar. Ele se tornou um rio conhecido no mundo inteiro por alguns acontecimentos milagrosos, como machado flutuar nos dias de Elizeu, a cura do general de exercito Naamã, e outro que marcou a historia da humanidade, o batismo de Jesus. O ministério público de Jesus começou as margens do rio Jordão e lá foi imerso sob às águas daquele rio por João Batista, naturalmente ali João havia batizado muitos. Não existiam pontes para passagem sobre nele, senão nos dias dos romanos, pois foi justamente esse rio que Josué precisava atravessar com o povo. Atravessar um rio era um ato simbólico de rompimento com o passado, ao qual não se podia mais retornar.

Josué foi o sucessor de Moises, foi uma substituição necessária devido à fragilidade física e morte de Moises, pois o povo israelita necessitava de dar continuidade a sua caminhada, a conquista de Canaã, a terra prometida de Deus a Abraão Josué seria o novo líder de Israel por determinação do próprio Deus, e teria que conduzir o povo a terra ou ao seu território nacional como Deus prometera aos filhos de Israel, e lhe fez promessas (Js 1.1-5). Durante a peregrinação no deserto foi-lhe necessário conduzir o povo em direção ao Jordão e atravessá-lo, por que o povo encontrava-se na margem oriental do rio Jordão. Era uma grande expectativa, um milagre teria que acontecer, Deus não lhe deixaria fracassar perante o povo. O Deus do milagre estava no comando e não desampara os que são chamados por ele e lutaria em favor do seu povo, mesmo nos momentos em que eles fracassavam em alguns momentos deixando de ouvir a sua voz. Era uma época de cheias por causa das chuvas da primavera, o interessante era a confiança de Josué, ele jamais saberia como atravessar, mas quando Deus promete estar à frente do que ele chama é porque se responsabiliza, ele faz como fez com Moises na travessia do mar vermelho. A promessa de Deus a Moises foi que iria diante dele para lhe fazer descansar (Ex 33.14), não seria diferente com o seu servo Josué.

O povo saia dos acampamentos e em marcha parte para travessia do Jordão, os sacerdotes que iam com a arca do Senhor pisaram nas águas, pararam as águas que vinham de cima, um milagre logo aconteceu! As águas começaram a avolumar-se, de forma que os primeiros a entrar foram os sacerdotes que levavam a arca do Senhor, depois o povo, eles pisavam firme com os pés enxuto no meio do Jordão (Js 3.16). Alguns críticos negam o milagre divino, uns afirmam que houve uma catástrofe, outros um rompimento através de um terremoto desviando as águas do rio, Já alguns estudiosos conservadores, por sua parte retêm o elemento divino, e não percebem nenhum problema quanto a esse milagre divino, entretanto se alguns desses fenômenos existiram, foi uma grande coincidência no momento em que o povo estava às margens do rio, observem que as águas pararam num montão. Finalmente todos atravessaram crianças, mulheres, animais e todas as bagagens do povo (Js 3:17). Nós cristãos cremos nesse grande milagre divino, por conhecermos o poder do nosso grande Deus e da maneira como libertou o seu povo das mãos de Faraó rei do Egito, conduzindo-os a conquista da terra prometida. Pois assim como Deus fizera no passado esses milagres, realiza no presente e realizará no futuro através do seu filho que é o mesmo ontem hoje e eternamente (Hb 13.8).

            Os rios caudalosos da vida levantam-se com ondas impetuosas construindo obstáculos para nos destruir somados a aqueles que procuram nos destruir com acusações levianas e mentirosas com a finalidade de se promoverem, além de quererem nos degredar da presença de Deus, essas coisas estão guardadas em seus corações, por isso as suas atitudes são maléficas (Mt 12.35), mas temos um Deus que nos livra (Is 54.17), porque ele conhece os corações e esquadrinha os pensamentos (I Cr 28.9), e também a resposta certa para os tais. Estejamos firmes e certos que o Senhor pelejará por nós, essa é a confiança que temos nEle. Temos nele a fé que o rio Jordão que está diante de nós é sinal do começo de uma grande vitória, Deus abrirá as águas, dos rios e mares da vida para atravessarmos.

Pr. Elis Clementino- Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto