PROVADO COM PROPÓSITOS



ESBOÇO 521
TEMA: PROVADO COM PROPÓSITOS
“Tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata” Sl 66.10

Os propósitos de Deus na vida de uma pessoa começam cedo, sem que ele perceba, até o momento em que o Senhor comece a revelar-lhe, isso aconteceram com alguns homens de Deus. Discorrerei nesse mote sobre o trabalhar de Deus na vida do jovem José, e as etapas percorridas até chegar a Governador do Egito.

As revelações divinas
Deus muito cedo pode revelar algo que está no seu coração em relação a nós. Os planos de Deus são perfeitos e complexos, mesmo que nos esforcemos para entender não conseguiremos (Ec 11.5). Dentro desse comentário podemos mencionar alguns vultos importantes das escrituras, mas continuaremos a considerar José como o personagem em foco. Ninguém imagina o que pode acontecer na trajetória de uma pessoa que está nas mãos de Deus, entendemos que o Senhor dentro da sua vontade e permissão pode fazer com que alguns infortúnios aconteçam para chegar aonde Deus quer. José foi um moço que Deus tinha propósito para a sua vida, como tantos outros, ele enfrentou dificuldades até mesmo no seio da sua família, por não entenderem o que Deus queria realizar através dele. Há acontecimentos em nossas vidas que não sabemos definir, mesmo assim Deus executa a sua vontade direta sobre os seus, independentemente, da vontade de alguém.

Algumas etapas consideráveis fazem parte dos propósitos de Deus
Para que os projetos de Deus se cumpram em sua vida é necessário passar por alguns processos de preparação, esse é o que mais dói. As fases da vida de José foram terríveis, mas ele teve que ser preparado na fornalha da aflição. Essencialmente devemos compreender que o Senhor efetivamente prova o seu povo. "Tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata" (Salmo 66:10). "Vossa fé ... é provada pelo fogo" (1 Pedro 1:7). "O Senhor prova o justo" (Salmos 11:5). Na vida secular o individuo é preparado nas faculdades, mas para obra Deus o preparo do individuo é no deserto, esse foi um dos métodos usado pelo Senhor com a finalidade de preparar alguns para exercer um ministério.

1. O ódio dos irmãos de José
 Um dos motivos foi a forma de ser tratado por seu pai, além disso, o presenteou com uma túnica de várias cores (Gn 37.3). José havia recebido algumas revelações, e na sua ingenuidade não compreendia os propósitos de Deus para ele e a sua família, espontaneamente ele contava ao seu pai, ao ouvi-lo seus irmãos o odiavam ainda mais (Gn 37.11).

2. A conspiração
É natural alguém ficar incomodado quando crescemos tanto na vida secular quanto espiritual. Os irmãos de José estavam desprovidos do amor e da misericórdia no seio familiar, é o que acontece muitas vezes, os inimigos do homem estão dentro da sua própria casa. Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra: os inimigos do homem são os da sua própria casa (Mq 7.6). Quando você cresce aparecem os incomodados com o teu crescimento, e se pudessem te matavam (Gn 37.20).

3. A mentira
Onde o ódio predomina, existem ações de mentiras e acusações. Geralmente as pessoas que odeiam alguém não sossegam enquanto não lhe faz o mal, distanciá-lo para bem longe e até matá-lo, existem pessoas assim que não conseguem controlar seus sentimentos de inveja e ódio contra alguém. Os irmãos de José tiraram a sua túnica e a rasgaram, mas não as promessas divinas para ele. Não adianta tirar túnica ou rasgar de alguém que Deus tenha propósitos, com túnica ou sem, Deus fará a sua vontade.

4. Vendido como escravo
Para Judá seu irmão, matá-lo não era um bom negócio, pois não teriam proveito algum, mas disse vendemo-lo, isso é coisa mais comum nos nossos dias, “vender irmãos” vinte moeda de prata foi o seu valor (Gn 37.28,29), José foi levado ao Egito (Gn 37.36). Para seus irmãos parecia que tudo estava terminado, mas esqueceram que sobre José pairavam as infalíveis promessas de Deus, mas as provas não terminaram por ai, outras etapas piores José teria que passar, não importa quantas fases você tenha que sofrer, as encare com firmeza e determinação.

5. José na casa de Potifar
Um dos maiores desafios para um jovem é abdicar da prática sexual antes do casamento, mas o inimigo usa a lógica e procura um caminho mais curto para tentá-lo. José havia conquistado a confiança do seu senhor, esse deve ser uma das metas de um jovem cristão, galgar confiança dos seus superiores. José era um jovem que não desperdiçava oportunidades, pois existem algumas delas que são ímpares na nossa vida, ele não deixou passar, e o seu exemplo de vida o levou a adquirir alta posição na casa do seu senhor (Gn 39.4-6).

6. A sedução da mulher de Potifar
 José não contava com um obstáculo ainda maior, a sedução da mulher do seu senhor, por isso Salomão ressalta o jovem fugir da sedutora “José era formoso de aparência”. O inimigo peleja por todos os lados para destruir os projetos de Deus, ele se aproveita de alguns detalhes para facilitar ainda mais a destruição, a beleza, o físico e inteligência do individuo. A mulher do seu senhor tentou seduzi-lo, vejam os argumentos usado por ela (Gn 39.6-9ª), mas o compromisso que José com o seu senhor e, sobretudo com Deus o levou a recusar a proposta de se deitar com ela (Gn 39.9-10). A mulher por não conseguir na primeira ocasião, continuou a tentar (Gn 39.10). Cuidado! O nosso oponente sempre fica batendo na porta procurando lacunas para entrar e destruir, era uma bela oportunidade, ninguém estava em casa, era a ocasião exata para conseguir, porém José foi mais esperto, ele estava vigiando (Gn 39.11), resistiu a tentação “resisti o diabo e ele fugirá de vós” ele pagou um preço muito alto pela acusação da mulher, é assim, o diabo sabe como armar, ele tem as suas artimanhas. (Gn 39.12-18).   

7. A prisão de José
Há preço que se paga na vida sem merecer, mas isso faz parte do plano divino, é uma espécie de teste de fidelidade e nada adiantava porque o Senhor era com José. Preso sem merecer, mesmo assim ele prosperava, galgou confiança do carcereiro que o entregou todos os presos (Gn 39.21,22), José revela sonhos do copeiro e padeiro mor, eles estavam também na prisão (Gn 40.5-13). José pede para que o copeiro se lembre dele diante de Faraó (Gn 40.14).
O copeiro se esqueceu de José, as manobras humanas sempre fracassaram, a única manobra que deu certo foi a sua venda como escravo, porque Deus era com José.

Muitas vezes não temos a dimensão daquilo que Deus quer realizar em nossas vidas, portanto é preciso que tenhamos muita calma nos momentos em que estamos sendo preparados para algo que está na mente de Deus. José chegou aonde Deus quis, porque os planos de Deus não são abortados quando damos lugar e executamos a sua vontade. Não sabemos os processos usados por ele e nem os caminhos que teremos de percorrer para chegar à posição que Deus quer. Não importa o que você esteja passando, mas considere como uma preparação para algo muito maior que ainda há de ser-lhe revelado. Os planos de Deus para José não somente foi para beneficiar o Egito, mas também a sua própria família. (Deus ainda realiza o que quer, aguarde).

Pr. Elis Clementino – Paulista – PE

Nenhum comentário:

Foto