O PECADO DE ACÃ



ESBOÇO 522
TEMA: O PECADO DE ACÃ
“De que se queixará o homem, dos seus próprios pecados” Lm 3.39.

            O pecado é responsável por muitas desgraças no mundo desde o começo, mas com o aumento da populacional no planeta piorou a situação, porque a quantidade de pecadores aumentou “o pecado entrou no mundo por um só homem e passou a todos os homens e todos pecaram” (Rm 5.19). Por causa dessa ampliação a maldade e a violência permeou no mundo O pecado em desobediência a Deus é muito pior, porque o sentimento em relação a Deus e a vida religiosa são banidos do coração do homem “por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriará” (Mt 24.12). O ser humano obcecado pelo pecado é capaz de realizar todo tipo de crueldade, levando-o a própria desventura. Israel estava em grande dificuldade diante dos seus inimigos, mas nesse mote saberemos a razão.

O pecado
É a desobediência às leis divinas e humanas, ela é decorrente a não aceitação ou a quebra de uma determinação, o casal do Éden desobedeceram a Deus quebrando a ordem de não comerem do fruto da árvore da ciência do bem e do mal (Gn 2.17), com a descoberta do bem e do mal o homem se tornaria vulneráveis as tendências pecaminosas por serem tão atraentes. (quanto mais o homem peca, mas desejo ele tem de continuar pecando) (Sl 42.7a). “Não há homem justo sobre a terra, que faça o bem e nunca peque” (Ec 7.20).

Há muitos tipos de pecados, existem os menos e mais dolosos, contudo não deixam de serem pecados. No mundo cristão muitos têm uma ideia que pecar é somente cometer adultério, furtos e só, mas vai muito mais além, pecasse também por pensamentos, por palavras e por obras, inclusive as injustiças e todo tipo de cobiça que realizamos no nosso habitual, muitas vezes não são incluídas como pecado “O pecado, porém tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim todo tipo de desejo cobiçoso.” (Rm 7.8).

As consequências
O pecado tem ação poderosa e destrutiva com capacidade para atingir o mundo inteiro, alcançando pessoas, famílias e sociedade, todos finalmente podem ser afetados e terem as suas vidas comprometidas porque a natureza humana é propícia à iniquidade. O salario do pecado é a morte física e espiritual (Gn 2.17; 3.19; I Cr 10.13; Pv 11.19; Ez 18.4; Rm 5.12; 6.23), e a pior das consequências para o homem é a morte espiritual. A iniquidade pode tanto levar um individuo ao fracasso quanto uma nação inteira. As escrituras relada uma história de um homem que fez o povo de Israel perder uma batalha. Acã era um filho de Carmi, da tribo de Judá, este homem mesmo sabendo da proibição divina ele tomou os despojos do inimigo de Israel tomando para si, parecia que nada aconteceria, mas aquela atitude trouxe uma grande dificuldade para Israel, porque o seu pecado perante Deus fora visto como da nação inteira. Ai era uma Cidade pequena e fortificada na região montanhosa a noroeste de Jericó. Josué enviou espias para ver a Cidade e era de poucos habitantes e, portanto seria uma batalha fácil, bastaria apenas dois ou três mil para destruí-la (Js 7.3), e o que seria uma batalha fácil se tornou difícil, o que parecia poucos se tornou muito, Ai começou a derrotar os israelitas o desespero tomou conta, uma derrota inesperada, Israel virara as costas para os inimigos (Js 7.8), mediante a isso o desanimo tomou conta de Josué de forma que se prostrou sobre o seu rosto e lamentou profundamente, ele tinha certeza que uma derrota dessa natureza despertaria os demais inimigos de Israel, nada pior que uma derrota naquele momento, ela traria com certeza consequências irreparáveis e até ser desterrado o próprio nome de Israel a herança do Senhor (Js 7.8,9).
           
Orientação divina
Em todos os momentos o Senhor assistiu seus servos, ele anima a Josué dizendo: levanta-te, porque estás prostrado sobre o teu rosto? (Js 7.10), Israel pecou, transgrediram o mandamento do Senhor, tomaram despojos dos inimigos, um pecado não confessado pode prejudicar uma congregação inteira, e a única maneira de reverter o quadro era fazer o que Josué fez levar o povo à santificação para que fosse revelado o anátema (réprobo, condenado) que estava no meio deles (Js 7.13), somente a remoção do pecado levaria a Israel de volta á vitória. O pecado não confessado pode levar o cristão a uma vida de aflição e miséria, porque tudo o que o homem semear, isso ele ceifará (Gl 6.7), as consequências para Acã e a sua família e até o seus animais foram destruídos (Js 7.15). Deus orientou a Josué a checar tribo por tribo até encontrar o culpado e finalmente chegou a Acã que confessou o seu pecado. Vi entre os despojos uma boa capa babilônica e duzentos ciclos de prata e uma cunha de ouro do peso de duzentos ciclos cobicei-os, e tomei-os; eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata debaixo dela (Js 7.20,21).

            O pecado encoberto é a causa da improdutividade espiritual de muitos cristãos, às vezes o individuo está dentro da igreja, no meio do povo, mas a vida está arruinada, devemos nos lembrar de que Deus comtempla da sua morada os ruins e os bons, todos estão perante ele e nada é encoberto diante dos seus olhos. Deus é onisciente e onipresente, ele conhece a todos (Sl 139.1-13). Antes que o seu pecado prejudique outras pessoas que nada tem a ver, lance fora, por causa de Acã Israel estava sendo derrotado, outro episódio foi o de Jonas quando estava se escondendo no porão do navio, quase que toda tripulação pereciam, as bagagens foram jogadas no mar, até que se descobrisse onde Jonas estava. Tenha cuidado meu irmão, é melhor confessar, porque o que confessa as suas transgressões e deixam alcançará misericórdia.


Pr. Elis Clementino – Paulista-PE


Nenhum comentário:

Foto