A VIDEIRA E O LAVRADOR



ESBOÇO 534
TEMA: A VIDEIRA E O LAVRADOR
“Eu sou a videira, e meu pai é o agricultor.” João 15.1

Toda árvore boa produz bons frutos, mas para isso ela precisa estar ligada a fontes de nutrientes suficientes alimentando suas raízes, à água, o adubo, materiais orgânicos, etc. Mas somente essas coisas não bastam, ela precisa também de um bom lavrador. Nessa ilustração Jesus envolve três personagens, agricultor, parreiras e ramos, cada um desenvolvendo tarefas peculiares e evoluindo com dependência. A videira depende do agricultor, as varas dependem da videira.

A videira verdadeira
Essa ilustração de Jesus foi mais precisamente dirigida a Israel, ele mostra que Israel era uma falsa videira que produzia uvas bravas (Is 5.1-7), mas Jesus se apresenta como a videira verdadeira dando bons frutos, Israel só produziriam se estivesse ligada essa videira verdadeira “Cristo”. Nessa explicação todo crente está inserido, Jesus é a videira verdadeira, e nós as varas, se estamos ligados nele temos as condições favoráveis para produzir bons frutos (Jo 15.4,5).

O lavrador
Jesus falou que o agricultor cuidava da videira. A planta tratada cuidadosamente por um bom agricultor pode produzir muitos frutos bons, uma das tarefas do agricultor é cuidar da videira fazendo as podas das varas que dão frutos para dar mais frutos, ou seja, fazer o corte dos galhos que estão ligados à vara que dão frutos para que ela dê mais frutos. É evidente que isso deva ser feito no tempo certo, geralmente ocorre entre uma safra e outra, essa prática faz parte da limpeza da videira (Jo 15.3).

As varas
Nessa lição Jesus apresenta dois tipos de varas, as que dão frutos e as que não dão frutos (Jo 15.2). A vara que não produz frutos precisa ser cortada para que as outras deem mais frutos (Jo 15.6). Jesus mostra que para a vara frutificar deve estar sempre ligada a ele “a videira” (Jo 15.4,5), essa é uma lição de dependência. Na podagem os galhos infrutíferos somente serão tirados pelo agricultor que sabe como fazer. Eu tinha em casa uma videira, passou muito tempo sem produzir frutos, eu pensei vou cortar! Então me ensinaram que deveria podar, ou seja, cortar alguns galhos para que aquela parreira frutificasse; o que fiz, comecei a cortar os galhos aleatoriamente sem saber quais deveriam ser cortados, foi pior passou dois anos a mais sem produzir. Certo dia chegou a minha casa uma agricultora eu perguntei: Porque essa videira não produz se eu adubo bem e ponho muita água? Ela me respondeu: Como está podando, eu expliquei, ela me respondeu: Estás podando errado, abriu a bolsa tirou uma tesoura de corte e fez a podagem para mim cortando os galhos corretamente, isso foi o suficiente para que a videira frutificasse belos cachos de uvas, aprendi essa lição na prática. As varas somente serão seguramente limpas pelo agricultor, tanto as frutíferas quanto a retirada das infrutíferas, todas estão nas mãos dele, muitas vezes queremos podar e não temos o cuidado de um agricultor que tem o cuidado preciso para fazer a limpeza. Temos outro caso diferente, mas só quem separa o trigo e o joio é ceifeiro (Mt 13.24-30).

Nesse texto exprimem lições importantes de cuidado, dependência e purificação espiritual, pois é uma lição que se estende a todos os cristãos. Jesus é a videira, nós somos os galhos, se ligados a ela temos condições favoráveis de produzir frutos (João 15.4,5). Devemos conservar-se nele, o único meio de continuar nele é a través dos seus ensinamentos, ou seja, a sua palavra (Jo 15.7). 

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto