ALTRUÍSMO


ESBOÇO 535
TEMA: ALTRUÍSMO
Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos... Romanos 15. 1-7.

O desapego às coisas materiais facilita a vida religiosa e a prática do amor ao próximo, Jesus prioriza a busca do reino de Deus e a sua justiça (Mt 6.33). Esse é o ponto de partida para uma vida saudável e completa, tanto no sentido espiritual quanto no cotidiano, se desprender de alguns apegos é uma negação, significa não procurar agradar somente a si, mas se dedicar a causa do próximo (Rm 15.2).

I. Significado
Altruísmo, abnegação, desapego, desambição, desinteresse, desprendimento, devotamento e renuncia. Altruísmo é a piedade a causa do próximo, é uma ação desinteressada e sem qualquer razão pessoal buscando o interesse alheio. Como a própria palavra exprime é o desapego à causa do interesse pessoal. Quando falamos em termos Bíblicos a lei do amor deve ser uma das virtudes de todo ser humano, principalmente do cristão (Gl 5.22), pois para ele é a maior prova da sua fé em Deus e o amor ao próximo (I Jo 4.7,8).

II. O amar a Deus
O desapego às coisas inclui o amor a Deus em primeiro lugar (Dt 11.13), se o homem não amar a ao próximo que vê como poderá amar a Deus a quem jamais viu? (I Jo 4.8). O amor a Deus nos faz deixar tudo àquilo que venha interromper esse amor. Muitas vezes queremos barganhar a Deus, dizendo deixamos tudo para te seguir o que ganharemos? (Mc 10.28). Quando os discípulos andavam com Jesus tinham a cobertura espiritual, e o suprimento das suas necessidades materiais durante o seu ministério, mesmo assim eles estavam excessivamente apegados às coisas materiais (Mt 6.25-34). Jesus mostra para eles que para segui-lo seria necessário se desprender de tudo (Lc 14.26,27,33; Mc 8.34,35).

III. Os altruístas
Os altruístas se desprendem e não servem a Deus por conveniência, mas por liberalidade, isso é cultivado pelo Espírito Santo (Gl 5.22), através da nossa transformação por meio do evangelho. Esse amor deve ir aumentando na proporção em que o nosso grau de espiritualidade aumenta.

            Os altruístas devem manter por toda vida a sua atitude altruísta, suportar os mais fracos, não agradar a si mesmo, mas ao próximo no que é bom para sua edificação (Rm 15.2; I Co 9.19,22; 10.24; Fp 2.4,5; Rm 14.9). Jesus Cristo não agradou a si mesmo, mas tomou sobre si as injurias dos que lhes injuriavam, eis um grande exemplo de abnegação (Rm 15.3; Mt 26.39; Jo 5.30; 6.38; Sl 69.9). Devemos seguir o modelo dos cristãos que se desprenderam do seu eu e desceram os degraus da humildade para servir a Deus e ao próximo.

Pr. Elis Clementino – Paulista-PE

Nenhum comentário:

Foto