LIDERANÇA




ESBOÇO 556

TEMA: LIDERANÇA

 Não havendo sábia direção, o povo cai, mas na multidão de conselheiros, há segurança”. Pv 11:14.

Em todo seguimento da sociedade há necessidade de um líder, aquela pessoa que assume uma função de liderança ou comando, esse é quem decide pelo grupo, devendo inspirar confiança aos seus liderados. Para assumir essa função é necessário que ele seja um exemplo, principalmente quando se trata de um líder espiritual. Um líder precisa saber o que significa a sua liderança, saber que a ética faz parte dela, bem como conhecer seus deveres para com os liderados. O líder deve saber que há um preço a pagar pelo exercício da liderança, os problemas e o seu comportamento perante a sociedade civil.

Liderança.
É a capacidade de comandar ou liderar baseado no prestígio pessoal e aceita espontaneamente pelos liderados, o líder consegue objetivos significativos com a participação voluntária de outras pessoas.
a)Todo cristão pode vir a ser um líder, para isto, ele necessita de: Educar-se intelectualmente, emocionalmente e fisicamente, para que assuma com responsabilidade por si mesmo.
b) Se pretendermos um dia ter a responsabilidade de liderar outros que, antes de qualquer ação, nos dediquemos com afinco (perseverança ou persistência) na tarefa de aprender a liderar a si mesmo.
c) O trabalho mais importante que podemos realizar na vida, é sem sombra de dúvida a de nos conhecer.
d) Quando uma pessoa conhece o seu perfil, ele consegue ter uma visão exata do seu potencial e das suas dificuldades, ele passa adquirir o poder de tomar decisões corretamente.

ÉTICA – É parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana, como também o conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão. Eles são observados desde a antiguidade, e foram estabelecidos por Deus para humanidade e ainda vigora nos nossos dias. Esses valores morais observados são a melhor garantia para se ter uma administração segura e eticamente responsável.

Os deveres de um líder.
1.      Determinar objetivos
2.      Planejar atividades
3.      Estabelecer prioridades e responsabilidades
4.      Ser um canal de comunicação
5.      Desenvolver a cooperação
6.      Decidir
7.      Corrigir
8.      Elogiar

O preço da liderança.
Não são todas as pessoas que estão aptas para assumir uma função de liderança, todo aquele que assume, deverá estar ciente do alto grau de responsabilidade, pois irá lidar com pessoas de diversa natureza, além do mais ele será julgado de maneira mais severa quando comete um erro. Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que recebereis o mais duro castigo (Tg 3:1).

A nossa liderança requer um preço e muito alto, pois devemos ser verdadeiros referenciais, visto que estamos diante de uma sociedade que exige muito, e para isso devemos estar dispostos a pagar um preço. Há muitos que não querem pagar esse preço, e acaba desgastando seu potencial de liderança. Pois para fazer a diferença como um líder aprovado, há um preço a ser pago. (2 Tim 2:3).

Não basta chegar à frente; é preciso seguir as normas preestabelecidas para ser coroado (2 Tim 2:5). O sucesso no exercício da liderança, sempre foi, e será o resultado de muito trabalho (2 Tim 2:6).

Deveres de um líder espiritual.
“Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus. mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante”. (Tito 1:7,8)
a) - O líder deve ser capaz de conduzir seus liderados com segurança indicando para eles o melhor caminho a seguir.
b) - Quem assume uma função de liderança, deve tratar todos os liderados de igual modo, sem parcialidade ou tomar partido.
c) - Todo líder sofre oposições, seja qualquer a função de liderança que ele assuma. Sempre as críticas dos liderados nos ajudam a corrigir nossos erros.
d) – O dever de um líder é ouvir bem detalhadamente as pessoas envolvidas em algum problema, principalmente quando exige uma decisão da parte dele, nada responder antes de ouvir, pois responder antes é vergonhoso (Pv 18:13). Devemos ter cuidado antes de fazer julgamentos rápidos, além de falar negativamente a respeito daqueles que não estão presente.  Quem tem dificuldade de ouvir, terá dificuldade pra julgar. (Tg 1:19; Hb 5:11,12).
e) - O líder deve ter capacidade para julgar corretamente, principalmente quando se trata de um líder espiritual, procurar corrigir o faltoso sem lhe tirar o seu estímulo. A correção deve ser baseada nas escrituras, e vigiando a si mesmo para que também não seja apanhado em falta. (Gl 6:1).
f) - O líder deve ser humilde e pacífico, agindo assim, ele passará a compreender todos os seus liderados e a sua nobre posição será elevada. Pois ele não deve pensar só em si, se os liderados não o auxiliar, sua liderança poderá fracassar. O líder espiritual, seu dever de liderar é com: CABEÇA (razão) e CORAÇÃO.

O líder e os problemas.
Não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância. (Tt 1:7)
a) - O líder não deve ser apressado para resolver os problemas de imediato e trazer soluções sem refleti-las, para não haver precipitação nas decisões; principalmente a respeito do trabalho que realizamos na igreja de ordem espiritual. Ele deve medir bem as conseqüências de suas decisões.
b) - Existem situações extremas na vida de um líder, como a de julgar uma causa. Nunca julgue de cabeça quente, e no ato. Lembrem-se você perturbado perde a capacidade de julgar corretamente, não use a emoção e sim a razão.
c) - Um líder não deve condenar a ninguém sem que primeiro a escute, pois todo tem direito a defesa, o próprio Jesus teve também diante dos seus acusadores. Paulo defendendo-se disse: (Atos 22:25). É lícito açoitar um romano sem condenar? Para condenar é necessário ouvir primeiro, além do mais o líder não deve submeter ás pessoas e a um julgamento através da opinião pública, isso é perigoso.
d) - O líder não deve expor as particularidades ouvidas do seu liderado, é necessário que ele tenha muito cuidado para não perder a confiança como líder. Quando é espiritual e perde o conceito, é melhor mudar.

O líder cristão e a sua influência.
As palavras de um líder são tidas como verdadeiras, e tem uma grande influência na vida das pessoas elas podem ser: NEGATIVA ou POSITIVA.

A influência NEGATIVA poderá trazer um grande prejuízo para igreja do Senhor, pois a negatividade está bem distante dos padrões éticos estabelecidos por Deus. (Ex 32:1-4) Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, ajuntou-se o povo a Arão e disseram-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas e trazei-nos. Então todo povo arrancou os pendentes de ouro que esta nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão, e ele os tomou das suas mãos, e formou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então, disseram: Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito. Com essa ação negativa veio sobre o povo à maldição, pagando com a vida o preço da desobediência.

A Influencia POSITIVA esta não conhece obstáculos, enfrenta todos os problemas com firmeza transmitindo aos liderados a confiabilidade, além do mais não expõe as suas particularidades, nem passa seus problemas reservados para os outros. O líder na igreja precisa ter em mente que a sua posição está acima das demais, porque envolve uma chamada de Deus. A convicção de sua chamada engrandece sua posição, seja um líder de grupo ou da mais alta posição eclesiástica exercendo sua função levando ao povo a palavra de Deus. “E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo povo se juntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel”. (Ne 8:1-6).

Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, assim de homens como de mulheres e de todos os entendidos para ouvirem, no primeiro dia do sétimo mês. E leu nela, diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens, e mulheres, e entendidos; e os ouvidos de todo povo estavam atentos ao livro da lei.

Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; E estavam em pé junto a ele, à sua mão direita, e a sua mão esquerda alguns homens de Deus. E Esdras abriu o livro perante os olhos de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; E, abrindo ele, todo povo se pôs em pé. E Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus; e todo povo respondeu: Amém! Amém! E levantaram as suas mãos aos céus e se inclinaram e adoraram ao Senhor com rosto em terra.

Na sociedade.
O líder religioso cristão não deve estar isolado dos demais segmentos da sociedade, pois ele representa um povo que está integrado à sociedade, ele deve saber o seu limite ou até onde pode ir com essa influência, sendo cauteloso quando tratar das questões sociais juntos ás autoridades sem estar atrelado a elas.

Na política.
Todo líder como cidadão brasileiro, tem o direito de votar e ser votado. Nós temos um pouco de política, só que ela não deve exceder a ponto de perdermos o equilíbrio de nossa liderança ou deixar-se dominado por ela. Especialmente o líder cristão que tem obrigações com Deus e a igreja do Senhor, ele deve saber muito bem que esses compromissos são invioláveis.

Por esse motivo o líder religioso deve agir com cuidado, não assumir compromissos políticos a ponto de prejudicar a igreja do Senhor, pois são poucos os políticos que tem compromisso com a sua própria fé, quanto mais com a igreja de Deus.

A igreja é a noiva de Cristo, e noiva não se vende, nem se divide com ninguém é exclusiva, preparada para o seu marido (Cristo). Há líderes religiosos que não faz a mínima questão de comprometê-la ou vendê-la por votos, e até vender-se, assumindo compromissos extravagantes, isso é estarrecedor, se nós não nos sentimos bem, quanto mais o próprio Deus.

O líder e a informação.
O líder deve estar atualizado e bem informado na área política, social e econômica, para poder informar aos seus liderados, pois um líder desinformado é muito ruim. Ele deve ler bastante a Bíblia, jornais, livros e ter um pouco de conhecimentos gerais, com tudo isso certamente ele será um bom líder. Hoje vivemos num mundo de informações globalizadas e por meios de sistemas de telecomunicações avançadíssimos e eficientes, é tão somente buscá-las e passar para os outros, sobretudo saber qual a fonte.

Veja quanto é útil para igreja do Senhor, ter a frente um obreiro que se dedica e busca a Deus através da oração e consagração fornecendo através do todo poderoso o alimento espiritual, sem mistura, sadio, tendo uma vida consagrada e cheia de fé, amor pela igreja do Senhor Jesus Cristo. Esses tais terão com certeza recompensas das mãos do Senhor e a coroa da Justiça (II Tim 4:7,8). Trabalhemos irmãos, incansavelmente nesta grande obra, sintamos o peso sobre os nossos ombros sendo firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor sabendo que o vosso trabalho não é vão, (I Co 15:58) Amém!

Referências.
Bíblia estudo pentecostal
Sermões esboçados de Josué G.
Hunter, James C. O monge e o executivo

Pr. Elis Clementino - Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto