PROMESSAS DE RESTAURAÇÃO



ESBOÇO 564
TEMA: PROMESSAS DE RESTAURAÇÃO
TEXTO: Is 40:4
Nas escrituras encontramos muitas promessas de restauração e vitórias para o povo escolhido de Deus “Israel”, essas promessas sempre o acompanharam. Israel teve muitas vitórias por intermédio do Senhor, possivelmente essas promessas também nos alcançarão, pois somos participantes das bênçãos divinas dirigidas àquela nação. Deus sempre usou muitas maneiras para realizar os seus propósitos na vida daquele povo, tanto no presente quanto futuro.

Restauração uma necessidade
Havia uma grande necessidade de restauração espiritual do povo de Deus, mas para alcançar havia um caminho que deveria ser preparado para que as profecias fossem cumpridas, entretanto veio previamente uma mensagem de consolação para o povo que estava marcado pelos sofrimentos, malícias e iniquidades. Essa mensagem trouxe esperança de uma grande renovação espiritual (Is 40:1,2), restauração, recompensa e perdão divino, no entanto antes do cumprimentos aconteceriam alguns prenúncios a respeito de João Batista como Precursor de Cristo. João prepararia o caminho para a chegada do Messias (Is 40:3), ele aplainaria o caminho para que a glória do Senhor fosse manifestada e vista por toda humanidade (Is 40:5). “Disseram-lhe pois: Quem és? Para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo? Disse: E u sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor como disse o profeta Isaías” (Jo 1:22,23). Não somente o profeta Isaías mas outros também profetizaram sobre essa restauração, pois elas também se tratavam de eventos futuros, mas isso não impediria que o povo continuasse pecando contra o Senhor e se afastando dele, mas o amor divino jamais deixou de entrar em ação em favor deles.

Amor e atração espiritual
Nos dias do profeta Oséias a situação do povo de Deus era a pior possível, no próprio livro escrito por Oséias em cerca de 720 a 710 a.C. profetizara sobre o julgamento e o amor redentor por Israel. O casamento de Oséias ilustra a infidelidade de Israel (Os 1:2 – 3:5), mas o amor divino conduziria Israel a uma restauração (Os 2:14,15), Deus sempre usou métodos pelos quais o seu povo alcançou muitas vitórias, e um dos processos era atraí-los para si quando eles se distanciavam dos seus mandamentos através da idolatria, a atração divina tem uma causa forte “o amor”.

A restauração aconteceria por meio do processo divino, atrair e levá-lo para o deserto para um encontro mais pessoal com Deus com a finalidade de falar-lhe ao coração e fazer-lhe promessas “Ali eu lhe darei as suas vinhas e o vale de Acor por porta de esperança” (Os 2:15). Deus muda situações. Na ótica humana é impossível acontecer, porém aquilo que você possa esperar de pior, o Senhor pode te dar por porta de esperança. Analisando sobre o vale de Acor, pois ele existe em Israel nos arredores de Jericó, e é um dos caminhos que dá acesso à terra prometida, entretanto seu nome está associado a um acontecimento da história de Israel, conforme (Js 7:25,26) foi nesse vale que Acã e a sua família foram apedrejados até a morte por causa do seu pecado e ali tornou-se um lugar de infidelidade a Deus, de desgraça e impossibilidades. Portanto é nesse Vale que o Senhor abrirá uma PORTA DE ESPERÂNÇA (Os 2:17).

O vale de Acór não era uma boa lembrança para o povo de Deus por causa daquele acontecimento de humilhação e dor (Js 7: 25,26), mas Deus pode transformar uma vida onde só há humilhação, quem pode profetizar sobre um futuro promissor  de alguém que está no mais baixo nível de humilhação? Deus pode por meio de seu poder mudar a vida de quem está no vale da humilhação como era aquele vale de Acór na vida de um a pessoa, mesmo que tenha um passado triste, e vida marcada pela tristeza, Deus fará mudanças.

A oração de Jabez
Através da oração Deus muda situações (I Cr 4: 9-10), da oração de Jabez podemos aprender que a oração tem o poder de transformar vale de Acór em lugar de honra, esperanças e bênçãos. Jabez nasceu em numa família de vários irmãos, seu nome Jabez (dor), esse nome marcou a vida dessa pessoa judia, ele trouxe dor a sua casa, a sua família, sua mãe, marcado pelo seu próprio nome negativo, onde ele passava, as pessoas diziam: Lavai o homem que trouxe dor para sua mãe, esse era um opróbrio que ele carregava sobre si, um nome que expressa dores, não é um bom sinal para um futuro. Oprimido pelo fardo do nome, o que ele poderia esperar pela frente era mais dores. Mas Jabez quebra um ciclo iniciado pela sua mãe tornando-se um dos homens mais notáveis de seu tempo e vimos isso quando este faz sua oração.

No seu coração, ou no íntimo ele gemia, Jabez estava dizendo, eu não quero ter o mesmo fim que meus irmãos, e outras pessoas marcadas por um passado, ele queria ser um homem transformado por Deus.

Jabez faz a sua oração ao Senhor, a oração é a chave pela qual Deus pode reverter quadro de dificuldade na vida. A oração de Jabez, não foi longa, saiba que Deus não se impressiona com orações longas e exaltadas como as orações dos fariseus que exaltados batiam no peito e humilhava quem quase não falava (Lc 18:9-14). Nas escrituras temos vários exemplos de pessoas que buscaram ao Senhor e pela oração foram agraciados.

A menor oração
A oração de Jabez é composta de quatro partes (1) Ele pede a Deus que o abençoe; (2) Pediu que Deus que lhe aumentasse o seu território, mas para isso é necessário romper fronteiras, barreiras emocionais, traumas etc; (3) Que Deus que estivesse sempre junto dele (4) Que Deus que lhe protegesse do mal e lhe libertasse da dor, a mão de Deus lhe guiando e dando proteção era a garantia do seu sucesso. A oração de Jabez foi ouvida. “Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados. Eu me levantarei agora diz o SENHOR, e porei a salvo a quem por isso suspira. (Sl 12:5; Is 59:1).

“Porque quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele...” (2 Cr 16:9).

                Deus pode mudar situações na vida daqueles que nele esperam. As promessas de Deus estão de pé, e serão cumpridas porque nenhumas das palavras que o Senhor falou cairão por terra (Ex 3:6). Não sabemos a dimensão daquilo que o Senhor pode fazer por nós.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto