RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

ESBOÇO 563
TEMA: RENOVAÇÃO ESPIRITUAL
Texto: ISAIAS 40:31

Á águia é uma ave que nos trás uma bela lição de vida. Nas escrituras ela é o símbolo superação, coragem e força, “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” (Is 40:31). Essa ave é de grande porte e vive muitos anos, tem seus ninhos nos lugares altos. Ponderaremos sobre a águia e extrairemos lições importantes para a nossa vida espiritual.

A renovação da águia
Essa ave nos trás lições importantes para a nossa vida espiritual pela sua capacidade de superação e como ela apanhar as suas presas. As asas dessa ave podem alcançar de uma ponta a outra 1.85m a 2.75m, é uma ave que tem uma grande visão, o bico é suficientemente forte para rasgar as carnes de suas presas, as unhas são afiadas garras para segurar com firmeza as suas presas deixando-as impossibilitadas de reagirem. As águias costumam voar muito alto e com uma velocidade considerável de 100Km/h e no mergulho em busca da presa ela pode atingir mais de 200Km/h, além de uma duração de vida que algumas delas podem atingir entre 30 a 40 anos. Essa ave tem o seu período de renovação, inclusive conta-se que ela tem dolorido processo de renovação, outros dizem que a sua renovação acontece anualmente entre a primavera e o verão. Ela é uma ave bela e chama a atenção pela sua beleza e capacidade de superação.

Lições espirituais
(1) Voar alto é estar acima das dificuldades, significa superação espiritual; (2) A visão dessa ave é muito apurada consegue ver de longa distância, espiritualmente devemos ter uma visão apurada e ampla como a da águia; (3) A renovação dessa ave é indispensável, a nossa renovação espiritual deve acontecer habitualmente através do Espírito Santo; Muitas vezes necessitamos de nos recolher um pouco para um período de renovação através da oração e da meditação da palavra de Deus, para posteriormente voltarmos às atividades com mais robustez como a águia (Is 40:31); (4) A águia tem agilidade para apanhar a suas presas, nós porém, precisamos ter agilidade espiritual e ser prudente. Jesus nos ensinou a ser simples como as pombas, mas prudente como as serpentes (Mt 10:16).

Os vinte segredos do Crente Águia.
“1º) Meta: saber exatamente o que deseja alcançar; 2º) Preparação: antecipar todas as informações e providências de modo à estar apto para a “AÇÃO”; 3º) Planejamento: planejar o modo de chegar o seu objetivo. 4º) Foco: escolher exatamente o alvo. 5º) Estratégia; Definir a forma de atingir os objetivos. 6º) Concentração: Não se DESPENDER no momento de agir. 7º) Agilidade: Agir com desembaraço, leveza e vivacidade; 8º) Determinação: tentar de novo, caso a investida não dê certo; 9º) Fator Surpresa: Surpreender o ALVO; 10º) Paciência: aguardar a hora certa; 11º) Força: manter os músculos com energia para enfrentar os momentos decisivos; 12°) Ousadia: aventurar-se, inovando rumos e atividades, sem medo de se expor; 13º) Preparo Físico: manter-se em boa forma; 14º) Técnica: ter capacidade de atingir os objetivos com precisão; 15º) Senso de oportunidade: perceber o momento de agir; 16º) Segurança: cuidar das condições necessárias para viver e trabalhar de forma segura; 17º) Velocidade; movimentar-se com rapidez; 18º) Responsabilidade: honrar seus compromissos; 19º) Confiança: acreditar totalmente em sua capacidade; 20º) Visão de longo Alcance: enxergar de lance os objetivos e os obstáculos.” (Por Geraldo Martins Pereira – Pastor)

Renovação espiritual
Assim como o nosso corpo necessita de manutenção e renovação para superar as os problemas, a nossa vida espiritual também para caminhar incansavelmente. O nosso renovo espiritual depende da nossa disposição em buscar a Deus através da oração, da palavra de Deus e de uma vida consagrada.

            Após o período de renovação estaremos aptos para novos desafios, novas conquistas, pois esse fortalecimento vem de Deus, é ele que nos da à capacidade de superação, muitas vezes estamos enfraquecidos e quase sem forças para superar os obstáculos, mas quando buscamos ao Senhor ele renovará as nossas forças como a da águia (Is 40:31). O processo de renovação acontece naturalmente, mas tudo isso acontece por causa da maravilhosa graça e amor divino. Quantas vezes estamos fracos, abatidos e sem forças para caminhar? Mas de forma graciosa Deus no enche de força e vida para continuarmos até o fim.

Pr. Elis Clementino – Paulista - PE

Nenhum comentário:

Foto