JULGAMENTO PRECIPITADO



ESBOÇO 568
TEMA: JULGAMENTO PRECIPITADO
TEXTO: MATEUS 7.1,2

            Jesus proferiu uma grande advertência aos seus discípulos sobre o julgamento das pessoas, pois elas sempre tiveram interesse em julgar sem nenhum comedimento, mas Jesus lhes disse: Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. (Mt 7:1,2). Não sabemos a dimensão das consequencias de uma condenação antecipada, geralmente essa pessoa é exposta a um julgamento muito maior, o da opinião pública. Veremos as consequências sobre esse julgamento prematuro, a atitude de julgar e o procedimento para com quem comete um pecado contra um irmão.

1. Julgamento prematuro
Atualmente há uma facilidade muito grande para antecipar o julgamento de uma pessoa quando comete uma falta, não basta muita coisa é só entrar nas redes sociais para constatar isso, entretanto são ajuizamentos grosseiros e sem nenhuma misericórdia. Esses julgamentos precipitados têm levado muitas pessoas a sofrerem intensamente, muitos não suportam porque tem o seu conceito arruinado por muito tempo, isso prejudica bastante em todos os sentidos da vida, principalmente quando são injustiçados.

2. A atitude de julgar os outros
As pessoas que fazem julgamentos das outras pessoas não sabem que estão sujeitas a receberem a mesma recompensa por isso “Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido vos medirão também (Mt 7.2). Geralmente os que fazem julgamentos, o fazem sem misericórdia. O primeiro versículo não é uma proibição irrestrita ao julgamento, pois quando a vida de um individuo é pura ele pode tirar o argueiro do olho do seu irmão “Hipócrita! Tira primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do teu irmão.” (Mt 7.5). Uma pessoa que tem uma vida arruinada jamais poderá corrigir outro (Mt 7.4). Jesus tratou essas pessoas como Hipócritas, cujo significado é ser falso, fingido e impostores. Observem que o argueiro significa uma partícula muito menor do que uma trave, isso indica que devemos ter uma vida irrepreensível, caso contrario você está corrigindo os erros do outros quando você anda errado. Os julgadores não têm um espírito perdoador, julgam e condenam pelos atos, pela aparência, pela cor, pelas vestimentas e através do que ouve das outras pessoas. Jesus foi julgado como um impostor e sentenciado pela opinião pública quando na realidade não era; a mulher apanhada em ato de adultério poderia ser apedrejada e morta sem piedade; Paulo foi julgado e foi posto em prisão várias vezes; outros não tiveram nem se quer a chance de se defender. Atualmente poucas pessoas chama e aconselha alguém que tenha cometido uma falta, o mais fácil é aplicar a disciplina e afastá-lo da igreja por um período, ou até deixá-lo para lá, portanto é preciso ter muito cuidado para não julgar o seu irmão precipitadamente para não cometer uma injustiça, pois há um legislador e juiz, que tanto pode salvar como condenar (Tg 5.9)

3. Procedimento para quem peca contra seu irmão
A Bíblia dá todas as coordenadas para que se faça uma correção antes de condenar ao que praticou um delito, principalmente contra a seu irmão (Mt 18.15-17), esse texto diz que chame-o a parte mostra-lhe o seu erro, se ele te ouvir ganhaste o teu irmão, caso ele não te escute, volte e leve com você uma ou duas testemunhas para que as suas palavra sejam confirmadas diante delas, se o que pecou não ouvir-te com as testemunhas leve ao conhecimento da igreja, ela é soberana em decidir a questão. Necessariamente devemos corrigir um faltoso de maneira coerente, o processo deve ser conforme Paulo escreveu aos gálatas “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado” (Gl 6.1). Muitas vezes esquecemos e agimos como quem não tem conhecimento dessas verdades. Devemos ter cuidado com o nosso proceder diante de uma pessoa que nos afronte ou tenha cometido algum pecado contra nós ou contra a igreja, cuidado com para você não ser traído pelo espírito de vingança, saiba, porém que somente sermos perdoados se perdoarmos a quem nos deve (Mt 6.12).

“Quem perdoa uma ofensa mostra que tem amor, mas quem fica lembrando o assunto estraga a amizade” (Pv 17.9).

            O julgamento antecipado é perigoso tanto para quem julga quanto para o que é julgado, quem com a espada julga, com a espada será julgado (quem com o ferro ferem, com o mesmo será ferido). Devemos saber que qualquer pessoa está sujeita a cometer uma claudicação, mas pode ser corrigida antes de ser submetidas ao julgamento. Ninguém é perfeito, mas reconheçamos as nossas fraquezas, para poder tirar o argueiro do olho do irmão, cuidado com a arrogância, você é tão frágil quanto seu irmão.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto