OS MURMURADORES DE ISRAEL



ESBOÇO 569
TEMA: OS MURMURADORES DE ISRAEL
TEXTOS: NR 11:4-15; 16:41-50; 20: 1-13; 21:4-9.

Devemos extrair lições importantes sobre o pecado da murmuração, esse sempre foi um dos que mais causaram problemas no meio do povo de Deus. Encontramos nas escrituras exemplos que marcaram os israelitas deixando sequelas até o presente. As murmurações são motivadas por insatisfação que muitas vezes são veladas, com possibilidade de crescer e induzir multidões a se insurgirem contra lideranças e causar grandes estragos. Os murmuradores contagiam outros para se unirem com os mesmos propósitos. Veremos nesse mote o significado, as origens das murmurações dos israelitas, as revoltas geradas pelas murmurações, as consequências na Igreja primitiva, na atualidade, o que causa na Igreja e Deus proíbe o murmúrio.

1.    Seu significado
Conforme o nosso dicionário português “Aurélio” significa: dizer mal, Maldizer, fazer mau juízo, falar contra alguém, conversar difamando ou desacreditando, criticar. Esse era um dos pecados mais comum entre o povo de Deus. E se você conhece algum fiquem de olho nele, limite seus espaços, porque amanhã criticará você.

2. A origem das murmurações dos israelitas.
2.1. A falta de alguns elementos necessários para satisfazerem as suas necessidades básicas como: água, comida, proteção do sol, cansaço, fadiga e frio entre outros. (Nr 11:1).
2.2. Povos estranhos (o vulgo) esse termo refere-se a outros povos que acompanharam os israelitas quando saíram do Egito (Ex 12:38), povos de outros costumes, eles influenciaram negativamente no meio dos israelitas. Eles acusavam Moisés de maus tratos ao povo e questionavam sobre a alimentação como: carnes, cebolas e pepinos e até sepulcro. (Ex 16:2,3; Nr 11:4-7).
2.3. Insatisfação, os insatisfeitos murmuram, e aonde chegam, surge à murmuração. Aonde chega um murmurador outros murmuradores serão produzidos, cada um deles tem a incumbência de produzir outros, a murmuração é de origem satânica.

3. As murmurações geram revoltas
3.1. Os murmuradores angustiaram Moisés a ponto de fazê-lo querer deixar o cargo, ele estava profundamente abatido (Nr 11:11-16);
3.2. Induziram a Miriã e Arão se revoltarem contra o seu próprio irmão (Nr 12:1-8);
3.3. Fizeram os filhos de Coré se revoltar e se rebelarem contra Moisés (Nr 16:1,2);
3.4. Os murmuradores questionavam o governo de Moisés tanto nas questões Civis como Religiosas (Nr 16:41-50).

4. As conseqüências sobre os murmuradores.
4.1. Miriã foi ferida por sua sedição (Nr 12:10).
4.2. Arão foi induzido pelos murmuradores a criar um bezerro de ouro, achando que Moisés não desceria mais do Monte Sinai;
4.3. Os filhos de Core foram sepultados vivos, a terra se abriu;
4.4. Moisés e muitos israelitas foram impedidos entrar em Canaã (Nr 14:26-30);
4.5. Os que entram pelo caminho da murmuração sofrerão punição (Nr 11:1; 14:27-29; Sl 106:25).

5. As Murmurações na Igreja Primitiva
5.1. Murmuraram a respeito de Jesus (Jo 7:12);
5.2. A Murmuração nos dias da Igreja pelos helenistas (At 6:1);
5.3. A Murmuração entre os irmãos que causaram contenda na igreja (I Co 1:12,12; 3:4);

6. A Murmuração na Igreja de Hoje
Atualmente acontecem às mesmas coisas, as murmurações têm causado sérios prejuízos para obra, especialmente para os novos crentes. Geralmente os murmuradores são desobedientes e desrespeitadores até da própria doutrina de Cristo, em relação a estes nos afastemos deles;
6.1. O que causa na Igreja?
a) Enfraquecimento espiritual dos crentes
b) Enfraquece a propagação do evangelho.
c) Induz as pessoas ao erro, porque são dominadas por esse mal.
d) Causa divisão, tal qual aconteceram nas igrejas, e Paulo refutou essas pessoas com muita ousadia do Espírito Santo. (I Co 1:10; 10:10);
e) Os murmuradores estão em todos os lugares causando insatisfação no povo, fujam deles, não queiram acompanhá-los.

6. Deus proíbe o murmúrio (I Cor 10:10)
6.1. Não murmurar contra Deus (Pv 19:3);
6.2. Contra Cristo (Lc 5:30);
6.3. Contra o Clérigo ou aquele que pertence à classe eclesiástica, sacerdotes cristãos (Ex 17:3);
6.4. Não é razoável que lamentemos (Lm3:39);
6.5. Esta é uma característica dos maus (Jd 16).

As murmurações como já dissemos está em todos os lugares, não há lugar que não exista pelo menos um, isso em qualquer segmento da sociedade, eles criam problemas, são insatisfeito, ou seja, com nada se contentam, seus governos estão sempre errados, somente eles consideram-se perfeitos. Esse é um mal que precisa ser instinto, porque assim como os murmuradores não entraram em Canaã, os que murmuram se prejudicam e prejudicarão outras pessoas, isso trouxe muitos males para a igreja primitiva. Deus proíbe o murmúrio.

Pr Elis Clementino-Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto