A ALEGRIA DO ACHADO



ESBOÇO 572
TEMA: A ALEGRIA DO ACHADO
TEXTO: LUCAS 15:8,9

Ninguém perde algo na vida para estar hílare, pelo contrário ficará triste, mesmo que seja alguma coisa que não expresse muita estima. Podemos perder inúmeras coisas nesta vida, porém elas não são observadas de maneira agradável, uma perda pode deixar lacunas que muitas vezes são irreparáveis. A parábola de Jesus escrita por Lucas enfatiza a busca por algo precioso que estava perdido, a dracma. Nesse assunto falaremos sobre os valores perdidos, sua busca e a alegria do achado.

1. Valores perdidos
Houve questionamentos e murmurações entre os fariseus e escribas porque Jesus recebera os publicanos e pecadores para ouvi-lo (Lc 15:1,2), ele estava no comprimento da sua missão buscando as ovelhas perdidas da casa de Israel, por essa razão ele proferiu as parábolas da ovelha e da dracma perdida. Os valores perdidos podem estar em nós, na sociedade e dentro da nossa própria casa, entretanto aonde quer que eles estejam devemos reavê-los. Há alguns tipos de valores que são verdadeiros referenciais e não podem ser perdidos.

1.1.Os valores morais
Quando os valores morais de uma sociedade são afetados pode conduzi-la ao caos, onde a inversão e as depravações a contagiam, no entanto há vários exemplos nas escrituras que nos apontam isso, Sodoma e Gomorra, todas foram moralmente afetadas, menos a família de Ló (Gn 19:4-28). Levemos em consideração que mesmo em meio a uma sociedade corrompida é possível viver moralmente, a família de Ló conservava seus princípios religiosos, ele conhecia o Deus de Abraão.

1.2.Os valores da família
A família tem um valor sagrado ela tem grande significado para Deus. A família é a primeira instituição do criador (Gn 2:18; 21,24; 12:3; 28:14). Por essa razão dizemos que ela é um projeto de Deus. Desde o começo foram criadas três instituições de valores; A família, o estado e a igreja, a família se destaca como a mais importante dessas instituições, porque sem ela as demais não existiriam. A família é um projeto de Deus, a família sem a proteção do criador enfrentará muitas dificuldades. Na sociedade atual os valores da família estão sendo desprezados, nunca houve tanta vulgarização da família, pois suas bases têm sido afetadas, resultando na degradação em plena sociedade moderna, um dos fatores que atribuímos é a ausência de amor e o afeto por ela. Jesus no sermão da montanha apresentou como um dos sinais da sua volta “por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriará” (Mt 24:12), Jesus mostrou naquele sermão esse seria um dos sinais da sua volta “por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriará” (Mt 24:12),

1.3.Os valores espirituais
Os valores espirituais são afetados diretamente pelas perdas dos valores morais do cristão e de qualquer instituição religiosa, basta apenas desprezá-los. Muitas igrejas estão arruinadas moralmente por causa dos seus líderes que se envolveram com uma série de coisas imorais comprometedoras. Quando perdemos os valores espirituais as consequencias são muito piores, temos um exemplo notável o de Davi que arruinou a sua própria família por causa do pecado, pois mesmo arrependendo-se a espada divina, ou seja, as consequencias não se afastaram da sua casa. A vida de Davi se tornou um pesadelo como: A morte do seu filho com Bate-Seba, a sua filha foi violenta por seu irmão, o assassinato entre irmãos. (2 Sm 12:8-13; 13:1-14, 23-25).

2. Reavendo os valores perdidos
Os valores perdidos não podem ser olvidados e deixados para traz, mas quais os motivos que levam esses valores morais e espirituais serem abandonados? A falta de amor, a ambição pelas coisas materiais, a mentira e a falta de respeito às leis divinas. Reaver esses valores é imprescindível, a parábola da ovelha e da dracma enfatiza essa busca, aplicamos a atitude de buscar os valores em todos os sentidos sejam na vida moral, família e espiritual. Jesus mostra a incessante busca da mulher pela dracma, ela acendeu a candeia, buscando ter uma visão maior de onde havia perdido, se você permanecer com uma mentalidade escura, sem ter a visão do valor da perda não adianta procurar, somente depois do reconhecimento do valor da dracma foi que ela decidiu varrer a casa ou limpar a sujeira, pois no meio das coisas impuras e sujas você é impossibilitado de encontrar seus valores, ela buscou diligentemente até achar a dracma perdida, temos ai uma lição de persistência, não desista de buscar seus valores perdidos.

                        Há uma profunda alegria quando recuperamos algo de grande importância que fora deixado para traz, há valores extremamente importantes que ao acharmos fazemos questão de realizar banquetes. O texto descreve que houve alegria tanto do pastor ao encontrar a ovelha, quanto à mulher que encontrou a dracma perdida, ambos se regozijaram, ela convidou seus visinhos para compartilhar daquela alegria dizendo: alegrai-vos comigo porque já achei a dracma perdida. Os valores a serem restaurados podem ser morais, familiares e espirituais, os quais devem ser motivos de alegria quando restaurados. Para Cristo somos os maiores valores achados.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto