A ORAÇÃO

ESBOÇO 571
TEMA: A ORAÇÃO
TEXTOS: MATEUS 6 :5-15

            A oração do Pai nosso é feita pelos cristãos há mais de 2000 anos, ela faz parte de muitas liturgias cristãs, uma oração breve, entretanto tem poder eficaz, ela foi ensinada por Jesus. Há pessoas por não saberem orar preferem orar o pai nosso, ela é tão recitada quanto o Salmo 23, porquanto precisamos saber muito mais sobre ela e seus efeitos em toda história da humanidade, desde a primeira oração relatada na Bíblia.

1. A oração- modelo
Estando Jesus reunido com seus discípulos para orar com eles, ao terminar um dos seus discípulos lhe disse: Senhor; ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos (Lc 11:1). A oração judaica era aprendida pelos judeus desde criança e pelo menos três vezes ao dia eles deveriam orar, a atitude de orar era passada de pais para filhos, uma amaneira de falar com Deus. No Antigo Testamento temos um exemplo muito claro, Daniel tinha o hábito de orar três vezes ao dia voltado para Jerusalém, lugar sagrado (Dn 6:10). Com a chegada do Messias a oração ganhou uma nova forma, a partir daquele momento não haveria necessidade de um ritual e uma liturgia padronizada para falar com Deus.

1.1. Jesus apresentou um modelo de oração baseada em duas partes, a primeira em três pedidos em relação a Deus (Mt 6:9-13).
1.1.1 A primeira parte.
(a) Santificado o teu nome; (b) Venha a nós o teu reino; (c) Seja feita a tua vontade. As nossas intenções egoístas são invertidas, a natureza humana é egoísta, entretanto Jesus nos pede justamente o contrário, pois em primeiro lugar está a santidade, o reino e a vontade de Deus.

1.2. A segunda parte.
Essa parte é baseada em três pedidos relacionados às nossas necessidades:
1.2.2. O pão, o perdão e a proteção. (a) PÃO, aqui se pode ver a provisão de Deus para nós, quando pedimos o pão de cada dia, então não há porque se preocupar com o que hás de comeu amanhã, semana que vem..., Deus há de provê como proveu o maná diariamente para o povo no deserto. (b) PERDÃO, Jesus pede para que peçamos perdão pelas nossas dívidas, isso nos remete ao pecado que é uma dívida que não pode ser paga, só Deus pode perdoar, mas também temos que perdoar os nossos devedores, isso tem relação com as mágoas, as ofensas, aquilo de ruim que os outros nos fazem. Liberar o perdão é essencial para se ter uma vida contrita com Deus. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós (Mt 6:14). (c) PROTEÇÃO, peça a Deus para que te livre de situações que te levem ao pecado, Deus tem todo o poder, e só ele pode prover, proteger, e lhe orientar para que você possa sair de situações extremas e perigosas.

2. Vigilância através da oração
Jesus recomendou aos discípulos que fossem vigilantes em oração (Vigiai e orai para que não entreis em tentação), ele mesmo nos deu exemplo de oração, sempre se reunia com seus discípulos para momentos de oração. A oração pode ser divida em três pontos: (1) Como orar (Mt 6:5-8); (2) Pelo que orar (Mt 6:9-13); (3) Uma condição (Mt 6:11-15).

3. Evitando a hipocrisia na oração
A oração do hipócrita é reprovada pelo Senhor, os fariseus geralmente eram indivíduos que pertenciam a uma classe social intermediária, embora eles fossem uma minoria no Sinédrio, eram indispensáveis e tinham o apoio do povo judeu. A popularidade deles os levava a muitas conquistas no conselho, eles acreditavam em vida e recompensa, punição após a morte. Os saduceus geralmente eram ricos e ocupavam cargos de prestígios, e um dos cargos importantes era o de sumo sacerdote, eles eram também a maioria no Sinédrio, esse conselho julgava assuntos da lei judaica e da justiça criminal, tanto na Judéia quanto nas demais províncias. Os saduceus tinham uma grande preocupação em acatar decisões de Roma, pois ela dominava Israel nesse período, davam mais importância à política do que à religião, eles não eram bem vistos pelo povo porque faziam parte da elite que apoiavam os romanos. Os saduceus negavam a ressurreição dos mortos, além da existência de anjos e demônios, enquanto os fariseus aceitavam (Atos 23:8).

4. A verdadeira oração
Ela deve ser feita da seguinte maneira: (1) De coração humilde e sincero, se o indivíduo curvar-se e o coração não, de nada adianta, o fariseu esbanjava toda a sua grandeza, o publicano fazia o oposto, este possuía um coração totalmente quebrantado e curvado diante de Deus (Lc 18:9-14). (2) Não usar de vans repetições, esse tipo de oração não tem poder mágico, quem pede mal nada recebe (Mt 6:5-7; Tg 4:3). (3) Não duvidar, pedir com fé e confiança. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. “Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa...” (Tg 1:5).

A oração é um recurso indispensável que foi dado aos discípulos de Cristo, é uma necessidade universal, Deus quer que todos os seus filhos se apoderem dessa arma muito poderosa.   A oração é a chave que move o coração de Deus, devemos orar sempre, todos os dias separe um tempo para orar, ore com fé, seja específico nos seus pedidos, seja perseverante na oração, seja sincero nas suas orações, use as suas palavras converse com Deus. Na oração encontro calma e paz. Orar a Deus faz bem à alma, falar com Deus nos satisfaz, é maravilhoso abrir a alma ao Criador e sentir que os céus estão abertos para nós ouvindo a voz do nosso Deus. As obras feitas por ele são magníficas, o seu amor não tem limites, em seu perdão encontro paz. Fale com Deus, pois ele é a fonte de poder. Só nele a vida tem sentido, ele nos dá forças para viver e vencer nos momentos mais difíceis da vida.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto