A SOBERBA PRECEDE A RUÍNA





ESBOÇO 579
TEMA: A SOBERBA PRECEDE A RUÍNA
TEXTO: PROVÉRBIOS 16:18

                Há um dos males que tem atingido muitas pessoas, principalmente aquelas que obtiveram fama ou renome, esse mal sobrevém desde o começo da humanidade e tem se desenvolvido até a contemporaneidade. Esse mal é o crescente orgulho no coração humano. A altivez de espírito vem conduzindo muitos indivíduos a sede e a fome de querer mais e mais e nunca se fartar, tanto fama quanto riquezas. Eu quero destacar nesse mote um personagem da Bíblia que através das suas atitudes aprenderemos grandes lições

Contexto histórico
O Rei Uzias foi o décimo rei de Judá, ele começou a reinar por volta de 792 a.C. Aos dezesseis anos de idade. A sua história estão registrados nos livros (2 Cr 26; 2 Rs) reinou em lugar do Amazias seu pai, porém nos primeiros anos do seu reinado fez o que era reto aos olhos do Senhor, pois ele estava debaixo de uma proteção espiritual do sacerdote Zacarias, este era um homem de visões e revelações divinas. Uzias foi um contemporâneo de Isaias no exílio, ele foi um grande guerreiro e fez grandes obras de engenharia fez armas poderosas para lançar pedras a distancia, possuía fazendas, gostava de agricultura, construiu reservatórios de água, fortificou torres e edificou uma cidade chamada Elate, venceu grandes batalhas de forma que a sua fama voou até chegar ao Egito. Qualquer criatura pode desenvolver as suas potencialidades, isso é normal, mas de maneira humilde, justa e honesta. O coração do homem é como uma caixa preta nunca se sabe o que tem dentro dele, somente Deus (Jr 17:9-10; I Cr 28:9). Do coração pode sair coisas boas e más (Mt 12:35; Lc 6:45), o perigoso não é se fortificar, mas como a pessoa se comporta diante dessa fortificação, ou seja, o perigo não está em chegar ao topo da fama, mas como ele se mantém nela. Há um dito popular que diz: “quer conhecer um homem dê poderes a ele”. Poder, fama e dinheiro são três extremos perigosos, somente a humildade pode fazê-lo entender que essas coisas são passageiras e nada é.

A conquista gananciosa e antecipada de uma herança não terá um final abençoado! (Pv 20:21). Diante de Deus quem pensar ser alguma coisa engana a si mesmo (Gl 6:3). Se atentarmos para o que escreveu Salomão em (Ec 3:1) veremos que todo PODER e GLÓRIA passam, por isso precisamos ponderar bem e valorizar a cada oportunidade que temos na vida, isso em quaisquer situações por mais privilegiadas que tivermos, porém há coisas que jamais deveremos pensar em nossos corações quando estivermos no alto de uma liderança e fama: (1) Achar que pode tudo, ou seja, achar que o seu poder prevaleça sobre tudo e todos; (2) Ser arrogante; (3) Não querer ouvir conselheiros. Nas escrituras temos um exemplo que podemos aplicar, destacamos o Rei Roboão (2 Cr 10:1-19). Melhor é o jovem pobre e sábio do que o rei velho que não quer aprender (Ec 4:13). Há muitos líderes que envelheceram não na idade, mas na arrogância e prepotência, porém um líder que não reconhece as suas falhas ele não está apto para liderar, além disso, ele estar à beira do fracasso; Roboão não quis ouvir conselhos dos mais velhos e sim dos mais novos; (4) Olhar para as pessoas e vê-las como miniaturas; (5) Ser dominadores, principalmente o líder espiritual Cristão (I Pe 5:2,3). Geralmente essas pessoas vão se aprofundando cada vez mais na proporção que seus corações vão sendo massageados por aqueles que estão em volta delas, daí para frente nada de bom podemos esperar dessas pessoas, a não serem coisas ruins.

A audácia de Uzias
Quando o indivíduo perde a simplicidade torna-se arrogante e dominador de tal maneira que até as funções sacerdotais o que não lhes pertenciam ele praticou “a queima de incenso no altar” (2 Cr 26:16-20), os sacerdotes tentaram impedir aquela pratica, mas sem sucesso, o orgulho de Uzias prevaleceu.  O homem de coração duro é arrogante e não aceita conselhos, o poder sega, e os tornam insensíveis. As grandes obras realizadas pelo homem não impressiona Deus, isso não lhe faz encobrir os seus pecados e fiquem impunes, quando o homem endurece o coração Deus entra em ação para efetuar julgamentos de justiça.

A punição divina, a lepra de Uzias
Uzias não sabia que estava tão próximo de se tornar leproso, a lepra foi apenas o resultado do seu orgulho (Gl 6:7), ele foi ferido com a lepra na testa pela sua desobediência aos princípios estabelecidos por Deus em coisas que eram restritas apenas aos sacerdotes, pois queimar incenso no templo era oficio dos sacerdotes conforme a lei de Moisés. Os últimos dias de vida de Uzias foi isolamento vivendo a margem do poder porque era leproso. Quando os nossos corações se enchem de orgulho não sabemos que estamos tão próximo da ruína. (Pv 16:8).

                Com a atitude de Uzias aprendemos grandes lições, principalmente em relação ao orgulho e a glória humana. Disse Pilatos a Jesus: Não falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te for dado; (Jo 19:10,11). Diante de Deus não há grande nem poderoso que contraia toda glória para si, Deus não dá a sua glória a ninguém e quem assim procede terá um resultado triste. Todos quantos se orgulharem terminarão na ruína, esse é o destino de quem se afasta da Deus com as suas atitudes pecaminosas (Pv 8:36). A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos. (Pv 16:18,19). O SENHOR nos guarde que a soberba contamine os nossos corações.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto