O OBREIRO E A SUA CHAMADA MINISTERIAL



ESBOÇO 578
TEMA: O OBREIRO E A SUA CHAMADA MINISTERIAL
TEXTO: 1 TIMÓTEO 4:15

Alguns princípios são fundamentais para o bom desempenho do obreiro no ministério, pois ele é responsável tanto pelo fracasso quanto o sucesso dessa grande missão. O episcopado é desejado por muitos, mas nem todos sabem realmente a sua importância e o que ele implica na nossa vida pessoal e familiar.

O obreiro e a sua convicção religiosa
A convicção religiosa é a base estrutural, ou um dos pilares de sustentação do obreiro no ministério. A convicção é a segurança de uma vida ministerial próspera “porque eu sei em quem tenho crido” (2 Tm 1:11,12). A imaturidade ministerial tem atropelado muitos obreiros na sua caminhada por não conhecerem o valor da chamada (1 Tm 3:6). Não devemos desejar e buscar ser obreiro simplesmente pelo status na sociedade e na igreja.

O cuidado pessoal do obreiro
É de fundamental importância o cuidado pessoal, o obreiro precisa cuidar da sua saúde e da aparência, aproprio-me de uma palavra de Paulo a Timóteo no âmbito geral “Tem cuidado de ti mesmo” (I Tm 4:16ª). O obreiro deve cuidar de si apresentando-se com boa aparência e bem humorado diante do rebanho, “Pastor mal humorado, igreja mal humorada”. Devemos saber que a igreja não tem nada a ver com os problemas que contraímos durante a nossa vida ministerial.

O obreiro e a família
1. O obreiro e a esposa
Um dos requisitos importantes para qualificação do obreiro é a sua convivência conjugal, a maneira como ele convive com a esposa, pois o relacionamento entre eles influência na sua liderança espiritual. O relacionamento entre eles deve ser saudável para que sirva de exemplo para os demais. “Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias (temperantes, moderadas) e fiéis em tudo.” (1 Tm 3:11; Ef 5:24). A esposa tem um papel vital na liderança do marido, ela complementa o seu ministério, por isso ela deve ter uma postura coerente com os princípios ministeriais e o marido deve tratá-la bem e dignamente perante a igreja.

2. O obreiro e o governo da casa e filhos
Governar bem a sua própria casa, ter os filhos em sujeição, com toda modéstia, porque quem não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? (I Tm 3:4,5). Esses princípios fundamentais não podem ser desprezados

O obreiro e a doutrina
O obreiro chamado para o ministério tem a obrigação de zelar pela doutrina, ou ensino da palavra de Deus, cuja base é a Bíblia Sagrada, ela contém os pormenores pelos quais o obreiro conduzirá o rebanho com saúde espiritual. Nenhum obreiro é completo e perfeito, nem super heróis, eles estão sujeitos as mesmas paixões que os profetas (Tg 5:17), mas o obreiro deve procurar diligentemente viver aquilo que ensina. “Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se fizerdes” (Jo 13:17). “Aqueles que ensinam e pregam a fé Cristã devem praticar o que pregam. Eles devem apresentar ao mundo um exemplo vivo da verdade” O obreiro deve aplicar-se a leitura diária da Bíblia para alimentar o rebanho.

            O obreiro escolhido por Deus sente dentro de si a chamada, para uma missão, pois, saiba, que: Deus não da igreja a pastores, mas pastores a igreja com finalidades especificas (1) Aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério; (2) Para a edificação do corpo de Cristo; (3) Para que haja unidade da fé; (4) Para se chegar ao conhecimento do filho de Deus; (4) A perfeição; (5) Á medida da estatura de Cristo; (6) Para não sermos imaturos como uma criança; (7) Crescimento ajustado (Ef 4:11-16). Você tem sido escolhido para ser usado por Deus na obra, “Não escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi para que vades e deis frutos” (João 15:16).

            Amados, os obreiros têm uma grande missão e a maior delas é ser exemplo, seja ele em que posição de liderança for, ele deve servir como referencias para os demais obreiros, principalmente os mais novos. O péssimo exemplo de líder serve de escândalo como vivenciamos, faça o que eu digo, e não faça o que eu faço. Esse tipo não deve nem se quer estar à frente do povo de Deus. Não sigamos seus exemplos, mas servirmos a Deus como obreiros aprovados.

Modéstia– moderação, comedimento, equilíbrio
Sóbrias – moderadas, castas, temperantes
Pormenores - detalhes

Pr. Elis Clementino-Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto