HONRADO POR UM ACORDO DE LEALDADE



ESBOÇO 583
TEMA: HONRADO POR UM ACORDO DE LEALDADE.
TEXTO: I SAMUEL 20:14,15

            Ao recebermos algum beneficio de alguém devemos reconhecer. Existem muitas maneiras de demonstrar atos de reconhecimento e agradecimento, diz-se que favores não há dinheiro que pague, mas há atitudes que recompensa. (O mais importante não é o valor monetário, mas o sentimental). Davi recebeu um grande beneficio quando do seu amigo Jonatas filho de Saul, lhe defendeu da fúria do seu pai, no momento da sua fúria ele queria matar a Davi, mediante a isso Jonatas lhe fez um grande pedido e ambos firmaram acordo, disse Jonatas: “Se eu continuar vivo, seja leal comigo, com a lealdade do SENHOR; mas se eu morrer, jamais deixe de ser leal com a minha família” (I Sm 20:14,15), prontamente Davi aceitou o acordo de lealdade. A lição que extrairemos é que jamais devemos deixar para trás e apagar a história de alguém que muito nos ajudou no inicio da nossa carreira sem uma atitude de reconhecimento.

Davi se lembra do pacto com Jonatas
Após anos Davi reina, mas ninguém é tão ingênuo que se lembre do inicio da sua história e os favores que alguém lhe fez durante o transcurso dela. Davi começa a fazer uma reflexão do seu relacionamento com seu amigo Jonatas e lembra-se do pacto feito entre eles de (I Sm 20:14,15), de quem ficasse com vida deveria honrar membros da sua família. Muitas vezes as pessoas que colaboraram conosco morrem, mas não nos esquecemos das boas conversas, ações e atitudes durante o tempo de convivência, embora haja muitas razões para esquecermo-nos dos favores que alguém nos faz, o curioso é que nos esquecemos quando alguém nos faz um favor, mas na nossa lembrança fica quando fazemos e não somos reconhecidos, ou seja, quem recebe geralmente esquece, e quem faz não, principalmente quando não somos reconhecidos. Após a morte de Saul e seu filho Jonatas, ficou um moço filho de Jonatas vivendo em Lo-debar, no anonimato e sem esperanças, este moço chamava-se Mefibosete, ele era coxo dos pés e sem nenhuma possibilidade de ter um desfecho feliz em sua vida. O rei Davi certamente por uma provisão divina reflete sobre uma conversa que teve com Jonatas e do acordo que haviam firmado. Há promessas que se faz e muitas delas voltamos atrás quando assumimos o poder, temos vários exemplos e uma delas é na política, principalmente nas campanhas eleitorais, quando o sujeito ganha e assume esquece até daqueles que muito fizeram para que ele chegasse ao poder. Jonatas havia morrido, mas o compromisso de lealdade entre Davi e ele não, o rei podia até não cumprir, porque Jonatas já havia morrido, mas o acerto verbal de fidelidade entre eles devia ser mantido. 

Um homem de coração quebrantado
Davi não possuía um coração vingativo, embora houvesse motivos para ser, ao invés disso ele chama seu servo ZIBA e lhe faz uma interessante interrogação: “tem alguém da casa de Saul que eu possa honrá-lo? (2 Sm 9:1), Ziba responde: “Ainda há um filho de Jonatas, aleijado dos pés” (2 Sm 9:3), Ziba não estava interessado a dar-lhe nenhum detalhe positivo  do rapaz para que ele não fosse favorecido, mas destacou ele é aleijado, nos dá a entender que pelo tom de voz de Davi Ziba entendeu que o rei faria algo de bom para quem ficou da casa de Saul. Existem pessoas que ao pedirmos alguma informação sobre alguém para beneficiar a primeira coisa que ele apresenta são os defeitos e não as virtudes. Os Zibas da atualidade só veem os defeitos e não as virtudes, mas não adianta o Rei honra quem ele quer , porém temos um exemplo típico “O que se fará cuja honra o rei se agrada?” (Et 6:6). Para quem ficou da casa de Saul o rei Davi queria restituir as terras e os bens que pertencia a Saul a alguém da sua família, mas Ziba sabia que somente restava um e esse era Mefibosete.

A infeliz realidade de Mefibosete
(1) Nasceu como legitimo herdeiro do trono
(2) Foi vítima de um acidente
(3) Ficou impossibilitado de andar
(4) Escondeu-se em uma terra estranha em Lo-Debar uma terra tão seca que nada produzia.
(5) Viveu sob ameaça de morte porque da casa de Saul só restou ele.

Com essas tristes características estaria excluído e impossibilitado de uma chance para está no palácio do Rei. Ziba via nele todas as impossibilidades para ser beneficiado, além disso, estava em casa de Maquir (em hebraico significa vendido, Maquir era um conquistador das terras de Giliade e Basâ, (Lo-Debar, terra ruim), mas nos planos de Deus Mefibosete estava prestes a dar um adeus a aquele triste lugar, quando Deus tem planos na vida de alguém para acontecer é somente questão de tempo, não seria Ziba que iria atrapalhar. Quantos Zibas têm por ai que se pudesse abortaria os planos de Deus em sua vida? Porém aquilo que Deus determinou está determinado (Is 14:27). Davi poderia até esquecer, mas com certeza Deus o lembraria daquele acordo feito com Jonatas. Deus tira o sono e ainda faz ler livros das crônicas.

O convite de Davi a Mefibosete
Davi manda buscá-lo em Lo-debar para comer pão sentado a sua mesa, essa convocação não dependeria da situação de Mefibosete, mas um cumprimento de lealdade a um amigo. O Ziba que desclassificou Mefibosete teve que fazer o que o rei estava mandando, devolvê-lo as terras de Saul (2 Sm 9:8-10). Alguém pode usar de injustiça com você, mas Deus pode transformar as injustiças em BENÇÃOS. Jamais Ziba irá atrapalhar com as suas mentiras dizendo a Davi que Mefibosete estava do lado dos inimigos quando Absalão se levantou contra seu pai, contudo Davi não levou em conta o que Ziba estava dizendo.

            Entendemos que Deus tem os seus propósitos e esses não podem ser impedidos, muitas vezes a pessoa está no anonimato e vivendo em Lo-debar, mas Deus pode honrar e dar-lhes novas oportunidades. Deus abate e exalta quem ele quer, Mefibosete foi honrado, para Deus pouco importava a sua situação, assim também fez com Mardoqueu (2 Sm 2:6-8). O Senhor pode fazer na vida de qualquer um desde que entregue a ele a direção da sua vida.       

Pr. Elis Clementino – Paulista-PE

Nenhum comentário:

Foto