O MEDO



ESBOÇO 582
TEMA: O MEDO
TEXTO: 2 CRÔNICAS 20:3

            O ser humano tem algo em si que lhe ocasiona uma percepção, ou um estado de alerta que demonstre temor de alguma coisa que o ameace “o medo” ele atua na mente humana e faz o coração acelerar e bater forte. Há momentos que o medo domina o homem e é capaz de fazê-lo parar diante de algo que o ameace, mas há uma maneira de aliviar a tensão e o medo é o encorajamento, este pode influenciar positivamente no cérebro de maneira que o indivíduo possa acreditar na sua superação.

I. O que é o medo?
Inicialmente dizemos que o medo é um estado de alerta que causa temor no homem diante de algo que o ameace, pois eu tenho mais algumas ideias, embora não científicas sobre o medo, e digo que ele é uma espécie de limite que avalia internamente a sua capacidade de enfrentar ou não determinadas situações. Os indivíduos que não tem essa percepção de alerta pode ter algum problema, principalmente nas áreas do cérebro responsável pela ansiedade e medo. Conforme os estudiosos do cérebro humano o medo não é apenas em uma região, mas de várias áreas do cérebro, diz-se também através de técnicas de imagem que partes do lobo temporal, tanto direito e esquerdo do cérebro tem um aumento de fluxo de sangue não somente durante os ataques de pânico, mas em todo tempo em que a pessoa permanece em estado de ansiedade. O coração do justo não deve se abalar mediante o sentimento de insegurança e o medo. Dizemos ainda que o medo é o limite entre o que você pode e o que não pode, ele é o termômetro que mede o limite. O medo tem a capacidade de limitar o indivíduo em todos os aspectos, em algumas situações ele não deixa você prosperar e nem concluir os seus projetos por causa da síndrome do medo, porém Deus não conhece o medo, no entanto o medo é o limite humano, Deus encoraja a qualquer medroso a enfrentar as batalhas (Jz 7:).

Nas escrituras sagradas “Bíblia” encontra-se mensagens que encorajam o homem em quaisquer circunstâncias, exemplo: A palavra não temas por trezentas e sessenta e seis vezes, e tantos outros admiráveis textos que nos encorajam ou animam para as batalhas do dia a dia e também no combate da fé. Com esse assunto mostraremos que estamos sujeitos a momentos de ansiedade e medo, entretanto devemos aprender a nos colocar nas mãos de Deus para que todo temor seja vencido (Sl 23:4; 27:1-3).

II. O medo e a fé
Ele é um grande inimigo da fé, ele impede que o indivíduo tenha a visão de um desfecho vitorioso diante dos combates. O encorajamento divino fazia parte dos livramentos de Deus para o seu povo “E dir-lhe-á: Ouvi, ó Israel, hoje vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; não se amoleça o vosso coração: não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles, Pois o SENHOR vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar contra os vossos inimigos, para salvar-vos...” (Dt. 20:1-4); O servo (esse não era Geazi) de Moisés estava impossibilitado de ver a proteção divina e o exercito de Deus que os protegiam, ele estava com medo do numeroso exercito que os cercavam, mas Elizeu o anima e ora por ele para que os seus olhos fossem abertos e vissem a proteção divina (2 Rs 6:15-17); Jeosafá rei de Judá temeu diante dos numerosos inimigos (2 Cr 20:3); A confiança de Davi foi muito grande mediante os desafios (Sl 23:4; 27:3; 46:1-11), portanto o antídoto do medo é o encorajamento e a confiança em Deus. Jamais devemos permitir que o medo nos escravize.

            Deus nunca deixou o seu povo sem mensagens de encorajamento, tanto do próprio Deus quanto dos seus profetas (Gn 26:24; Ex 14:13; 2 Cr 20:15; Is 41:13). As mensagens de ânimos continuaram nos dias de Jesus Cristo e dos apóstolos (Mt 14:27; 17:7; At 27:22), elas sempre serão bem-vindas, principalmente nos momentos em que os nossos inimigos tentam devastar as nossas vidas, pois todos nós estamos sujeitos a ansiedade e medo, mas devemos fazer como fez Jeosafá, colocando-se nas mãos de Deus com Jejuns e orações e, se usarmos esses métodos seremos vencedores assim como eles foram.

“Não temas, pois eu sou contigo; não te assombres, pois eu sou o teu Deus. Eu te fortalecerei, e te ajudarei; eu te sustentarei com a destra da minha justiça.” (Is 41:10). A batalha da fé é constante, não significa literalmente uma guerra, mas uma vida de renúncia e de escolhas para manter-se firme diante de Cristo até o fim. Nesse combate precisamos de encorajamentos humanos e divinos. Combate o bom combate da fé, toma posse da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. (I Tm 6:12; 2 Tm 2:4)

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto