BATISMO COM ESPÍRITO SANTO



ESBOÇO 589
TEMA: BATISMO COM ESPÍRITO SANTO
TEXTO: ATOS 2:1

            O batismo com o Espírito Santo é um dos acontecimentos mais importante para os cristãos pentecostais em toda parte do mundo. É uma experiência que somente quem recebe sabe a importância. Apresentaremos sucintamente sobre o batismo com o Espírito Santo, as línguas estranhas, a autoridade de Pedro no dia de pentecostes e a atualidade.

O batismo com Espírito Santo
È uma experiência dada por Deus ao Cristão, esse batismo é somente para os salvos em Cristo e não deve ser confundido com salvação, por isso precisamos compreender essa doutrina. Alguns profetas falaram sobre esse evento (Jl 2:28,29), mas esse acontecimento foi o primeiro evento após a ressurreição de Jesus no momento em que os discípulos estavam reunidos em oração (At 2:1), também foi o cumprimento do que João Batista e Jesus também havia falado (Mt 3:11; Lc 24:49). Esse acontecimento se deu aos 50 dias “pentecostes” depois da páscoa (At 2:1), era a festa das semanas, um grande festejo hebraico conforme (Lv 23:15-21), onde se reuniam pessoas de todas as nações. Ao cumprirem-se os cinquenta dias, cerca de cento e vinte discípulos se reuniram em oração no cenáculo em Jerusalém como Jesus lhes ordenara, daí veio um vento impetuoso e encheu toda casa e todos foram cheios do Espírito Santo e falaram em outras línguas (At 2:4,5), a multidão que fora atraída pelo movimento presenciava o acontecimento perplexa e sem entender o que estava acontecendo (At 2:16-18).

“O batismo com o Espírito Santo é uma experiência subsequente à salvação, concedida por Deus aos seus servos, tornando-os aptos a cumprir a missão de pregar o Evangelho.”

Línguas estranhas
No dia de pentecostes falar em línguas estranhas daquela maneira foi um fenômeno jamais visto, foi algo sobrenatural, esse acontecimento causou admiração e confusão aos estrangeiros que estavam na ocasião da festa da colheita. No pentecostes eram oferecidas as primícias, por essa razão havia muita gente, e elas presenciaram aquele grupo falarem outras línguas, eles falavam em línguas repartidas como de fogo as quais pousavam sobre cada um deles (At 2:3). As pessoas não entendiam o que estava ocorrendo naquele momento, pensaram que todos estavam embriagados (At 2:12,13), nem mesmo os discípulos estavam entendendo aquele fenômeno, talvez não esperassem que seria daquela maneira, mas sabiam que era algo relacionado as promessas de Deus e de Jesus quando lhes disse: “Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder”  (Lc 24:49), embora João Batista também tenha dado um sinal profético (Mt 3:11).

A autoridade e o testemunho de Pedro
Deus sempre teve um instrumento para cada ocasião, nesse momento a pessoa que teria tudo para não ser o primeiro a não tomar a atitude de enfrentar o povo era Pedro, devido a sua negação a Cristo, mas ai entende-se que ele já estava restaurado, Jesus já haviam passado tudo a limpo em relação ao fracasso de Pedro, Jesus amava-o, as nossas falhas são entendidas pelo Senhor que muito nos ama. Pedro toma a frente e dá um belo discurso (At 2:15-35), foi um discurso comovente, não era mais aquele Pedro de dantes, mas agora cheio e fortalecido pelo poder do Espírito Santo, ele falava com ousadia e houve uma grande colheita de almas (At 2:37,38). O Espírito Santo é o brilho de uma pregação do evangelho é ele quem convence as pessoas reconhecerem seus pecados e serem conduzidas a Cristo (Jo 16:5-11).

Contemporaneidade
Atualmente essa ação poderosa do Espírito Santo permanece, porém em pequena escala, porque muitos cultos de cristãos pentecostais perderam o foco e a busca por essa experiência espiritual e o ensino do batismo com Espírito Santo deixou de ser uma das principais prioridades, o esfriamento já começou em muitas nações berço do pentecostalismo, o Brasil viveu tempos de avivamento e o que nos preocupa é que a busca pelo batismo desapareça também, pois estamos vendo os crentes deixando de orar e buscar os dons espirituais. O materialismo, as buscas por benefícios próprios e bens materiais têm conduzido muitos crentes a perderem o interesse pela oração que é a porta de entrada para receber tanto o batismo quanto os dons espirituais (At 2:1). Nas pregações pouco se falam em batismos, em curas e milagres, essas mensagens foram substituídas por outras que massageiam o ego conduzindo os crentes a viver uma vida de aventura, falar em línguas praticamente não se ver mais, se algum crente falar é estranho mesmo, porque muitos se voltam para ver quem é. As igrejas estão repletas de pessoas, porém vazias espiritualmente, elas vivem mais em busca das suas melhorias financeiras e cura para seus corpos e não para serem cheios do Espírito Santo, devemos prestar atenção no que disse Paulo “Não vos embriagueis com o vinho em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.” (Ef 5:18). A sede pela plenitude espiritual deve ser constante, pois a presença do Espírito Santo em nossas vidas é o combustível que mantém acesa a chama pentecostal.

            Amados, devemos despertar nos cristãos o desejo de buscar o batismo com o Espírito Santo, porque todo crente pode ser batizado (I Co 12:12,13; I Jo 2:20,27), o verdadeiro crente possui o Espírito Santo, se assim não for ele nem crente é. O batismo com o Espírito Santo é uma das evidencias que habilita o crente a desenvolver a sua vida espiritual de maneira plena, falar em línguas é o que evidencia o Batismo, ele nos habilita a realizar a obra de Deus, visto que somos nascidos dele (Jo 3:3,6; I Jo 5:1); O Espírito Santo deseja habitar em nós porque somos templo dele (I Co 6:19; Rm 8:9-15; I Jo 2:26; Gl 4:6); o batismo com Espírito Santo é o penhor divino que nos dá a segurança da obra de Cristo em nossas vidas (Ef 1:13; 4:30), devemos ter cuidado e sempre procurar manter aceso no nosso candelabro espiritual através da oração e consagração ao Senhor.

Pr. Elis Clementino-Paulista/PE

Nenhum comentário:

Foto