GUARDA O QUE TENS





ESBOÇO 590
TEMA: GUARDA O QUE TENS
TEXTO: Apocalipse 3:11

O verbo guardar indica proteger, defender e vigiar, tudo o que tivermos de preciosidade devemos guardar e conservar, seja, objetos de valores ou quaisquer outro bem, principalmente em relação às questões morais e espirituais. Vivemos no mundo onde há perdas e ganhos, quando não zelamos aquilo de valor que adquirimos certamente perderemos, e por conta disso sofreremos alguns detrimentos que podem perdurar para o resto da vida. Não obstante, devemos lutar para manter qualquer bem guardado e conservado, e em caso de perda procurar reavê-los. Os valores mais expressivos da vida não podem ser deixados para trás.

Coisas que devemos guardar
(1) Guarda a tua vida: a vida é um presente de Deus, no entanto, ela deve ser bem cuidada e protegida de maneira muito especial levando em consideração que nesta vida só temos uma. Uma vida que não seja cuidadosamente zelada pode ser desperdiçada, dependendo do seu estado espiritual pode até deixar de ser templo de Deus (I Co 3:16,17). Cuidar da saúde: é imprescindível para que você tenha longevidade, pois Deus quer usar você com o seu próprio corpo e quanto mais saudável melhor, porque você irá fazer muito mais para ele.

(2) A língua: ela é um dos membros do nosso corpo que pode contribuir para a nossa própria desgraça (Pv 18:21,22; 13:3), a língua tem duas faces com ela bendizemos a Deus e amaldiçoamos os homens (Tg 3:9), devemos pedir a Deus que guarde a porta dos nossos lábios (Sl 141:3), mas devemos ter muito cuidado porque quando o indivíduo fala o que quer, está sujeito a ouvir o que não quer.

(3) Heranças: entendemos serem bens que com a morte do proprietário são transferidos para herdeiros, por isso o seu valor torna-se inestimável (I Rs 21:3) ou então, algo de valor que a pessoa possua, Esaú não soube valorizar a preciosidade do que possuía “a sua primogenitura” trocando-a por um prato de lentilha (Gn 25:32; Hb 12:16). A única pessoa que pode dar valor ao que tem é o próprio possuidor.

(4) O caráter: é o conjunto de qualidades e defeitos que vão determinar a conduta e a moralidade, de uma pessoa, quando ele bom é uma riqueza que o indivíduo não deve desperdiçar. Daniel era um jovem de valor pelo seu caráter (Dn 1:8). Não tentes ser “bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor” “As mais belas qualidades tornam-se inúteis, quando a força do caráter as não sustenta.” As belas qualidades de um indivíduo aparecem no brilho do seu caráter. O caráter é a beleza que faz o indivíduo andar de cabeça erguida não tendo a que temer (I Sm 12:3). As dificuldades moldam o nosso caráter. “As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do caráter.” “Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.”

(5) A honra: a única coisa que conduz você a honra é a humildade (Pv 15:33). Entre muitas outras preciosidades, a honradez é uma delas, sendo que é importante não permitir que ninguém a tome, não importam as consequências (Gn 39:7-10), uma vida digna é como prata escolhida. Infelizmente vivemos no mundo onde as pessoas estão desprezando valores.

(6) O pé (Ec 5:1): Comportamento, postura são características que acompanham e demonstram a qualidade do seu costume. Devemos nos portar de maneira decente e digna em qualquer lugar, principalmente no ambiente onde há adoração a Deus. Atualmente o sentimento de reverência está desaparecendo do povo de Deus, isso compromete a qualidade da nossa adoração. O povo no tempo de Isaías prestava um culto hipócrita a Deus, não era o culto que o Senhor gostaria de receber (Is 27:13; Mc 7:6,7; Mt 15:8).

(7) Guarda a tua fé: ela é a única coisa que não podemos perder, pois, é quem nos faz enxergar o que os olhos naturais não vêem. A fé deve estar presente até os últimos instante das nossas vidas (I Tm 4:7,8). Perdê-la é se render ao fracasso, entretanto combata o bom combate e guarde a fé, ela nos conduz a Deus.

            Se observarmos os mandamentos divinos valorizaremos as coisas que possuímos. Devemos pedir a Deus que nos ajude a dar valor a qualquer empreendimento, tendo sempre o cuidado para não desperdiçá-los, seja no âmbito material, moral e devocional para com Deus, pois foram adquiridos com muitos esforços, quem não sabe valorizar o que tem de precioso acaba perdendo. A nossa salvação é a maior preciosidade que temos, considerada por Paulo e também na revelação de Jesus Cristo a João Evangelista na Ilha de Pátmos, como uma espécie de coroa, ela deve ser guardada até o último instante da nossa vida (Ap 3:11).

Pr. Elis Clementino- Paulista PE

Nenhum comentário:

Foto