AVAREZA, UM IMPEDIMENTO A FÉ




ESBOÇO 591
TEM: AVAREZA, UM EMPEDIMENTO A FÉ
TEXTO: LUCAS 12:15

            No mundo existem muitas coisas ruins que são praticadas pelo ser humano e uma delas é a avareza, mesmo condenada pela Bíblia continua sendo praticada. Uma das características do cauíla é o exclusivismo, o seu desejo e visão são de centralizar em si riquezas e glórias, os cauíras amam mais o dinheiro e as coisas do que as pessoas, assim eles não tem a mínima sensibilidade em atentar para as necessidades alheias. Falaremos sobre a avareza, o amor ao dinheiro, resultado do amor ao dinheiro, o serviço cristão e o resultado da fidelidade a Deus.

O amor ao dinheiro
Amar o dinheiro é uma das características muito forte do avarento, ele esquece que o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males (I Tm 6:10). A ganância pelo dinheiro pode levar as pessoas aos extremos, capazes de furtar e matar. O avarento adoece quando olha para alguém que está prosperando, isso é uma ação diabólica e por incrível que pareça isso tem atingido muitos cristãos, por isso o Paulo os adverte sobre a avareza porque ela destrói a alma, assim como o profeta (Ez 22:27), impede que as orações sejam ouvidas por Deus (Jó 27:8,9). Atualmente vivenciamos o cumprimento do que Paulo escreveu a Timóteo (II Tm 3:1-5), na verdade os amantes do dinheiro nunca se fartarão dele (Ec 5:10), porque a avareza está dentro do coração e se manifesta através das atitudes (Mc 7:21-23). A avareza constitui-se um perigo para a fé.

O resultado do amor ao dinheiro
Já mencionamos que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, principalmente quando lançamos o nosso coração aos tesouros dessa vida, “Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.” (Lc 12:34). O homem que prioriza o dinheiro, as riquezas esquecem aquilo que é mais importante, “o reino de Deus”. Jesus põe como prioridade a busca do reino de Deus, e as demais coisas é consequencias (Mt 6:33). Quantas pessoas matam e morrem por causa do amor dinheiro (Rm 1:29), quando o amamos desprezamos ao próximo, não valorizamos a vida, as coisas são prioridades, porque julgamos serem elas mais importantes do que as pessoas, pois entendemos que quando amamos o dinheiro e as coisas passamos a usar as pessoas, por essa razão o mundo passa por situações difíceis em todos os aspectos. Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura (Mc 7:22).

Serviço cristão
Os avarentos não podem fazer parte no serviço cristão sem que ele aborreça a avareza (Ex 18:21; Ef 5:3). O obreiro avarento é um impedimento para a obra de Deus, além de não contribuir reprova quem contribui, além de achar que não valha a pena ofertar e dizimar como fizeram nos dias de Malaquias, esses indivíduos são reprovados pelo Senhor (Ml 3:7-18), eles tem uma visão materialista e isso lhes afastam de Deus e conseguentemente da obra. A abnegação é o desprendimento, desambição e desapego, pois isso é fundamental para quem quer fazer a obra de Deus.

Resultado da fidelidade a Deus
Quando nos desprendemos da avareza e abrimos o coração para devolver ao Senhor aquilo que ele nos deu teremos resultados surpreendentes (Lc 6:38). Há muitas maneiras de Deus nos recompensar por aquilo que fazermos pela sua obra (I Co 9:9,10), muitas vezes pensamos que o retorno virá somente pelo financeiro, mas a recompensa pode vir de maneira diversificada (1) Proteção da vida (Is 38:1-8; At 12:1-11; At 16:25,26; I Rs 21:1-16;  At 12:1,2; Hb 11:35-38; Sl 91:11); (2) Proteção dos bens “Impedirei que pragas devorem suas colheitas, e as videiras nos campos não perderão o seu fruto", diz o Senhor dos Exércitos.” (Ml 3:11); (3) Saúde física “E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara.” (Ex 15:26); “E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.” (Ex 23:25); (4) Capacidade espiritual “Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor, Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” (Is 40:29, 31).

            Deus quer nos abençoar, mas precisamos abrir mão da avareza, do nosso eu e compreendermos que tudo o que temos são dádivas de Deus. Retribuir a ele é a nossa obrigação, “se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes” (Ml 3:10b). Reconheçamos e adoremos a Deus por aquilo que ele tem feito por nós. Amados se guardarmos a sua palavra e não tivermos um coração avarento fiquemos certos que o Senhor não nos desamparará. (Hb 13:5)

O príncipe falto de entendimento é também um grande opressor, mas o que odeia a avareza prolongará seus dias. (Pv 28:16)

Pr. Elis Clementino- Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto