IGNORÂNCIA X CONHECIMENTO

ESBOÇO 603
TEMA: IGNORÂNCIA X CONHECIMENTO
TEXTO: PROVERBIOS 14:8

A falta de conhecimento está ligada ao cotidiano de muitas pessoas, até naquelas que são consideradas arguciosas. Ninguém sabe tudo, entretanto o homem é ignorante naquilo que não conhece. Sócrates quando apontado pelos Delfos como o mais sábio do mundo ele disse: “Só sei que na sei”. Salomão via a informação sem limite tanto no sentido intelectual quanto do imaterial “Tudo isto provei-o pela sabedoria; eu disse: Sabedoria adquirirei; mas ela ainda estava longe de mim” (Ec 7:23). Sobre Deus Paulo expressa: “Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Pois, quem conheceu a mente do Senhor? Quem se tornou seu conselheiro? …” (Rm 11:33,34).

Muitos indivíduos são atropelados pela sua própria falta de conhecimento. As barbáries não são cometidas somente por pessoas ingênuas, laicas e ignorantes, mas também por pessoas consideradas sábias e arguciosas. No mundo existem muitas pessoas ignorantes, embora esse termo não seja entendido nesse esboço pelo lado pejorativo como ser estúpido e arrogante, mas pela falta de conhecimento das coisas. A ciência diminui a possibilidade de sermos atropelados pela ignorância. (Elis).

A ignorância pode ser: intelectual e imaterial, sendo que essa última é muito mais danosa, porque se refere à falta de conhecimento do criador e da sua palavra (Is 1:3; 5:13; 59:8; Os 4:6a). Quanto mais conhecimento menos ignorante é. (Elis) “O temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência” (Jó 28:28; Sl 111:10; Pv 1:7). Esses ensinamentos alcançam a todos e em qualquer época.

Intelectual
O conhecimento secular é essencial e vasto, infelizmente cada indivíduo utiliza apenas uma pequeníssima parcela do seu cérebro dessa vastidão, suponhamos que a nossa mente fosse um disco rígido de 8 GB ocupado apenas dez por cento da sua área, cujo restante está livre. O ser humano tem uma grande capacidade de absorver e armazenar grandes quantidades de informações no cérebro, como também a de explorar, as partes que não são exploradas torna-se uma área com muito pouca ou sem nenhuma informação “o que eu não conheço, simplesmente ignoro, ou seja, não há informações” tão pouco utilizarei para o meu próprio beneficio. 
O ser humano é limitado no seu conhecimento sobre: (a) Os mistérios da vida (Ec 11.5; Sl 139.6; Jr 1.5); (b) A brevidade da vida (Jó 8.9; Sl 73.22); (c) Sobre os males e o futuro de cada indivíduo (Ec 8.7; 9.12); (d) Sobre a natureza (Ec 11.5a; Mt 8. 27; Jo 3.8) entre outros.

Espiritual
Em relação ao espiritual: (a) Sobre Deus (Is 1.3; Jr 8.7; 9.3,6; I Co 15.34b); (b) A sua justiça (Jr 5.4; Rm 10.3); (c) A sua palavra (Jo 5.39; At 8.30,31); (d) Sobre Cristo (Jo 1.10,26; 4.10; 14.9), sobre esses assuntos somente se forem reveladas através da busca pela sabedoria divina. Tiago disse que quem quer peça a Deus que ele dá e não lança em rosto (Tg 1:5; 3:17). Salomão pediu e teve sabedoria e conhecimento (2 Cr 1:7-12).

Para alcançar sabedoria é necessário buscar a Deus, ele é uma fonte inesgotável e possuidor de todo conhecimento, por isso torna-se necessário buscá-lo e conhecê-lo (Os 6:3), como também crescer nele, Pedro incentivou os crentes a crescerem, observem que o verbo está no imperativo presente, significando continuar crescendo na graça e no conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pe 3:18), isso só ocorrerá mediante esforços e obediência (Jo 7:16,17), cujos resultados são: a liberdade da alma e de todo engano (Jo 8:31,32,36), e a condução para a vida eterna (Jo 17:3; Fp 3:10; Cl 1:10).

Com o conhecimento de Deus e da sua palavra o homem passa a ter a plena confiança e isso o faz acreditar em algumas verdades: (a) A existência do redentor (Jó 19:25; Is 50:7; 2 Tm 1:12); (b) Entende que ele trabalha por aquele que nele espera e os seus propósitos se cumprem em seu favor sem impedimento (Is 64:4; 54:17); (c) Sabe que todas as coisas convergem para o bem (Rm 8:28); (d) Tem esperança sobre o final da sua carreira espiritual (2 Co 5:1; 1 Jo 3:2; 2 Tm 4:7,8);

Devemos buscar conhecimento em todos os sentidos para termos um desenvolvimento pleno e a convicção de uma fé fundamentada em Deus. Em relação aos mistérios da vida e futuro pertence a Deus o autor de todas as coisas. As encobertas pertencem a Deus e as reveladas para nós (Dt 29:29). Quão maravilhosas são as tuas obras, ó Eterno, e insondável os teus desígnios! (Sl 92:5)


Pr. Elis Clementino – Paulista-PE

Nenhum comentário:

Foto