A ESCASSEZ DA PALAVRA

ESBOÇO 607
TEMA: A ESCASSEZ DA PALAVRA
“Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.   Andarão errantes de mar a mar, e do norte até o oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão. (Am 8.11,12).
           
A palavra de Deus é um elemento de subsistência do homem, porque não só de pão ele viverá ( Dt 8:3; Mt 4:4), no entanto ela não tem sido levada em consideração como elemento vital. A desobediência a Deus tem sido crescente em todo mundo e na proporção que ela cresce o homem vai se distanciando de Deus e da sua palavra, atualmente muitos a deixam de lado procurando substituí-la por coisas dos seus interesses materiais, isso se constituí um grande perigo para a humanidade. Uma sociedade materialista é uma sociedade esquecida de Deus.

O desprezo e a irreverência a palavra
Grande parte dos homens não está levando em consideração a palavra de Deus, pois para eles ela deixou de ser o elemento principal para subsistência espiritual. Muitos crentes não estão mais interessados em ouvir a palavra de Deus, e procuram substituí-la por mensagens que apenas massageiem o seu ego e lhe tragam esperanças nas coisas vans dessa vida. Jesus enfatizou que deveríamos dar prioridade ao reino de Deus e a sua justiça (Mt 6:33). O reino de Deus é completo, ele tem tudo o que o homem precisa, muitas mensagens enchem os olhos e massageiam o coração, mas emagrecem a alma, no entanto muitos obreiros comprometidos com a palavra de Deus precisam despertar a igreja, pois o despertamento vem do altar (Ne 8:1-10). O verdadeiro avivamento vem pela palavra de Deus, muitos estão deixando-a em busca somente de curas, empregos e riquezas esquecendo que a palavra é o alimento fundamental para ALMA, existem muitas pessoas refém dos seus próprios olhos porque só acreditam naquilo que vêem “Bem-aventurados os que não viram e creram. (Jo 20:29)”, elas só acreditam que DEUS está agindo naquele lugar se os olhos deles vêem acontecer alguma coisa que lhe despertem o interesse ou chamem a atenção.

Quando não há essas coisas eles agem com irreverência e desrespeito a palavra de Deus, principalmente no momento da pregação, há um principio que é fundamental para todo cristão dito por Salomão (Ec 5:1) e o pior é que quando a mensagem não é aquela que o indivíduo quer ouvir, ou não é do seu interesse ele se levanta e vai embora. As mensagens que mais levam as pessoas ao delírio são aquelas atualmente ouvidas (receba ai, leve agora, abra a boca) que faz o povo chorar e gritar, no entanto ao terminar o movimento elas saem totalmente vazias apenas alimentadas com esperanças vazias. Vejamos o que Paulo diz sobre a sua visita aos crentes perseguidos: “E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia, Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.” (At 14:21,22). O mais importante para Paulo era ver os crentes de Lista e Icônio espiritualmente bem, embora eles estivessem sofrendo perseguições e grandes ameaças, o mais importante era a permanência deles na fé e a convicção da entrada no reino de Deus. A PALAVRA ALIMENTA E EDIFICA. A palavra é viva e eficaz, ela vai a divisão da alma (Hb 4:12).

Escassez da palavra
Atualmente está grande a escassez da palavra e nessa cumprir-se-á o que disse o profeta Amós com maior agravante (Am 8:11,12), não necessita muita coisa para entender. Quando DEUS está dizendo que vai enviar fome e sede da palavra, ELE está dizendo que vai chegar um tempo em que as pessoas reféns dos interesses e dos olhos vão se cansar de pseudo milagres, muitos dizem que é poder e unção, essas coisas que mexem com o nosso corpo nos faz arrepiar os cabelos não passam disso, entretanto vai chegar a ocasião em que essa multidão não vai querer saber e perceberá que não só de milagre e não só de pão vive o homem e  ficarão famintas pela verdadeira palavra. “andarão errantes de mar a mar, e do norte até o oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão. (Am 8.11)”, procurando uma palavra que alimente a alma e que os capacite, nesse momento eles entenderão que a verdadeira fé vem pela palavra (Rm 10:17).

Pregação da verdadeira palavra
Nos dias de hoje poucas igrejas estão com a missão de pregar o evangelho para a salvação das almas e edificação espiritual dos cristãos para torná-los melhor. Atualmente muitos líderes estão falando para o povo aquilo que eles querem ouvir, que são as bênçãos diversificadas para todos os gostos, mas não percebem que vai chegar o tempo que esse mesmo povo vai se cansar de aparentes milagres e curas e vão procurar a real palavra e não mais a encontrarão. Muitos cristãos meditam na palavra menos do que deveria, e se a fé vem pelo ouvir poucos têm aguçados os seus ouvidos para ouvi-la. Queridos dias de fome e sede virão (Am 8:11), deve-se ter muito cuidado porque na fome e na sede todo amargo é doce, e isso se constitui um grande perigo porque muitos podem comem qualquer bolotas que aparece (Lc 15:16).

A ausência da palavra fará toda diferença nos momentos mais difíceis da vida porque irá faltar a fé e a substancia espiritual que nos capacita para superá-los, com isso vem a decadência e a destruição do povo “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. (Os 4.6 a).”

A palavra de Deus tem poder, ela é a farinha que tira o veneno da panela (2 Rs 4:38-44). A palavra é remédio para o corpo e a alma, ela tira toda impureza dos corações e da mente. A palavra de Deus não volta vazia (Is 55:11). A palavra edifica o crente “Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes. (I Ts. 2.13)”. Permitamos que ela opere em nós como disse Paulo “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria. (Cl. 3.16)”.

E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. (Tia. 1.22).” 

Pr. Elis clementino – Paulista – PE


Nenhum comentário:

Foto