A CONFIANÇA E ESPERANÇA DO CRENTE

ESBOÇO 608
TEMA: A CONFIANÇA E ESPERANÇA DO CRENTE
TEXTOS: Jó 4:6; 8:14

A confiança do crente deve ir muito mais além do que uma simples certeza, pois adiante da confiança vai à esperança. A confiança e a esperança estão vinculadas a uma fé firme e inabalável, é uma sólida confiança em Deus. Veremos sobre confiança, os fundamentos, ter e não ter confiança, pessoas que usaram a sua fé em Jesus e porque não perder as esperanças.

CONFIANÇA – Segurança intima crédito, fé, confiança firme e inabalável. É tudo que o verdadeiro crente precisa ter, constantemente, confiança e esperança caminham juntas. O salmista fez um paralelo entre confiança e esperança.

I. Os fundamentos da nossa confiança.
1. Ela procede de Deus da natureza de Deus
2. A ressurreição de Jesus Cristo é à base de toda a nossa esperança
3. Da sua palavra (Rm 10:17).

Esses fundamentos são suficientes para o equilíbrio da fé, pois é através deles que Deus realiza grandes obras por meio de nós.

II. Ter e não ter Confiança.
1. Temos confiança e esperança na graça de Deus e no livramento que ele nos oferece nas tribulações aqui presente, pois uma fé perseverante e uma confiança viva somos capazes de superar todas as adversidades. Podemos nos inspirar na fé de muitos servos de Deus, vejamos alguns salmos 20, 23,27,46,121 entre outros. Muitos servos de Deus que demonstraram a sua total confiança no Senhor, embora que em dados momentos a nossa esperança e confiança vá se indo mediante as dificuldades.

Quando percebemos que as esperanças estão sendo vencidas pelas dificuldades devemos buscar auxílio através da oração e da palavra, pois é somente assim ela voltará a ressurgir (Jó 14:7-9), embora o contexto fale da brevidade da vida e a ressurreição aplica-se nesse momento em relação às esperanças que podem ser ressuscitadas através da palavra de Deus.

2. A falta de confiança
A nossas esperanças em algo bom que desejamos não podem não podem desvanecer, pois a nossa confiança tem recompensa (Hb 10:35), por isso mantenha a sua confiança porque fiel é aquele que prometeu (Hb 10:23). Quando uma pessoa perde a confiança a partir daquele momento ela não ver saída e muitas vezes ficam deprimidas.

III. Pessoas que usaram a sua fé em Cristo
1. A viúva de Nain, essa mulher estava indo sepultar seu único filho, já não lhe restava esperanças de voltar a viver, naquele momento duas multidões se encontram, uma que vinha alegre e a outra que chorava um morto (Lc 7:1-15);
2. O centurião que disse não sou digno que entres debaixo do meu telhado, ele próprio reconheceu que era autoridade, mas era limitado para resolver a situação do seu servo (Mt 8:10-13). Muitas vezes você tem dinheiro, autoridade, mas se dá conta que nada disso vale certos momentos.
3. A mulher do fluxo de sangue desenganada dos médicos resolveu romper a multidão e os obstáculos nos dando um exemplo de fé e perseverança (Mt 9:19-22);
4. A mulher Cananéia, a sua persistência em querer ver o milagre. Jesus censurou os fariseus porque eles pensavam que servir a Deus era a mesma coisa que seguir tradições (Mc 7:24-30), e logo após ele parte com seus discípulos para as terras de Tiro e Sidon, lá encontrou uma mulher grega, siro-fenícia que estava extremamente necessitada, a sua filha estava possuída por espíritos que a atormentava e a ver Jesus ela clamou por misericórdia (Mt 15:21-28);

IV. Porque não perder as esperanças?
1. Ela tem recompensas "sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hb 11.6). As pessoas que procuraram Jesus e usando a fé nele foram recompensados.
2. As atitudes de Jesus eram animadoras e restauradoras, Jesus restaurava os abatidos com palavras de ânimo (Jo 16:33).

            Aprendemos que tanto a confiança quanto a esperança não devem ser abandonadas no meio do caminho nas desditas durante a nossa vida. Sigamos os exemplos de muitos que fizeram uso da confiança e permaneceram com as suas esperanças em Deus que é poderoso para ressuscitá-las. “Porventura não é o teu temor de Deus a tua confiança, e a tua esperança a integridade dos teus caminhos? (Jó 4:6). Se a sua esperança fica frustrada; e a sua confiança será como a teia de aranha.” (Jó 8:14). Não deixes que alguém frustre a sua esperança e nem abale a sua confiança, persista sempre com a sua confiança e esperança naquele que tudo pode “Deus”.


Pr. Elis Clementino-Paulista - PE

Nenhum comentário:

Foto