DIÓTREFES UM MAU OBREIRO

ESBOÇO 610
TEMA: DIÓTREFES UM MAU OBREIRO
“Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura entre eles a primazia, não nos recebe...”. 3 João 9-11.

A fragilidade humana pode levar o indivíduo a um comportamento comprometedor, tanto a si quanto as outras pessoas, isso tem acontecido com muita naturalidade desde o princípio, e hoje em dia não é diferente. O ser humano continua agindo da mesma maneira, maiormente no meio cristão, onde também existem pessoas de naturezas diferentes, ambiciosas, egoístas, inobedientes etc. A Bíblia relata histórias de várias pessoas com esses atributos, no entanto é através delas que extraímos lições para o nosso cotidiano. Nesse mote tomaremos como exemplo o comportamento de um obreiro do NT denominado Diótrefes.

Quem era Diótrefes?
O Apóstolo João na sua terceira carta faz advertências aos cristãos sobre os perigos dos falsos líderes que entre eles estava o obreiro chamado Diótrefes, embora sobre ele se saiba pouca coisa. O significado do seu nome era “filho adotivo de Zeus”, deus da mitologia greco-romana sugere-se que tenha sido de descendência grega, ele foi atraído pelo cristianismo e professou a sua fé em Cristo tornando-se membro da igreja local. Diótrefes passou a ter uma grande influência na igreja onde era membro e na cidade até chegar a ser ordenado a Ministro do Evangelho e elevou-se entre as lideranças da igreja, mas havia certas atitudes que somente vieram aparecer depois de ordenado, as superstições pagãs, e a ambição por glória puramente humana. Ele cresceu orgulhoso, arrogante e prepotente, incapaz de respeitar as autoridades espirituais da época, principalmente das igrejas cristãs, e por ele desejar comandar a igreja não suportava a presença do Apóstolo João, ele gostava de ser o primeiro em tudo, agia de maneira contrária à instrução de Jesus: “Quem quiser tornar-se grande entre vós, será o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós, será vosso servo (Mt 20.26,27; Mc 10:44,45). Todo indivíduo que tem essas características adora exercer a primazia, Diótrefes sempre procurava ter entre eles o primado, estar em destaque, esse era o seu prazer, além do mais ele não estava disposto a sofrer pela Igreja, mas se ufanava através dos trabalhos fundados pelo outros. Demonstrava defender a justiça social, com isso ele promovia a justiça própria e não a divina.

O obreiro Diótrefes era totalmente diferente de Gaio, a quem João enviou esta carta, Gaio era um homem obediente, humilde e hospitaleiro, enquanto Diótrefes era um líder soberbo, ao invés de servir aos outros desejava ser servido, ele não buscava a glória de Cristo, mas a sua própria honra e glória, ele era alimentado pelo orgulho, ao invés de dar a primazia a Cristo (Cl 1:18), entretanto tomava para si. Ele sempre queria ser o centro das atenções, mediante a isso João era uma ameaça para a sua liderança e por essa razão na carta encontramos quatro características que comprovavam as suas qualidades:

1. Recusava a receber o Apóstolo João, negando a prática da hospitalidade que era uma características da igreja apostólica (Rm 12:13), a hospitalidade era uma exercício comum e recomendado na época (Hb 13:2), negligenciar era uma falta grave as ordenanças do Senhor, a igreja era acolhida nos lares cristãos (Rm 16:2,23; I Co 16:19). A hospedagem era uma verdadeira honra para os servos de Deus, mas Diótrefes se recusava a fazer e por causa disso João disse “não nos dá acolhida” hospitalidade era algo que marcava a igreja primitiva.

2. Ele era mentiroso, ele disseminou na igreja palavras maliciosas sobre João, o caluniando e difamando, sabe-se que essa prática é abominável ao Senhor (Pv 6:16-19). Nada pior do que um semeador de contendas essa é uma atitude diabólica. Deus não se agrada desses tais dentro da igreja, Diótrefes era assim, mas João estava atento e que brevemente acertaria as contas com ele, certamente o desmascararia, amados devemos analisar bem o que é dito sobre os homens de Deus, porque muitas vezes não passam de acusações levianas e mentirosas.

3. Diótrefes rejeitou os enviados de João, qualquer pessoa que tivesse relacionamento com os apóstolos era rejeitada por ele, esse indivíduo se tornou um grande empecilho para obra de Deus.

4. Diótrefes punia as pessoas que discordavam dele, os membros que acolhessem os servos de Deus eram punidos e expulsos, e até da igreja, essa era a maneira que ele tratava a igreja de Cristo, contrariando o que o apóstolo Pedro ensinou aos obreiros a forma como deveriam tratar o rebanho de Deus (I Pe 5:1-4).

Diótrefes agia como um ditador agindo com atitudes doentias e diabólicas, ele controlava as pessoas, manipulava e não agia como servo de Deus, e a quem desse acolhida a João ele punia severamente. Os membros da igreja teriam que optar entre obedecer a ele ou a João, dessa maneira os crentes ficava encurralado criando partido, esse é o pior tipo de líder que a igreja pode ter, e o que dizer nos dias de hoje? A pior liderança é aquela que age pela força violando os direitos alheios.
           
            Após analisarmos o comportamento de Diótrefes não devemos seguir o exemplo de egoísmo, ambição e glórias desejando obter e concentrar todas as honras em torno de si, Diótrefes além de não ser hospitaleiro, rejeitava qualquer comitiva enviada pelo apóstolo João. O texto nos traz lições de extrema importância sobre as suas atitudes dando mau exemplo como obreiro, Deus nos guarde, portanto, devemos saber nos comportar diante das diferenças em todos os sentidos da vida, além de saber que as melhores conquistas não devem ser através da força (Zc 4:6). Muitos obreiros não agem como pastor de ovelhas, mas como donos, isso se constitui um grande perigo para a fé delas, guardemos o que disse o Apóstolo Paulo (Ef 4:1,2).

Una as pessoas, preserve os bons relacionamentos, construa pontes e não abismos.


Pr. Elis Clementino – Paulista - PE

Nenhum comentário:

Foto